16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu participará de capacitação internacional sobre Meio Ambiente

Botucatu foi uma das cinco cidades do Estado escolhidas pelo Programa Município VerdeAzul para participar de uma capacitação na Europa sobre gestão ambiental. O interlocutor do Programa na Cidade, Leonardo Dallaqua, participará de treinamentos sobre o funcionamento do sistema de coleta seletiva e aterro sanitário e práticas ambientais desenvolvidas pelos governos e entidades da Bélgica e de Portugal, sedes do trabalho. 

As boas práticas ambientais desenvolvidas em Botucatu e o bom posicionamento do ranking VerdeAzul nos últimos anos foram os critérios adotados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para selecionar a cidade.

“Foi uma grade surpresa ser selecionado para participar desta capacitação. Esta é a primeira vez que os interlocutores vão para o exterior e com certeza será uma excelente oportunidade para conhecermos o que os dois países fazem, quais suas políticas ambientais e trazer o máximo de conhecimento para Botucatu”, afirmou Leonardo Dallaqua.

Depois da capacitação, os interlocutores de Botucatu, Fernandópolis, Guzolândia, Jaguariúna e Pongaí deverão desenvolver ações e treinamentos em parceria com cidades da região para fortalecer as boas práticas ambientais. Botucatu será responsável por capacitar municípios da região da Bacia Hidrográfica Médio Tietê. 

“Como Botucatu sempre tem boas posições no ranking VerdeAzul, já somos referências na gestão ambiental e muitas cidades nos procuram para trocar experiências. Com a capacitação internacional, poderemos fortalecer ainda mais a gestão ambiental em nossa região”, salientou Leonardo.

Ranking VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 para medir e promover políticas públicas estratégicas de gestão ambiental nos municípios. Através do desempenho das cidades, o Governo libera recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP para o desenvolvimento dessas políticas.

Desde 2011 Botucatu tem alcançado posições de destaque no ranking VerdeAzul, conquistando o primeiro lugar em três dos últimos quatro anos. Neste ano, o resultado parcial aponta que a cidade está entre as três melhores do Estado em gestão ambiental.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes