26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

GRUPO EMCANTAR apresenta espetáculo A nova estória da Dona Baratinha

Atual, divertido, lúdico, reflexivo e inovador é o espetáculo do GRUPO EMCANTAR, que chegará a Botucatu no próximo dia 23 de setembro. Com duração de uma hora, a apresentação, que é gratuita e tem classificação livre, é uma nova versão do clássico da literatura infantil Dona Baratinha. No palco, a personagem principal moderna duela com o Narrador conservador, enquanto o Maestro neutraliza o conflito. É o público que vai ajudar a resolver a confusão.

“A proposta da nova estória da Dona Baratinha é quebrar paradigmas e provocar uma reflexão sobre a mulher moderna e independente. Tudo isso com uma linguagem bem-humorada e interativa”, conta Ana Lopez, responsável pela concepção e direção artística da peça, que completa: “o destaque vai para a tecnologia das projeções audiovisuais que irão compor o cenário”.  

A apresentação está marcada para acontecer às 18h, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci. Os ingressos gratuitos serão distribuídos nas bilheterias com duas horas de antecedência ao início do espetáculo.

Workshop

Na sexta-feira (21), das 18h às 21h, o GRUPO ministrará duas oficinas simultâneas para formação de educadores na Secretaria Municipal de Educação de Botucatu. “A nossa missão é semear o encantamento e multiplicar o repertório pedagógico e cultural”, declara Ana Lopez. Os workshops terão três horas de duração e 30 vagas abertas para cada sessão.  

De acordo com Mirtes Júlia, que é a coordenadora geral e responsável técnica do projeto, “o Grupo EMCANTAR é referência na associação entre cultura e educação, seja em ações do grupo artístico ou na atuação em projetos sociais em Minas Gerais. A ideia de circular com esse espetáculo e oferecer oficinas a educadores é para então compartilhar essa experiência com mais pessoas e convidar o público a se divertir com canções, brincadeiras e novas formas de se contar estórias, que são maneiras de se expressar no mundo e em sociedade, além da possibilidade de contribuir para uma formação mais humana para crianças e adultos.”

A turnê EMCANTAR 2018 – “A nova estória da Dona Baratinha” foi viabilizada por meio do Programa da Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O patrocínio é do Instituto Algar e o apoio institucional do Sicoob Aracoop. A produção é da Vagalume Produções. As oficinas têm parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Botucatu. A turnê inédita de 2018, que já passou pela cidade de Franca, Ribeirão Preto, Indaiatuba, São Carlos, Batatais,  Campinas, Limeira e Araras, vai fazer a última parada em São José do Rio Preto no dia 4 de outubro.

Sobre o espetáculo

Com atuação das atrizes Viviane Rodrigues e Ana Lopez, que também dirige a peça, o espetáculo contará com os arranjos do músico Carlos Júnior, unindo o teatro, a literatura e a música.

Na “nova estória da Dona Baratinha”, a narrativa tradicional ganha uma nova roupagem, que satiriza esse padrão de sonho feminino. Nela a Barata passa a duelar com o Narrador – que insiste em contar a tradicional estória. Sem medo da tradição, das imposições sociais e da figura masculina, ela desabafa quais são suas verdadeiras vontades, de barata-mulher independente.

A excêntrica figura da nova Dona Baratinha pretende viajar o mundo para realizar o sonho de ser uma grande cantora. Fala em tom afrancesado, quer ir para Paris. Ela não se importa com os pretendentes que aparecem, pois esse não é seu único foco. Uma tragédia como a morte do Senhor Ratão não a impede de ser feliz. 

Durante a peça, o Senhor Narrador também é um personagem. Ele ainda não sabe que a barata modificou suas ideologias e tenta contar a história como se ela tivesse os mesmos desejos de constituir uma família e um lar. O resultado é uma 'briga' hilária entre os dois, que precisa do público para ajudar a solucionar essa estória.

Sobre as oficinas

A metodologia é inspirada na Tecnologia Educacional Parangolé, criada pelo Grupo EMCANTAR e chancelada pelo Guia de Tecnologias Educacionais do MEC em 2010. O objetivo é a disseminação de brincadeiras em contextos educacionais, além da preservação, renovação e difusão de manifestações da cultura popular.

“A nova estória da Dona Baratinha” em Botucatu

Data: 23/09
Horário: às 18h
Local:  Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Endereço: Praça Coronel Moura, 27 – Centro
Duração de 1h
Classificação livre
Recomendação para toda família
Gratuito
Os ingressos serão distribuídos nas bilheterias dos teatros, com duas horas de antecedência ao início do espetáculo.

Oficinas simultâneas de formação de educadores em Botucatu

Data e Horário: 21/09, das 18h às 21h
Local: Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Praça Bispo Dom Luiz Maria de Sant'Ana, 176 – Centro
Gratuito
30 vagas para cada sessão

Sobre Grupo EMCANTAR

Em 21 anos de história, o Grupo Artístico EMCANTAR já realizou mais de 1000 apresentações, incluindo sua passagem por Washington (EUA), tendo atingido um público de 350 mil espectadores, com 20 mil produtos distribuídos. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro, em espetáculos voltados para a infância e para família. O grupo lançou cinco álbuns a partir de 1999, com participações de artistas como Pena Branca, além do DVD “Escutatória” (2013), produzido em parceria com a Rede Integração (afiliada Rede Globo). Em 2017, o Grupo EMCANTAR lança seu primeiro álbum instrumental para crianças, o DUM DUM, como parte das comemorações de 20 anos do grupo.

O Grupo EMCANTAR faz parte da Companhia Cultural EMCANTAR, que possui, além da vertente artística, uma frente de atuação social. Nas ações do EMCANTAR Social, mais de 20 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em cerca de 30 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, além de escolas da rede pública de ensino fundamental. As atividades envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 07 livros de autoria coletiva, 02 DVDs com produções em câmeras de aparelhos de telefone celular, 01 CD e mais de 30 espetáculos inéditos resultantes de oficinas. Estas ações são viabilizadas por meio de mecanismos de incentivo à cultura e parcerias com empresas e institutos, tais como Instituto Algar, Instituto Alair Martins, SICOOB Aracoop, CDL, dentre outros

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes