TIAGO MINA 09/06/2017 08:41

Atividade física para as crianças

Olá amigo do Agência14News!

Nesta sexta-feira (08), vou falar sobre a importância de atividade física para crianças!

 Vamos lá?

Atividade física para crianças
Por Tiago MIna
Especial para o Agência14News

 

Saltar, correr, pular, jogar, são atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Deve-se criar o hábito de praticar algo que elas gostem e sintam prazer, estimulando seu corpo em 360º.

A atividade física regular na infância ajuda a construir ossos e músculos saudáveis. Outros benefícios muito importantes são: o controle de peso, a redução da ansiedade, diminuição do estresse, aumento de auto estima, a redução do risco de desenvolver obesidade e doenças crônicas.

Trazer o lúdico para sua vida, pode gerar mais conforto e qualidade nos exercícios. É importante ressaltar que cada criança tem seu tempo, então devemos respeitar seus limites. O que para uma pode ser de fácil aprendizado, para outra pode exigir um tempo maior. 

A competição esportiva pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de socialização, proporciona experiências de atividade em equipe, colocando a criança frente a situações de vitória e derrota. Importante é oferecer alternativas para a prática do desporto, de forma a contemplar os interesses individuais e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, contribuindo para o despertar de talentos.

O esporte traz melhorias para o desenvolvimento cognitivo e motor delas. Alguns deles são:
•    Futebol: Coordenação motora, lateralidade, noção espacial, velocidade de reação e agilidade estão entre os maiores ganhos.
•    Natação: trabalha todos os grupos musculares, sem impacto, melhora o alongamento e aumenta a capacidade pulmonar, já que o controle da respiração é imprescindível.
•    Lutas: ganho de força muscular, alongamento e bons reflexos, também estimula o respeito pelo adversário e a disciplina.
•    Dança: os movimentos trabalham alongamento, flexibilidade, postura, fortalecimento muscular e criam consciência corporal. As crianças aprendem musicalidade e coletividade. 

Durante as atividades físicas, as crianças devem:
•    Aquecer, antes de cada sessão de atividade;
•    Beber água antes, durante e depois das atividades físicas;
•    Usar protetor solar e boné em dias mais quentes;
•    Usar o tamanho certo de equipamento de proteção;
•    Começar em um nível que corresponda ao seu condicionamento físico atual.

O importante é:
•    As crianças devem passar por uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade;
•    Manter uma alimentação saudável e adequada a sua faixa etária;
•    Divertir-se acima de qualquer coisa.

Enfim, uma criança fisicamente ativa será também um adulto ativo.

 

Se você tem dúvidas, sugestões, escreva para o e-mail contato@agencia14news.com.br, que terei o maior prazer em responder!

Uma boa semana e até a próxima!

Tiago Mina - personal 

Tiago Mina é personal há 6 anos e trabalha com treinamento funcional, capacitado pelo Core 360, Musculação, Pilates e Corrida de Rua. Atende em Botucatu, no Studio Belo Pilates com treinamento funcional e pilates, a domicílio e em academias, podendo ser aulas individuais, duplas ou trios.

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 99626-5652.


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