29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Defesa Civil de São Paulo emitirá alertas sobre o tempo por SMS

A partir desta quinta-feira (16), a Defesa Civil do Estado de São Paulo vai emitir alertas gratuitos sobre o tempo, através de mensagens de texto simples, as SMS. A população interessada pode se cadastrar e receber as mensagens quando houver chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos meteorológicos.
 
A novidade tem como objetivo salvar vidas em casos de desastres naturais. Em países como Estados Unidos e Japão, serviço semelhante já é oferecido à população em casos de furacões e terremotos. No Brasil, os estados do Paraná e de Santa Catarina já contam com o serviço.
 
“Esse novo sistema de alertas vai atingir um grande número de pessoas, que terão acesso às informações do tempo. Essa ferramenta é muito importante pela rapidez e precisão das informações enviadas através de um simples SMS”, destaca o Coordenador da Defesa Civil de Botucatu, Marcos Leite.
 
Para se cadastrar, a pessoa só precisa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco.
 
Atualmente, os alertas de texto são enviados apenas a um grupo com cerca de duas mil pessoas, entre gestores municipais e integrantes da rede estadual de proteção e defesa civil. Cabe a eles tomar as providências para avisar o restante da população. Com o novo sistema, a comunicação das situações de risco será mais rápida e direta, podendo evitar que eventos meteorológicos se transformem em acidentes com pessoas.
 
Serviço
Defesa Civil – Guarda Municipal de Botucatu
Telefone: 199
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes