24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Equipe realiza palestras diárias de motivação e prevenção a depressão

Desde o começo de julho, a equipe do PSF “Paulo Justo”, localizado no Distrito de Aparecida, em São manuel (SP), vem realizando palestras motivacionais e de prevenção a depressão, antes do início de suas atividades.

As palestras são ministradas e coordenadas, diariamente, pela enfermeira Letícia Toledo, com participação de toda equipe, que além de relatar sua experiência com a depressão, discorre bons pensamentos, realiza alongamentos e finaliza convidando a todos para uma oração.

Nesta sexta-feira (20), além dos pacientes, os servidores públicos de Aparecida, juntamente com o subprefeito Valério Simão, também puderam participar das atividades.

A iniciativa, vem ganhando a gratidão de todos que ali transitam, pois a maioria das pessoas que procuram o serviço da saúde, muitas vezes, estão passando por problemas emocionais e necessitam da atenção e compreensão do profissional.

A depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração de humor caracterizada por tristeza profunda, associada ao sentimento de dor, amargura, baixa autoestima, culpa, entre outros.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao ano de 2015, cerca de 5,8% da população brasileira sofria de depressão, resultando um total de 11,5 milhões de pessoas, colocando o Brasil como o país com mais prevalência de depressão na América Latina.

Ao primeiro sinal da doença procure um médico, a depressão pode se manifestar em qualquer fase da vida e os sintomas podem variar conforme o caso. Ter depressão não é sinônimo de loucura, nem de irresponsabilidade, trata-se de uma doença que necessita de sua total atenção.

Grupo de atividade física

Além do trabalho motivacional e preventivo, desde o início do ano, a equipe do PSF “Paulo Justo” vem realizando, em parceria com as Diretorias de Esporte e Promoção Social, grupo de atividades físicas.

As aulas acontecem todas as segundas-feiras, às 7h30, no Centro Catequético de Aparecida e são coordenadas pelo educador físico, Stefan Coiado.

Inicialmente, o grupo possuía o objetivo de incentivar a prática de esportes para idosos e pacientes com quadro depressivo, público que foi ampliado para a comunidade em geral.

Atualmente, o grupo conta com 25 integrantes cadastrados. Os interessados em se juntar ao grupo devem entrar em contato com o PSF “Paulo Justo” para realizar o cadastramento.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes