19 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diabete e Atividade Física

Todo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela International Diabetes Foundation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a doença. No Brasil, a patologia afeta 8,9% de toda a população, de acordo com dados de 2016 divulgados pelo Ministério da Saúde. 

Existem diferentes tipos da doença, mas os mais conhecidos são o diabetes tipo 1 e o tipo 2. O primeiro é caracterizado pela falência das células beta no pâncreas e é mais comum em pessoas abaixo dos 35 anos de idade. Já o diabetes tipo 2 ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais responsáveis.

A pessoa portadora do diabetes apresenta um risco para doenças cérebro e cardio-vasculares aumentado em relação ao restante da população e por isso deve trabalhar para diminuir esse risco. Além do controle rigoroso da glicemia com a dieta, medicações e insulina (caso necessárias), deve também fazer parte do dia a dia a prática de alguma atividade física. 

A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 30 minutos três dias por semana) provoca um aumento da ação da insulina, aumenta a captação de glicose pelo músculo, diminuição da glicose circulante e aumento da sensibilidade celular a insulina. Com isso, muitas vezes há diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle do diabetes.

Sua prática regular diminui o “colesterol ruim” (LDL) e “aumenta o colesterol bom” (HDL), fato que diminui o risco de doenças vasculares. 

Se você é diabético ou tem histórico familiar desta doença, procure orientação médica e de um profissional de educação física.

 

Tiago Mina – personal 

Tiago Mina é personal há 6 anos e trabalha com treinamento funcional, capacitado pelo Core 360, Musculação, Pilates e Corrida de Rua. Atende em Botucatu, no Studio Belo Pilates com treinamento funcional e pilates, a domicílio e em academias, podendo ser aulas individuais, duplas ou trios.

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 99626-5652.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes