18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre a Lubrificação de máquinas nesta semana

Olá amigo do site Agência14news. No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos falar sobre Lubrificação de máquinas!

Vamos lá? Boa leitura a todos!

Lubrificação de máquinas
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Para muitas pessoas lubrificação é simplesmente o ato de utilizar graxas ou óleos em lugares que precise haver uma lubrificação de fato ou por motivo de simples oxidação das peças, a famosa ferrugem, que nada mais é do que o aço em contato com o ambiente em que esta situada.

Mas estudando a fundo lógico que a lubrificação não se resume assim tão simplesmente no ato de passar graxa e óleo em algum lugar, é saber o porquê esta utilizando essa condição e para que vá servir a lubrificação em máquinas. 

Se pensarmos no seguinte fato de que a maioria das peças e conjuntos que são contados, e que nesses conjuntos a maioria das peças são de aço e vivem em atrito, ou seja, encostando uma nas outras, a lubrificação tem dois fatores primordiais: um possível arrefecimento dos componentes (resfriamento através do óleo, que fica em contato com as engrenagens) e a formação de uma fina camada entre as duas peças, diminuindo o atrito e consequentemente diminuindo seu desgaste, aumentando a vida útil dos componentes mecânicos envolvidos na ação.

Esse óleo deve ter uma especificação técnica, que esta escrita nos manuais das máquinas em questão, geralmente são óleos de alta viscosidade (ato em que a temperatura influencia no escoamento do óleo o deixando mais fino ou mais espesso), esses óleos ficam em constante contato com esses componentes. O óleo é bombeado de um reservatório e levado através de mangueiras, e é jogado em cima das peças, com o movimento das mesmas ele vai se espalhando e assim fazendo uma abrangência nos conjuntos mecânicos que nesse caso terá um funcionamento regular e contínuo sem a presença de oxidação e desgaste das mesmas. Algo que deve ser notado também nessas situações, é a quantidade de óleo em seu reservatório, sempre mantendo os níveis ajuntados para que a lubrificação seja perene. 

A reposição e a troca do óleo só faz aumentar a vida útil das máquinas e assim, as máquinas terão um rendimento maior, garantindo uma boa produção e uma qualidade significativa dentro de sua empresa.

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo oque acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma dúvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes