24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Senac abre inscrições para vagas gratuitas do Programa Educação para o Trabalho

Mirielli Regina Parré nasceu com uma deficiência intelectual e é um exemplo do poder transformador que o Programa Educação para o Trabalho – trampolim proporciona. Após a indicação de um amigo, ela ingressou na iniciativa em 2016 e, de lá para cá, foram só boas experiências. “As aulas foram muito importantes para mim. Pois evoluí como cidadã, aprendi a controlar o frio na barriga e a timidez que sentia sempre que uma nova situação surgia”, diz a ex-aluna. As metodologias ativas e o Jeito Senac de Educar foram a alavanca que a jovem precisava para superar suas limitações.

Entre suas maiores conquistas está o fato de ter sido chamada para trabalhar no Senac Botucatu como jovem aprendiz. Aliás, este foi seu primeiro contato com a vida profissional. Desde agosto deste ano, Mirielli vem realizando atividades administrativas na unidade. Iniciou sua trajetória no setor de atendimento, onde ela pôde desenvolver as habilidades de se comunicar com o público e orientá-los sobre os cursos ofertados e, atualmente, cuida da agenda dos docentes, da grade de aulas das classes, entre outras tarefas.  

 Para Flavia Galhardo Kasburgo, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, a transformação das pessoas acontece porque todas as etapas do programa agem diretamente para a inclusão. “É um estímulo para que elas saiam de um mundo reservado, seja social, seja profissional, para fazer parte de um universo de possibilidades. Foi o que aconteceu com Mirielli, que passou a se conhecer melhor, entender do que gosta, quais habilidades possui e as características que precisam ser aprimoradas”, conta.  

Hoje com 30 anos e uma vida social mais ativa, por causa da iniciativa, Mirielli se apresenta hoje como uma jovem feliz e cheia de curiosidade para aprender ainda mais sobre o mundo do trabalho. “Antes, minha vida se resumia a cuidar da casa e conversar com meus familiares. Depois do programa, ganhei novos amigos e independência. Estou até pensando em morar sozinha em breve”.

Bolsas de estudos
Promover a convivência e a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no meio social e profissional, garantindo mais oportunidades e geração de renda, é um dos principais objetivos do Programa Educação para o Trabalho – trampolim. O projeto, inclusive, está com inscrições abertas para 20 vagas de bolsas de estudos e será ofertado a partir de 12 de fevereiro de 2019 no Senac Botucatu, em parceria com entidades regionais.

O curso é gratuito e destinado a estudantes maiores de 16 anos que já estejam vinculados a uma instituição parceira do Senac, especializada no acompanhamento a pessoa com deficiência em todo o seu ciclo de vida.

Além do viés educacional e integrativo, o programa trabalha com uma metodologia de desenvolvimento por meio de projetos, ações de cidadania e sustentabilidade. “O aluno reconhece suas capacidades, passa a olhar o mundo à sua volta sobre uma nova perspectiva e se sente apto para encarar os desafios que a vida nos impõe todos os dias”, informa Flávia.

Durante o curso, o aluno é estimulado a conhecer o contexto que está inserido, compreendendo sua participação enquanto cidadão na sociedade. Para integrar a próxima turma da capacitação, é necessário entrar em contato prévio com a entidade que o aluno frequenta. Para mais informações, acesse o Portal Senac ou dirija-se a unidade do  Senac Botucatu, situada na Rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Bela Vista.

Reconhecimento
Em 2018, o Senac São Paulo conquistou o 2º lugar no prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão.

A instituição também foi premiada em 2017, com o 3º lugar, e em 2016, com o 2º lugar. Em 2015, o Senac São Paulo conquistou o 1º lugar. No ano de 2016, houve ainda o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Senac foi reconhecido pela sua excelência em recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, e protagonismo e gestão.

Serviço
Programa Educação para o Trabalho – trampolim
Data: 12 de fevereiro a 6 de dezembro de 2019 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas

Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

(com Assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes