20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Deputado estadual Fernando Cury é reeleito para o seu segundo mandato representando a região de Botucatu

O deputado estadual Fernando Cury (PPS) foi reeleito para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, representando a região de Botucatu (SP).

O parlamentar conseguiu até o momento, com mais de 98% das urnas apuradas, mais de 98.018 votos.

O deputado fez campanha por diversas cidades do Estado, ficando nos últimos dias pela região, e neste domingo (07) votou em Botucatu e depois aguardou o resultado ao lado da família e amigos.

Biografia
Fernando Cury é natural de Botucatu-SP, bacharel em Direito e produtor rural. Exerceu seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para o qual foi eleito com 85.925 votos de paulistas.

Fernando vem de uma família com tradição na política, que se dedica à causa pública há mais de 30 anos. É filho de Antônio Jamil Cury, que esteve à frente da Prefeitura de Botucatu por 10 anos (1983-1988 e 1993-1996), e irmão de João Cury, atual prefeito da cidade, que cumpre o seu segundo mandato (2013-2016).

O deputado foca sua atuação prioritariamente nas áreas da Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Social. Nos primeiros três meses de legislatura, foi nomeado para fazer parte de cinco comissões da ALESP, além de integrar a CPI dos Acidentes no Transporte Ferroviário de Carga, que tem como finalidade investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo. 

COMISSÕES
• Comissão de Infraestrutura: Compete a ela opinar sobre proposições e assuntos relativos a saneamento, abastecimento de água, serviços e obras públicas e ao seu uso e gozo, concessão de uso de bens públicos, energia elétrica ou de outras fontes, bem como sobre a organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins;
• Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários: Opina sobre proposições e assuntos de segurança pública, aspectos operacionais da Polícia Civil, Militar e Científica e assuntos relativos ao sistema penitenciário do Estado; bem como sobre a organização ou reorganização das repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins;
• Comissão de Fiscalização e Controle: Tem como objetivo fiscalizar os atos da administração direta ou indireta do Estado e das empresas concessionárias de serviços públicos, nos termos da legislação pertinente, em especial para verificar a regularidade, eficiência e eficácia de seus órgãos no cumprimento dos objetivos institucionais, assim como opinar sobre proposições relativas à tomada de contas do Governador;
• Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais; compete opinar sobre proposições e assuntos de divisão territorial administrativa do Estado;
• Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação: compete opinar a respeito das proposições e assuntos que digam respeito à ciência, ao desenvolvimento científico, à tecnologia, à inovação e ao ensino tecnológico.

FRENTES PARLAMENTARES
Toda Frente Parlamentar é composta por um grupo de parlamentares com atuação em função de interesses comuns, independentemente do partido político a que pertençam. Organiza estudos, debates e audiências públicas sobre a temática para a qual foi constituída. 

Fernando Cury é o idealizador e coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes e membro das seguintes Frentes Parlamentares: 
• Frente Parlamentar em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); 
• Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos; 
• Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural;
• Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético. 

Diabetes – Doença silenciosa, ainda sem cura, mas que, se diagnosticada precocemente e tratada da maneira adequada, pode ser controlada. É uma das maiores causas de morte, além de ser causadora de cegueira, insuficiência renal e amputações não traumáticas. No Estado de São Paulo, ocorrem, por ano, mais de 9 mil óbitos pela doença. É preciso reverter esse quadro. 

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com gestão participativa, articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A Frente Parlamentar tem o objetivo de avaliar a condição atual e propor modificações para a melhoria e eficácia do sistema.

CONDECA
O deputado é também o representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, constituído por 40 conselheiros, sendo 20 representantes da sociedade civil e outros 20, representantes do poder público estadual. A missão do CONDECA é incentivar, deliberar e controlar as ações da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado de São Paulo.

Em seu gabinete na ALESP e no escritório político instalado em Botucatu, na Rua General Telles, 2377 – Lavapés, Fernando Cury e sua equipe mantêm atendimento permanente.

 

Milton Monti – O deputado de São Manuel não tinha sido reeleito pela votação que conseguiu: 54.543 votos nesta eleição. Giovanni Mockus da Rede (estadual) obteve 3.387 votos e Daniel Carvalho (PSOL) 1.700 votos. Fernando Espanhol (MDB) teve 178 votos. Jean de Brito da cidade de Pardinho (AVA) teve 1.363 votos.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes