28 de março de 2024
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Fórmula 1, MotoGP e NASCAR SPRINT CUP nas 500 Milhas de Las Vegas

Power Racing News desta semana comenta sobre o início das temporadas 2017 da  Fórmula 1 e MotoGP, NASCAR SPRINT CUP nas 500 Milhas de Las Vegas, as últimas da indústria automotiva e fechando a coluna, a nossa  “Volta Rápida”. 

Fórmula 1 – Início da temporada 2017 no GP da Austrália, no sempre perfeito circuito de rua em Melbourne
    Para quem gosta de estratégia, a da Mercedes para Lewis Hamilton foi tão ruim que custou a P1 ao tri campeão mundial. E o beneficiado foi Sebastian Vettel da Ferrari. A Scuderia italiana é famosa por ter estrategistas eficientes. Se bem que nos últimos anos a Ferrari não teve carro para beter a Mercedes. Aí, estratégia não adianta.

    Mas, voltando à corrida, logo na largada Hamilton pulou na ponta tendo na sequência Vettel,  Valtteri Bottas, Mika Hakkinen, Max Verstapen e Felipe Massa, que largou na P7 e, como larga muito bem tomou a P6 de Romain Grosjean, da Renault. 

    O único incidente de largada foi na curva 3, envolvendo os ineficientes Marcus Ericsson da Sauber e Kevin Magnussen, agora na Haas. Para esses dois pilotos, 2017 será um ano de definições. Como estão mostrando que nada progrediram em termos de pilotagem, provavelmente não terão vaga garantida para 2018. Isso se não ocorrer a troca dos mesmos por novos pilotos durante a temporada.

    Vettel, sempre à caça de Hamilton, se aproveitou do único pit stop de Hamilton na volta de número 17 e tomou a ponta. Hamilton saiu dos boxes atrás de Verstappen que, com pneus desgastados estava mais lento, segurando por algumas voltas o piloto da Mercedes, perdendo preciosos três segundos para Vettel, que fizeram toda diferença no decorrer da prova. 

    Vettel, estrategicamente fez sua parada na volta 23 e, como sempre a eficiente Ferrari o devolveu para a pista ainda a frente de Verstappen e Hamilton.

    Após isso, Hamilton assistiu o tetracampeão abrindo e sua principal preocupação era a de se defender dos ataques do seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, ainda que tímidos ou por “respeito”, imposição da equipe ou incompetência haja visto que os desgastes de pneus de Bottas era menor que de Hamilton, e que conquistou a P3. Kimi Raikkonen foi P4 e Max Verstappen P5.
    
Felipe Massa, tirou tudo que o carro poderia oferecer no momento e fez uma corrida satisfatória. Ele assumiu a P6 na largada, consegui se “isolar” na posição e somou valiosos pontos para o campeonato dele e da equipe, haja visto que seu companheiro Lance Stroll, errou o traçado do circuito, abandonando a corrida a algumas voltas do final. 

    E Massa exaltou a boa prova feita em Melbourne, mas vê Ferrari, Mercedes e Red Bull inalcançáveis.  Seu reinício na Fórmula 1 foi bastante satisfatório, que o fez comemorar o resultado.
    “Nada mau para um velho”, brincou Massa em entrevista à TV inglesa Sky Sports F1. “Foi uma boa corrida hoje. Nós sabíamos que Ferrari, Mercedes e Red Bull tinham carros melhores que o nosso. Para batê-los precisávamos de sorte, algo que tivemos com Daniel (Ricciardo). Mas me sinto mal por ele, por ter tido todos esses problemas em sua corrida de casa. Mas foi assim que foi, e estou feliz de ter tido uma posição a mais. Passamos Grosjean na largada e conseguimos mais alguns pontos. Depois disso, diria que corri sozinho. Consegui um ritmo consistente. Estou feliz com o resultado para ser honesto.”

    “Não é possível lutar com essas três equipes da frente. O único carro com quem lutei foi Grosjean – que não sei de onde tirou aquela volta na classificação. Estou confiante de que poderemos lutar com esses caras do meio do grid.” Falando sobre a nova dinâmica das provas, Massa disse que será mais difícil disputar posições neste ano. “É muito difícil de ultrapassar. Só passei na largada. Para os pilotos é divertido, porque guiar é muito legal. Mas passar ficou mais complicado.”

    E completando a fala de Massa, realmente a prova ficou devendo no lado das ultrapassagens. O que se temia na pré-temporada, de que os carros não conseguissem se seguir de perto devido à maior pressão aerodinâmica, se concretizou. A prova não teve muita ação apesar da troca na liderança. Prova disso foi a disputa Vettel e Hamilton: enquanto Vettel fez várias voltas rápidas, Hamilton sofria para tentar se aproximar da Ferrari, abrindo inclusive o DRS (assa móvel traseira) nas retas, estratégia que o regulamento deste ano permite para maior aproximação, mas mesmo assim não conseguia chegar.

    O que pode ser notado que quando a pressão aerodinâmica fica prejudicada pelo “vácuo” gerado pelo carro da frente, a falta da pressão deixa o carro meio que indomável. A previsão de concretizou.

    E quem teve um dia ruim diante de seus torcedores e em casa foi o piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo.

    Ricciardo rodou e bateu no sábado, no Q3 e teve seu carro danificado. Como o regulamento permite, ele ficou com seu tempo do Q2, que o classificou para largar na P15. 

    Na volta de alinhamento, onde os carros saem dos boxes e vão alinhar no grid, Ricciardo teve problemas, que resultou na parada de seu carro, sendo levado de guincho aos boxes. Foi trocado um sensor do câmbio e ele largou com 2 voltas de atraso dos boxes. Esse sensor, responsável pela leitura das marchas e informar o módulo eletrônico de trocas, apresentou problema travando o câmbio na sexta marcha. 

    Infelizmente seu carro apresentou problemas novamente e na volta 28 seu motor apagou por completo, provocando seu abandono.

    Temos mais 19 etapas pelo mundo, num total de 20 corridas do calendário.

Próximas etapas da F-1
Data        GP                Circuíto

09/04        China                Circuito Internacional de Shanghai
16/04        Bahrein            Circuito Internacional do Bahrein 
30/04        Rússia                Autódromo de Sochi
14/05        Espanha            Circuito da Catalunya – Barcelona
28/05        Monte Carlo            Circuito de Rua de Monte Carlo – Mônaco    
09/07        Áustria                Red Bull Ring – Spielberg
11/06        Canadá            Circuito Gilles-Villeneuve – Quebec
25/06        Europa            Ruas de Baku – Azerbaijão
16/07        Grã-Bretanha            Silverstone
30/07        Hungria            Hungaroring – Mogyorod
27/08        Bélgica            Spa-Francorchamps
03/09        Itália                Circuito de Monza
17/09        Cingapura            Circuito de Rua de Cingapura – Marina Bay
01/10        Malásia            Circuito Intarnacional de Sepang 
08/10        Japão                Circuito de Suzuka
22/10        Estados Unidos        Circuito das Américas – Austin / Texas
29/10        México                Autódromo Hermanos Rodrigues – Cidade do México
12/11        Brasil                Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos/SP
26/11        Abu Dhabi            Circuito de Yas Marina

 

MotoGP – Temporada 2017 da “Categoria Rainha” da motovelocidade mundial tem prova noturna de estreia em Losail, Qatar, com surpresas mesmo debaixo de chuva.
    Maverick Viñales, novo companheiro de equipe de Valentino “The Doctor” Rossi, surpreende a todos e começa com o pé direito a sua trajetória na Yamaha. 

    A prova, que teve um atraso de 40 minutos devido à chuva que caiu sobre o circuito, chuva essa que é prevista somente 9 dias no ano no Qatar, e resolveu brindar “Mavekão”, como é carinhosamente chamado, em sua segunda vitória na categoria e a de estreia na nova equipe, a Yamaha. 

    Mav largou na pole position mas já na largada,  devido à chuva, caiu para quinto. 

    A P4 e P3 Mav herdou de Johan Zarco (equipe Tech 3 Yamaha) líder desde a largada e que caiu na volta 7 e de Andrea Iannone (Suzuki) que assumiu a P2 na largada e alterava suas posições entre P2 e P4 até a 11° volta, onde caiu e abandonou. Iannone ocupava a P3 no momento da queda.

     Andrea Dovizioso (Ducati), que assumiu a ponta com a queda de Zarco, perdeu a P1 para Mav quando, na penúltima volta, depois de várias vezes alternar sua posição com Mav, que havia tomado a P2 de Marc Márquez (HRC Honda) na sexta volta, deu o golpe de misericórdia, levando sua Yamaha para o lugar mais alto do pódio.

    Márquez terminou na P3, com The Doctor, que largou da P13, tomando a P3 de Dovizioso e a então P2 de Márquez. E isso na 12ª volta. 

    Dani Pedrosa (HRC Honda), companheiro de Márquez, chegou em quinto. E Jorge Lorenzo, estreando na Ducati, terminou apenas numa melancólica P11. 

    Cal Crutchlow (LCR Honda) e Álvaro Bautista (Aspar Ducati) também foram ao chão nas voltas finais mas não implicaram na mudança das posições.

    O que pôde ser notado foi a dificuldade de adaptação dos pilotos com as versões 2017 de suas motos. Yamaha, Honda, Ducati e Suzuki levaram ao Qatar modelos 2016, que disputaram o campeonato passado, e os modelos 2017. São totalmente novas, concebidas conforme as novas regras da categoria. Motos de 1000 cilindradas, perfeitos animais selvagens mas, excepcionais concepções da indústria automobilística. E todas elas são base para motos de ruas das marcas.  

TOP TEM do GP do Qatar
Pos.        Piloto                                 Equipe                                   Moto

  1        Maverick Vinales        Movstar Yamaha MotoGP        Yamaha
  2        Andrea Dovizioso        Ducati Team                                Ducati
  3         Valentino Rossi        Movistar Yamaha MotoGP        Yamaha
  4        Marc Márquez            Repsol Honda Team (HRC)        Honda
  5        Dani Pedrosa            Repsol Honda Team (HRC)        Honda
  6        Aleix Espargaro        Aprilia Racing Team Gresini        Aprilia
  7        Scott Redding            OCTO Pramac Racing                  Ducati
  8        Jack Miller               EG 0,0 Marc VDS                               Honda
  9        Alex Rins                Team Suzuki ECSTAR                        Suzuki
10        Jonas Folger            Monster Yamaha Tech 3             Yamaha        

Próximas etapas da MotoGP 2017.
Data        Pista                                    País

09/04        Termas de Rio Hondo    Argentina
23/04        Austin                                     USA
07/05        Jerez de La Frontera        Espanha
21/05        Le Mans                              França
04/06        Mugello                               Itália
11/06        Catalunha                            Barcelona
25/06        Assen                                  Holanda
02/07        Saschsenring                   Alemanha
06/08        Brno                                   República Tcheca
13/08        Red Bull Ring                    Áustria
27/08        Silverstone                       Inglaterra
10/09        Misano                            San Marino
24/09        Aragon                              Aragon
15/10        Twin Ring Motegi            Japão
22/10        Phillip Island                  Austrália
29/10        Sepang                           Malásia
12/11        Valencia                        Espanha            

Classificação do Campeonato da MotoGP
Pos.    Piloto                            Moto        Pontos

  1    Maverick Viñales        Yamaha       25
  2    Andrea Dovizioso        Ducati          20
  3    Valentino Rossi        Yamaha         16
  4    Marc Márquez            Honda          13
  5    Dani Pedrosa            Honda           11
  6    Aleix Espargaro        Aprilia           10
  7    Scott Redding            Ducati            9
  8    Jack Miller                Honda              8
  9    Alex Rins                   Suzuki              7
10    Jonas Folger            Yamaha           6
11    Jorge Lorenzo           Ducati             5
12    Loris Baz                  Ducati                4
13    Hector Barbera        Ducati               3
14    Karel Abraham        Ducati              2
15    Tito Rabat                   Honda          1

 

NASCAR SPRINT CUP – MONSTER ENERGY CUP 2017 – Auto Club Speedway Montana

    Kyle Larson venceu neste domingo a “Auto Club 400”, quinta etapa da Monster Energy NASCAR Cup Series. Foi sua segunda vitória na categoria principal, sua primeira de 2017 foi em Fontana, além de dar a Chip Ganassi, sua equipe, a vitória no sábado na XFINITI Series.
    
Larson largou na pole position, venceu o primeiro segmento da corrida e chegou atrás de Martin Truex Jr. no segundo.  Ele liderava com tranquilidade o terceiro até uma bandeira amarela a oito voltas do final, que levou ele e a maioria dos pilotos para os boxes para colocação de pneus novos.

    Três pilotos não pararam: Denny Hamlin, Truex e Jamie McMurray. Larson relargou em quarto, mas em duas voltas já estava de novo em primeiro.  Ele resistiu a mais uma bandeira amarela com prorrogação, a sétima do dia, para vencer com 0s779 de vantagem.

    Brad Keselowski fez uma corrida incrível de recuperação para chegar em segundo. O piloto da Penske rodou nas voltas iniciais, após ser tocado por Jimmie Johnson. Clint Bowyer fez uma corrida consistente e cruzou em terceiro.

    Truex foi quarto e Joey Logano quinto. Kyle Busch, que chegou a tentar uma tática diferente e relargou em segundo após uma das últimas bandeiras amarelas, acabou em oitavo. Hamlin caiu de segundo para 14º nas voltas finais. Matt Kenseth bateu forte no muro interno da curva 2 após ser tocado por Truex, perto do final.

Veja o TOP TEN do Monster Energy Cup – Auto Club Speedway Montana
POS        Piloto                                     Carro

  1        Kyle Larson                Chevrolet  Camaro SS  #42    
  2        Brad Keselowski            Ford Fusion  #2  
  3        Clint Bowyer                Ford Fusion #14
  4        Martin Truex Jr.                Toyota Camry  #78
  5        Joey Logano                Ford  Fusion  #22
  6        Jamie McMurray            Chevrolet Camaro SS  #1
  7        Daniel Suarez                Toyota  Camry  #19
  8        Kyle Busch                Toyota  Camry  #18
  9        Ryan Blaney                Ford Fusion #21
10        Chase Elliott                Chevrolet Camaro SS  #24

 
Na nossa estatística das marcas, a Ford continua evoluindo, colocando 4 Fusion entre os 10 primeiros. Logo atrás vem Chevrolet e Toyota, com Camaro SS e Camry, com 3 carros cada. Nitidamente a Ford continua evoluindo, dando o troco as rivais.

Novidades da semana no mercado automobilístico
    Esta semana houve o lançamento nas concessionárias Toyota, do Corolla 2018. A intenção da Toyota é a de “combater” Honda Civic e Chevrolet Cruze. 
    Mas, a renovação, como dito anteriormente, passou de ser bonita. Essa mania dos designers em querem deixar bonito, um carro que nunca foi, ou inventar visuais que não combinam com o porte e apelo do carro tem sido muito comum ultimamente.
    O Corolla, assim como outros modelos como Cruze, Cobalt, Citroen Air Cross e outros tantos modelos, a reestilização não cabe mais. Acredito que uma das montadoras que deveriam ser seguidas em termos de reestilização é a Ford. Seus modelos, quando reestilizados, são desenhados totalmente. Modelos como Fusion, Focus, Mustang, Fiesta, Edge e demais modelos da marca foram todos redesenhados entre 2013 a 2016 e estão no mercado com designs totalmente novos, bonitos, adequados á suas categorias. Sem contar que a Ford costuma fazer significativas alterações em seus motores também. Ou seja, carros novos com “nomes velhos”.
    Mas, voltando ao Corolla, seu preço continua muito salgado para o que oferece, assim como o do Cruze.
    O Honda Civic, cujo preço é um pouco abaixo do Corolla e Cruze, possui um pacote de itens de série muito mais completo que os seus concorrentes, sem falar sobre a durável e confiável mecânica Honda. Estatísticas provam que carros Honda, Renault e Ford dão menos manutenção que as demais marcas.

    Outra novidade, mas essa é excelente vem da alemã BMW, que anunciou a venda da nova geração do Série 5 no Brasil. 
    Sedan intermediário, o Série 5 será fabricado e vendido no Brasil nas versões 530i M Sport, com um motor 2.0 turbo de 252cv a R$ 314.950,00 e a versão 540i M Sport vem com um belo motor 6 cilindros em linha, 3.0 turbo e 340cv, com preço de R$ 399.950,00.
    O “M” na BMW identifica carros preparados exclusivamente pela divisão esportiva da marca. A mesma que prepara carros para corridas e para o Campeonato Alemão de Turismo, a DTM.
    Portanto, a BMW nos brinda com dois carros de luxo, confortáveis mas com desempenho de verdadeiros esportivos. O preço? Quem se importaria sendo um BMW classe M?

Volta Rápida
– A parceria McLaren e Honda na Fórmula 1 pode estar caminhando para um divórcio consensual
Especula-se, até pela imprensa britânica, que a McLaren está considerando desistir das unidades motrizes da Honda ainda neste ano e retornar a ser cliente da Mercedes, sendo que o acordo da Honda seria transferido para a Sauber, que devido a sua situação financeira consegue somente adquirir unidades motrizes antigos da Ferrari, não sendo contemplada pela unidade de 2017.
Já, Yusuke Hasegawa, chefe da Honda, admitiu que conversas com outras equipes sobre a oferta de motores começaram. “São apenas rumores, eu não me importo, temos que nos concentrar no que temos que fazer”, disse ele. Admite, porém, que a Honda “não fez um grande trabalho” em preparação para a temporada de 2017. 
E segundo Eric Boullier, chefe da McLaren acha que: “O desempenho do carro nos testes levou a esses rumores. Claro, olhamos para todas as opções para melhorar porque não estamos onde esperávamos, mas continuamos trabalhando juntos”.
Zak Brown, o novo executivo da McLaren, substituto de Ron Dennis por enquanto, também tentou minimizar os rumores sobre uma separação da Honda. “Todas as nossas conversas com a Honda foram: ‘Como podemos sair dessa situação?’ Então, o relacionamento é muito saudável, e os engenheiros estão trabalhando duro para melhorar todo o conjunto.”, afirmou.

– Na MotoGP, categoria Moto2, disputada com motos de 500 cilindradas e é a categoria de acesso para a “categoria Rainha” tivemos a vitória do “ítalo brasileiro” Franco Morbidelli. Filho de mãe brasileira e pai italiano, Morbidelli dominou de ponta a ponta a corrida, chegando a 3 segundos P2. 
Com a bandeira do Brasil estampada no capacete, Morbidelli fez a festa de brasileiros e italianos no alto do pódio.

– A Aston Martin, montadora inglesa de super esportivos anuncia o fechamento de sua única concessionária no Brasil, localizada na Avenida Europa, em São Paulo, e com isso o encerramento de suas atividades no Brasil.
No Brasil desde 2010, vinda pelas “mãos” do empresário Sérgio Habib, também responsável pela JAC Motors no Brasil, em 2011 a Aston Martin vendeu 36 unidades de seus modelos no Brasil. Em 2016, vendeu somente duas unidades do modelo Vantage, a cerca de R$ 820.000,00 cada unidade. 
Como as vendas foram a praticamente zero, a Aston decidiu fechar sua concessionária e se houver algum interessado em seus modelos, poderá comprar por meio de importadores legalizados.

– A Renault testa a nova versão do Renault Kangoo, seu utilitário que briga diretamente com os furgões Doblô e Fiorino da Fiat.
O projeto chama-se Dacia Dokker e será fabricado na planta da Renault na Argentina, onde o Kangoo é fabricado. O Dacia que é utiliza a mesma plataforma mecânica do Sandero, já é vendido na Europa, nas versões para carga (furgão fechado) e para 5 passageiros, com porta malas com capacidade para 800 litros de bagagens.
Seu lançamento no Brasil deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

– VW SpaceFox, GM Spin e Fiat Weekend são as 3 peruas, ou minivans, que ainda sobrevivem à febre das SUV e dos “jipinhos”. 
A Fiat já anunciou que 2017 será o último ano de fabricação da Weekend. Ela não terá substituto.
Já SpaceFox e Spin, continuam como opção de compra, mas a tendência é a de serem tiradas do mercado, pois seus preços estão no mesmo nível de SUV como Renault Duster, e de “jipinhos” como a Ford Ecoesport.

– E para quem se incomoda com os odores que exalam de dentro de seu carro nos dias de sol ou chuva, uma boa dica é, quando guardar seu carro na garagem, colocar dentro dele uma maçã cortada em pedaços. A maçã ajuda a tirar a maior parte do cheiro interno do carro.

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Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.

“Nada mal para um velho.” Felipe Massa , brasileiro, piloto da Willians, sobre a P6 conquistada no GP de Melbourne – Austrália, domingo.

 

Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 48 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e motociclista. Pai do Thiago Augusto, Luís Guilherme e Giovanna.

Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)

Redação 14 News

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