REINALDO FILHO 03/07/2018 09:02

Fórmula 1, MotoGP e NASCAR Monster Energy Cup na Power Racing News

Max Verstappen vence em Spielberg, casa da Red Bull

Max Verstappen levou a torcida no Red Bull Ring à loucura, ao vencer o GP da Áustria neste domingo (01). O piloto holandês aproveitou a quebra de Valtteri Bottas e a demora na parada de Lewis Hamilton para assumir a liderança da corrida e não perder mais. Foi o primeiro triunfo de Max em 2018, o quarto da carreira.t

A prova foi marcada pelo duplo abandono dos pilotos da Mercedes, com Bottas sucumbindo a um problema hidráulico e Hamilton não tendo mais potência em seu carro já nas voltas finais.

As bolhas nos pneus de vários carros também ganharam destaque na prova, com Hamilton tendo que fazer um pit stop extra por causa delas, além do próprio Verstappen, que teve que segurar o ímpeto de Kimi Raikkonen nas voltas finais, justamente por ter este problema e não podendo forçar o ritmo.

O finlandês da Ferrari terminou na segunda posição, seguido de seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, que reassumiu a liderança do campeonato.

Entre os ponteiros, além da dupla da Mercedes, Daniel Ricciardo foi a baixa significativa da prova.

A dupla da Haas aproveitou todos os abandonos e fechou na quarta e quinta posições, com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, respectivamente. 

Na largada, Bottas não começou bem e Hamilton assumiu a liderança. Raikkonen chegou a ficar em segundo, mas saiu da pista na curva 2. Vettel também não largou bem e caiu para a oitava posição. No final da primeira volta, Bottas era o segundo, seguido de Verstappen, Raikkonen, Ricciardo e a dupla da Haas. Nos giros seguintes o alemão da Ferrari recuperou a sexta colocação.

Como Raikkonen e Vettel foram os únicos entre os ponteiros a largarem com o composto ultramacios, ambos tinham dificuldades de ter ritmo competitivo no início.

Na abertura da 13ª volta, o motor Renault de Nico Hulkenberg se entregou, fazendo com que o alemão abandonasse a corrida.

Logo depois, foi a vez do pole, Bottas, a ter problemas e também sair da corrida. A parte hidráulica o tirava da prova. O safety car virtual foi acionado. Boa parte do grid, menos Hamilton, aproveitou para fazer o único pit stop da prova, calçando o composto macio, o mais rígido do GP.

A não entrada de Hamilton o faria perder a liderança quando parasse, com a equipe admitindo culpa ao piloto pelo rádio.

No 26º giro, Hamilton fez seu pit stop e retornou em quarto, à frente de Vettel. A Red Bull, em casa, assumia as duas primeiras posições, com Verstappen e Ricciardo. Raikkonen era o terceiro colocado até então.

Na metade da corrida, Ricciardo começava a sofrer com bolhas no pneu traseiro esquerdo e a Red Bull analisava se o australiano deveria parar. Independentemente disso, Raikkonen manobrou para o segundo posto na 38ª volta.

Ricciardo fez o pit stop inesperado na 39ª volta. Enquanto isso, Vettel assumia a terceira posição, após grande ultrapassagem em cima de Hamilton.

Na 50ª, a TV mostrava os pneus traseiros de Hamilton com bolhas e se criou a expectativa de uma segunda parada do inglês. E não deu outra, o atual campeão parou novamente com 53 voltas, retornando na quinta posição.

Mas o aniversariante dia teve que abandonar, com problemas mecânicos, faltando 17 voltas e frustrando parte da torcida no Red Bull Ring. O safety car virtual foi acionado, mas sem ninguém entrando nos pits.

Faltando sete giros, foi a vez da Mercedes de Hamilton quebrar.

Nas últimas voltas, Raikkonen se aproximava de Verstappen, que também tinha bolhas nos pneus, mas o dia era do holandês, que triunfou, seguido de Raikkonen e Vettel. Grosjean e Magnussen vieram logo a seguir. 

TOP TEN na Áustria

Pos.       Piloto                                                   Equipe

01           Max Verstappen                                Red Bull / Renault

02           Kimi Raikkonen                                 Ferrari

03           Sebastien Vettel                                 Ferrari

04           Romain Grosjean                              Haas / Ferrari

05           Kevin Magnussen                             Haas / Ferrari

06           Esteban Ocon                                    Force India / Mercedes

07           Sergio Perez                                       Force India / Mercedes

08           Fernando Alonso                               McLaren / Renault

09           Charles Leclerc                                  Sauber / Ferrari

10           Marcus Ericsson                                 Sauber / Ferrari

 

Silverstone recebe a F-1 no próximo final de semana.

 

Marc Marquez vence na Holanda a prova mais louca da temporada

Certamente o GP da Holanda de 2018 será uma das corridas que povoará durante muito tempo o imaginário dos amantes do esporte a motor. A prova disputada neste domingo (01) em Assen foi uma das mais emocionantes e agitadas da história do Mundial de Motovelocidade.

Um grupo de oito pilotos (Lorenzo, Dovizioso, Márquez, Rossi, Viñales, Rins, Crutchlow e Zarco) lutou bravamente pela primeira posição durante praticamente todas as voltas da corrida na Holanda.

No fim, Marc Márquez levou a melhor depois de se utilizar de uma estratégia perfeita durante a prova. O piloto acabou se guardando no meio do duelo frenético e esperou até as últimas quatro voltas para dar seu melhor e assegurar sua quarta vitória na temporada de 2018.

Márquez abriu uma boa vantagem nos últimos giros para a disputa do segundo lugar, que ficou a 2s269. O vencedor do duelo foi o espanhol Álex Rins, que superou Maverick Viñales na antepenúltima curva.

Atrás dos dois vieram Andrea Dovizioso e Valentino Rossi. Os dois disputaram o segundo lugar até quatro voltas do fim, quando Dovi tentou dar um troco em cima de Rossi na primeira curva e fez ambos espalharem. Pior para o Doutor, que caiu para sétimo, mas ainda se recuperou até o quinto lugar.

Cal Crutchlow foi o sexto, à frente de Jorge Lorenzo. O espanhol, que havia vencido as duas últimas provas, liderou a maior parte desta, mas acabou vendo seu ritmo cair no final e ficou apenas em sétimo lugar.

O top-10 foi fechado por Johann Zarco, Álvaro Bautista e Jack Miller.

A próxima etapa acontece em duas semanas, em Sachsenring, Alemanha.

 

Kyle Busch vence em Chicagoland na NASCAR MONSTER ENERGY CUP

Após duas semanas sem uma prova em oval, a NASCAR visitou o Chicagoland Speedway neste domingo para a 17ª etapa do campeonato da Cup de 2018.

E não poderia haver um final melhor, com Kyle Busch e Kyle Larson brigando até a última curva antes da bandeira quadriculada ser agitada.

O piloto do carro #18 tinha a vantagem na saída da curva, quando foi tocado pelo #42. Na retomada, Busch tocou em Larson para desestabiliza-lo e também acabou indo para o muro, mas não impedindo de vencer.

Mesmo indo para a parte de baixo da pista, o piloto da Chip Ganassi conseguiu terminar em segundo.

Kevin Harvick, que venceu o segundo segmento, acabou na terceira posição, seguido de Martin Truex Jr. e Clint Bowyer, que chegou a ficar duas voltas atrás do líder por causa de uma série de punições no pit road.

A NASCAR corre as 400 Milhas de Daytona, no próximo fim de semana.

 

Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é motor14news@gmail.com.

Parceiro: www.planetavelocidade.com.br

 

Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.

 

“Trabalho entregue”. 

             Mais uma vez Fernando Alonso, sobre a P8 na etapa da Áustria pela McLaren

 

Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 49 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e membro da Irmandade M.C.. Pai do Thiago Augusto, Roberta, Luís Guilherme e Giovanna.

Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)

colunistas

REINALDO FILHO 20/11/2018 08:44
POWER RACING NEWS 13/11/2018 08:43
POWER RACING NEWS 30/10/2018 00:14
POWER RACING NEWS 23/10/2018 08:28
POWER RACING NEWS 16/10/2018 09:20
REINALDO FILHO 02/10/2018 11:03
REINALDO FILHO 25/09/2018 10:16
REINALDO FILHO 18/09/2018 09:56
REINALDO FILHO 11/09/2018 12:54
REINALDO FILHO 04/09/2018 12:57
POWER RACING NEWS 07/08/2018 10:02
POWER RACING NEWS 24/07/2018 07:00
REINALDO FILHO 17/07/2018 06:00
REINALDO FILHO 10/07/2018 08:04
REINALDO FILHO 19/06/2018 08:28
REINALDO FILHO 12/06/2018 09:33
POWER RACING NEWS 05/06/2018 08:55
REINALDO FILHO 29/05/2018 09:09
REINALDO FILHO 22/05/2018 09:09
POWER RACING NEWS 01/05/2018 11:57
Colunista 123