29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vigilância Sanitária de Botucatu emite comunicado sobre os cuidados na compra de carnes e derivados

Em detrimento da repercussão e insegurança gerada ao consumidor após a divulgação da operação “Carne Fraca” realizada pela Policia Federal, a Secretária Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária do município de Botucatu, orienta o consumidor sobre os cuidados a serem observados na compra da carne e seus derivados:

 
1 – Importante avaliar as condições higiênico-sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios utilizados no estabelecimento.
 
2 – Certificar que o estabelecimento possui alvará sanitário. 
 
3 – Avaliar se os funcionários estão devidamente uniformizados e a higiene pessoal é satisfatória.  
 
4 – Certificar a procedência do produto a ser adquirido (carne bovina, suína, frango e embutidos), constatando se o mesmo foi submetido a inspeção sanitária (selo SIF ou SISP ou SIM). 
 
5 – Caso esteja embalada, avaliar se a mesma encontra-se integra, ou seja, não violada.
 
6 – Certificar se o produto está dentro do prazo de validade e acondicionado em temperatura adequada.
 
7- Avaliar as características sensoriais, sobretudo a cor e odor. A carne bovina deve apresentar cor vermelho púrpura a brilhante. O peito de frango deve apresentar cor rosa pálida, enquanto que a coxa e sobrecoxa coloração mais rósea.  Já a carne suína deve apresentar coloração de rosada a avermelhada.
 
8 – A compra de carne fresca moída deve ser condicionada ao fato de que a moagem seja, obrigatoriamente, realizada na presença do comprador e a seu exclusivo pedido.
 
Os consumidores que necessitarem de mais informações ou encontrarem irregularidades na venda de carne e seus derivados podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (14) 3811-1108.  
 
Rosana Cristina de Lara Marins Minharro
Chefe de Divisão da Vigilância Sanitária de Botucatu 

Leandro Maia
Médico Veterinário  

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes