19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu discute melhorias e regularização de atividades off-road

Na segunda-feira(18) voltou a ser debatido, no gabinete do Prefeito de Botucatu, o uso da Cuesta e a área rural para atividades off-road. 

Os representantes das práticas motorizadas e fora de estrada de forma recreativas (off-road), Guardiões da Cuesta, pediram uma reunião com o executivo para apresentar propostas para regulamentação das atividades no município. “O grupo sabe de todas as implicações que a prática traz quando não regulamentada, das especificidades – importância e fragilidade ecológica de nossa região – sem falar nas documentações técnicas e jurídicas”, disse a socioambientalista, Patricia Shimabuku.

Diante disso, o grupo apresentou o trabalho já realizado desde 2017 e a proposta para 2019.

“O Secretário de Adjunto de Turismo Guto Tecchio foi muito sensível na escuta e ficou acordado a entrega da proposta formalizada de regulamentação da prática de forma recreativa na segunda quinzena do mês de março. Eu como interlocutora sai satisfeita com o diálogo com o secretário adjunto, pois foi o momento de reafirmar a importância da regulamentação da prática que é realizada de forma recreativa e o quanto essa regulamentação vem de encontro com o plano de manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) uma vez que no seu documento volume 2 não proíbe as práticas, mas cita como atividade permitida, desde que seja normalizada e em áreas licenciadas”, afirmou Patricia. 

SECRETÁRIO – Guto Tecchio diz que a reunião foi produtiva. “O pessoal do off-road está fazendo um ótimo trabalho de uso responsável da Cuesta. Toda atividade esportiva que acontece na Cuesta seja ela de forma recreativa ou comercial está diretamente ligada ao turismo. E o poder público apoia, desde que seja  de uma forma organizada, responsável e sustentável. Sempre amparada pela autorização dos órgãos responsáveis como CONDEMA e instituto florestal”, comentou. 

Em geral a organização dessa atividade vem sendo debatida após o caso chegar ao Ministério Público Estadual do Meio Ambiente que está acompanhando as ações por meio da intermediadora Patricia Shimabuku. 

A ideia é que os grupos participem sugerindo e participando das melhorias tanto não causando problemas às áreas ambientais protegidas como manter a prática de passeios com segurança e em acordo com os donos das áreas. 

(do Agência14News)

Veja as publicações anteriores: 

http://www.agencia14news.com.br/esporte/off-road-btu

http://www.agencia14news.com.br/esporte/novo-encontro-discute-atividade-de-off-roads-na-regiao-de-botucatu

http://www.agencia14news.com.br/botucatu/sessao-da-camara-tem-sem-terra-praticantes-de-off-road-e-policia-militar

http://www.agencia14news.com.br/regiao/praticantes-de-off-road-se-reunem-com-vereador-na-camara-buscando-melhorias

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes