20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Criança Segura distribui kits com materiais educativos em Botucatu

Em dezembro, a Criança Segura iniciou a distribuição dos kits de conscientização do projeto “De olho na Infância – Unidos pelo desenvolvimento segura das crianças”. Ao todo, serão entregues 500 kits para organizações sociais do estado de São Paulo que atuam, direta ou indiretamente, com crianças e adolescentes.
 
O objetivo dessa ação é incentivar cada vez mais entidades a abordarem o tema de prevenção de acidentes na infância e adolescência com seu público e garantir a segurança de meninas e meninos em diversas situações comuns do dia a dia infantil.
 
Os kits contém: um DVD com nove vídeos e oito modelos de folhetos e cartazes educativos com dicas para evitar acidentes. Os temas abordados nos materiais são: Cuidados com o bebê; Escola Segura; Férias Segura; Criança e mobilidade; Casa Segura; Brincar; Bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação; a Criança Segura.
 
Esses materiais fazem parte do projeto “Campanha Criança Segura de Prevenção a Acidentes”, patrocinado pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).
 
Parceiros do projeto
Até este mês, 47 organizações, que atuam em 145 cidades do estado de São Paulo, já firmaram parceria com o projeto e estão recebendo seus kits para realizar ações de formação e conscientização sobre a prevenção de acidentes na infância junto aos colaboradores da instituição, familiares e responsáveis de crianças e adolescentes e também com garotada atendida.
 
Entre os parceiros estão os Bombeiros Educadores, que, durante suas ações com as escolas no estado, irão disseminar o tema para os alunos, professores e familiares e responsáveis.
 
“As parcerias realizadas para esse projeto são de extrema importância para a causa de prevenção de acidentes. Por meio dessa estratégia de ação, a Criança Segura terá a oportunidade de levar sua mensagem em defesa da vida, saúde e bem estar de crianças e adolescentes para muitas localidades em todo o estado. Dessa forma, iremos atingir uma enorme quantidade de pessoas, que passarão a ter mais atenção em relação ao que pode representar um risco de acidente grave para meninas e meninos”, explica Larissa Carvalho, gestora de projetos da Criança Segura.
 
Em Botucatu, os kits serão entregues no 12ª Batalhão do Corpo de Bombeiros. 
 
Dados sobre acidentes com crianças
 
No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de até 14 anos. Todos os dias, 10 crianças morrem por causas acidentais no país. Somente em 2016, 3,7 mil meninas e meninos brasileiros dessa faixa etária perderam suas vidas e outros 117 mil foram hospitalizados em razão de algum tipo de acidente.
 
Porém, estudos comprovam que 90% desses casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Em razão disso, a Criança Segura atua desde 2001 no país para formas simples de evitar que acidentes graves aconteçam com crianças e adolescentes. Nesses 17 anos de atuação, o número de mortes acidentais infantis já reduziu 39%, mas ainda há muito a ser feito.
 
A Criança Segura
 
A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.
 
Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos à distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros.
 
 
(com assessoria)
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes