29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Dia Mundial do Rim terá como tema ‘Saúde dos rins para todos’

Nesta quinta-feira, 14, será comemorado o Dia Mundial do Rim, idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN). A data tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo realizado sempre na segunda quinta-feira do mês de março.

Para 2019, o tema da campanha será “Saúde dos rins para todos”, e a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, em parceria com a Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, a Liga do Rim e a equipe da Unidade de Diálise do HCFMB realizará diversas atividades de prevenção e promoção nas Unidades de Saúde do Município. Serão duas atividades especiais:

– Dia 14 – Mesa redonda: Saúde dos rins para todos: uma abordagem multiprofissional da gestão do cuidado.

Local: Centro de Saúde Escola, Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores, das 17h30 às 20 horas.

– Dia 23 – Atividade de prevenção e promoção à saúde na Praça do Bosque.

A equipe da Secretaria da Saúde em conjunto com a Liga do Rim da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu orientará a população, realizando a aferição da Pressão Arterial e o teste de glicemia, das 9 às 14 horas.

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

É importante considerar que a Doença Renal Crônica e a Insuficiência Renal Aguda são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, como diabetes, hipertensão e da presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose. Em crianças, a DRC e a IRA também implica em morbidade e mortalidade significativas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-1100 (ramal 27) e pelo e-mail educacaoemsaude@botucatu.sp.gov.br.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes