POWER RACING NEWS 01/05/2018 11:57

Fórmula 1, NASCAR, História do Automobilismo Nacional com novidades e nossa Volta Rápida

Lewis Hamilton ganha sua primeira corrida do ano

Como a muito tempo não se via numa etapa, GP do Azerbaijão deste domingo foi a melhor corrida da temporada de 2018 até aqui.

A quarta etapa do mundial começou praticamente nas mãos do alemão Sebastian Vettel.

Mas, um Safety Car no fim, causado por um acidente das duas Red Bulls, mudou a história da corrida.

Beneficiado por um Safety Car no GP da Austrália para derrotar Lewis Hamilton, desta vez Vettel teve azar e acabou perdendo o primeiro lugar do mesmo jeito para Valtteri Bottas.

Na relargada, ele tentou recuperar a posição, mas errou e caiu para quarto. Bottas tinha a vitória nas mãos, mas passou por cima de um detrito e furou seu pneu a três voltas do fim. Isso deu a vitória a Lewis Hamilton, a primeira da Mercedes no ano.

Kimi Raikkonen, que parou na primeira volta após um toque com Esteban Ocon ter danificado sua asa dianteira, ficou com o segundo lugar.

Sergio Perez, que também parou na primeira volta por tocar em outro carro, ficou em terceiro, repetindo o seu pódio de 2016 em Baku.

Protagonizando um belíssimo duelo durante a corrida, as Red Bulls foram atração à parte. Max Verstappen superou Daniel Ricciardo após a primeira entrada do Safety Car.

O australiano lutou bravamente para superar o parceiro, e conseguiu antes de sua parada, mas voltou atrás do holandês depois do pit stop. Ricciardo tentou superar o parceiro depois, e acabou atingindo Max por trás, trazendo o Safety Car para a pista no fim da prova.

Durante a neutralização da prova, Romain Grosjean, sexto colocado, acabou perdendo o controle de seu carro e bateu no muro.

Atrás de Vettel, em quarto, veio Carlos Sainz com a Renault e Charles Leclerc da Sauber, marcando os seus primeiros pontos na F1. Quem também marcou o primeiro ponto foi o neozelandês Brendon Hartley, que ficou em décimo com a Toro Rosso.

Hamilton sai de Baku líder da temporada com 70 pontos, 4 a mais que Vettel (66).

 

TOP TEN no Azerbaijão

Pos.      Piloto                                                  Equipe

  1. Lewis Hamilton                                              Mercedes
  2. Kimi Raikkonen                             Ferrari
  3. Sérgio Perez                                    Force India Mercedes
  4. Sebastien Vettel                             Ferrari
  5. Carlos Sainz Jr.                              Renault
  6. Charles Leclerc                              Sauber Ferrari
  7. Fernando Alonso                          McLaren Renault
  8. Lance Stroll                                      Willians Mercedes
  9. Stoffel Vandoorne                        McLaren Renault
  10. Brendon Hartley                            Toro Rosso Honda

A Espanha recebe a F-1 dia 13 de maio.

Joey Logano encerra  jejum e vence em Talladega

Joey Logano entra na briga pelo título da temporada da CUP com a vitória neste domingo, em Talladega.

O piloto da Penske foi dominou a prova com seu Ford Fusion #22 principalmente nas voltas finais, quando foi ameaçado por Kurt Busch e Kevin Harvick, também pilotos de Ford Fusion, da Stewart-Haas.

Logano, que não vencia desde a prova de Richmond de 2017, foi também quem mais esteve à frente, liderando 70 voltas ao todo.

Foi a 19ª vitória da carreira do piloto, a terceira na mítica pista do Alabama.

Kurt Busch foi P2, Chase Elliott P3, Harvick P4 e Ricky Stenhouse Jr. fechou o top-5.

Brad Keselowski, envolvido em um dos dois big ones da corrida foi o vencedor do primeiro segmento e Paul Menard foi o melhor no segundo estágio da prova.

A próxima etapa da NASCAR CUP será em Dover, no domingo (06).

 

História da Indústria Automobilística Nacional: A volta da PUMA!

“Puma oficializa instalação no Parque Tecnológico e confirma intenção de construir fábrica em Botucatu.”

Você não está sonhando: O Puma está voltando. E em grande estilo!

Amado por várias gerações como o esportivo 100% brasileiro, o Puma voltará a rodar pelas ruas brasileiras. E será fabricado em Botucatu!! O que orgulha não só os botucatuenses, mas sim, todos aqueles que vivem em nossa região.

Após um demorado período de avaliação e negociações, dia 12/04/2018 marcou oficialmente a escolha de Botucatu pela Puma para a instalação de uma fábrica e um centro de desenvolvimento e engenharia.

O prefeito Mário Pardini recebeu em seu gabinete diretores da Puma Automóveis para a assinatura do contrato que autoriza a utilização de uma sala no Núcleo Administrativo do Parque Tecnológico Botucatu e também um protocolo de intenções para apresentarem um projeto de implantação do complexo fabril. A área onde será construído o complexo será definida pela prefeitura.

A Puma tem prazo de exatos 150 dias (5 meses) com início em 12/04, para elaborar e apresentar o projeto que, se aprovado, permitirá a doação, pelo Município, de uma área para a suas futuras instalações.

A intenção é que as obras recebam investimento de R$ 50 milhões na sua primeira etapa de implantação, podendo chegar a R$ 250 milhões nas etapas subsequentes.

A previsão é de que em janeiro/2019 sejam iniciada a construção do complexo.

A prospecção é que esta primeira unidade tenha cinco módulos para abranger todos os produtos da Puma, que além de automóveis, também fabrica barcos, motocicletas, bicicletas e quadriciclos.

No local também deverá ser construída uma pista de testes de veículos automotivos. Essa pista poderá ser transformada em um autódromo, onde pode-se realizar provas regionais e nacionais das diversas categorias do automobilismo brasileiro.

Inicialmente, a prefeitura deverá disponibilizar uma área de 3.000 m² que abrigará o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Fabricação da Puma e, ao final do projeto, que inclui a pista de provas, essa área poderá chegar a 23.000 m².

A Puma deverá também desenvolver um programa de preservação e conservação do meio ambiente por meio de atividades de reflorestamento, recuperação ambiental, reciclagem, destinação correto de resíduos, reutilização de águas e educação ambiental.

Luiz Carlos Gasparini Alves da Costa, presidente da Puma Automóveis, em entrevista disse “...que o objetivo é que a indústria em Botucatu seja também um núcleo exportador de tecnologia. A expectativa é que sejam gerados aproximadamente 150 empregos na fase inicial das atividades, sendo 30 empregos diretos e 120 empregos indiretos, sendo que toda a mão-de-obra será local. Teremos nossa equipe de técnicos especializados, mas eles virão para Botucatu apenas para capacitar os funcionários contratados na cidade. Queremos crescer junto com Botucatu”.

E sobre a escolha por Botucatu, Luiz Costa é enfático: “Somos de Itatinga e meu pai é nascido em Botucatu, que é uma cidade extremamente tecnológica. Estaremos instalados dentro do Parque Tecnológico e a Puma é pura tecnologia. Então, tem tudo a ver. Melhor, impossível”, afirma.

Carlos Costa, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, comemora a formalização da parceria com mais uma grande empresa pois ela veio coroar a boa fase do empreendimento, que comemorou 3 anos dia 14/04, aniversário de Botucatu. “Só temos que agradecer à toda equipe da Puma por acreditar no potencial de inovação e tecnologia existente aqui em Botucatu. Temos certeza que a chegada desta empresa icônica dentro do automobilismo nacional e internacional será uma grande força motriz para impulsionar nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação”, disse Carlos ao final da reunião.

 

Mas, não podemos deixar de, mais uma vez, lembrar a gloriosa história da Puma:

O Puma teve origem para as pistas.

O projetista Rino Malzoni, um entusiasta e visionário, desenvolveu um protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, estreando em Interlagos no Grande Prêmio das Américas.

O nome Malzoni foi posteriormente adotado para designar o esportivo. O conceito que estabeleceu e utilizou até 1994: projetar e fabricar carroceria em fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva.

Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante trinta anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões.

Os Primeiros Puma GT ficaram conhecidos como Puma DKW.

Os automóveis da marca Puma modelos GT a partir de 1968 e GTE até 1976 são conhecidos como “Puma Tubarão”.

O principal "concorrente" do Puma na época era o Volkswagen SP2.

Automóveis Puma foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na África do Sul sob licença.

Os modelos da marca que utilizavam mecânica 4 cilindros, a mesma que equipava a linha VW da época ficaram conhecidos como: Puminhas.

 

Histórico da marca: (o que conseguimos levantar em pesquisas)

1964

O modelo GT Malzoni deu origem a uma seqüência de modelos que procuravam seguir as tendências de design e tecnologia mecânica de cada época, e ainda permitiam que a produção se adaptasse à disponibilidade de fornecedores e peças.

1966

Surgiu o Puma GT (DKW), era basicamente o GT Malzoni com retoques estéticos.

1968

A plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen.

1970

O Puma GT passa a ser denominado Puma GTE.

1971

Lançado modelo conversível, denominado Puma GTE Spider.

1973

Lançada uma nova carroceria, apesar de muito similar era mais aprimorada nos detalhes. O conversível passou a se chamar Puma GTS.

1974

Lançado o Puma GTB, que utiliza plataforma Chevrolet Opala.

1976

Nova mudança de plataforma dos modelos GTE e GTS, passando a ser utilizada a do veículo Volkswagen Brasília.

1980

Anunciadas três novidades: é lançado o modelo P-018, o modelo GTE passa a ser denominado GTI e o modelo GTS é rebatizado como GTC.

1986

Em dificuldades financeiras, a Puma vende suas marcas e patentes para a Araucária Veículos, que fabricaria um pequeno número de veículos.

1988

A produção dos modelos Puma passa para a Alfa Metais, que produziu os modelos AM1, AM2, AM3, AM4 e AMV.

1995

Foi vendido o último automóvel com a marca Puma, um AM4 Spyder.

1999

Foi vendido o último caminhão com a marca Puma, modelo 7900.

No total, foram fabricados 22.116 unidades dos diversos modelos da marca, sendo que 383 delas foram feitas na África do Sul.

Portanto, todo centro-oeste paulista se beneficia desse grande salto dado por Botucatu, pois a geração de empregos diretos e indiretos será, gradualmente, considerável.

Parabéns Botucatu, na pessoa do Prefeito Mário Pardini por essa grande conquista!

           

Volta Rápida

- E a “bola da vez” está nas mãos da Red Bull. Depois da lambança criada por seus dois pilotos, Verstappen e Ricciardo, a equipe divulgou em nota que, antes da corrida, havia discutido um possível “incidente” entre seus pilotos pois, se Daniel Ricciardo é um piloto rápido e experiente, Max Verstappen também é rápido, mas inexperiente e muitas vezes age por impulso. Impulso esse que causou, domingo, um prejuízo à equipe de alguns milhões de dólares quando fechou a porta por mais de uma vez, não permitindo que Ricciardo o ultrapassasse e provocou um acidente que poderia ter tido graves consequências se tivesse ocorrido um pouco mais perto da tomada de curva. Agora cabe tanto à equipe quanto à direção da F-1 tomar providências em dar uma esfriada nos ânimos dos dois pilotos. Queremos ver disputas sim, mas sem que ajam mortos ou feridos.

- Até que enfim a Force India saiu do jejum, conquistando um honroso P3 com Sérgio Perez. Perez já é o mexicano com mais pódios na categoria mas, vale lembrar que Baku estava mais para corrida maluca que para um GP e que a P3 caiu no colo de Perez, assim como a vitória no colo de Hamilton.

- Das muitas baixas logo nas primeiras voltas no Azerbaijão, Sergey Sirotkin e Esteban Ocon levaram a pior pois abandonaram logo após a largada. Fernando Alonso, Vettel, Raikkonen e outros pilotos sofreram consequências mas continuaram na prova.

- Valtteri Bottas merece o título de grande azarão da semana. Isso porque a poucas voltas do final, Bottas atropelou um detrito deixado na pista deixado após o acidente entre as Red Bull e teve seu pneu traseiro direito furado, o fazendo abandonar a prova quando liderava com certa folga. E isso foi a 3 voltas da bandeirada.

- Iniciados os treinos para as 500 Milhas de Indianápolis da Indy, o brasileiro Tony Kanaan, vencedor da prova em 2013, fechou o primeiro dia de testes na P1. Helio Castroneves, piloto da Penske fechou o dia na P10, no seu retorno a um monoposto. Helinho pilota um protótipo da Penske no campeonato de SportsCar. Vale lembrar que o melhor tempo deriva da média dos tempos das voltas utilizando e não utilizando o vácuo de outro carro.

Os outros dois brasileiros, Matheus Leist e Pietro Fittipaldi, vão para a pista hoje, terça feira, no dia reservado para o primeiro treino dos novatos e dos pilotos que retornam à prova após um período de ausência considerável, como é o caso de Danica Patrick, que deverá encerrar sua carreira nessa prova.

- E hoje, dia 01/05, teremos no Villa Blues o IV Vintage Car Show, evento que já virou tradição na cidade. Vale a pena comparecer. São vários carros e motos clássicas, food trucks, o famoso chopp artesanal Villa e várias bandas de rock se apresentando durante o dia. O evento começa ao meio dia com entrada franca. Estaremos lá!  

 

Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é motor14news@gmail.com.

Parceiro: www.planetavelocidade.com.br

Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.

 

“Outro piloto não teria continuado com o carro no estado que está o meu.   
 
Fernando Alonso sobre as avarias do seu carro ao final do GP de Baku

 

Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 49 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e membro da Irmandade M.C.. Pai do Thiago Augusto, Roberta, Luís Guilherme e Giovanna.

Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)

colunistas

REINALDO FILHO 22/05/2018 09:09
REINALDO FILHO 24/04/2018 08:44
REINALDO FILHO 17/04/2018 08:30
POWER RACING NEWS 10/04/2018 08:30
POWER RACING NEW 13/03/2018 08:37
POWER RACING NEWS 06/03/2018 08:48
POWER RACING NEWS 19/12/2017 09:11
POWER RACING NEWS 12/12/2017 09:03
REINALDO FILHO 05/12/2017 10:15
POWER RACING NEWS 28/11/2017 08:53
POWER RACING NEWS 21/11/2017 08:31
REINALDO FILHO 07/11/2017 09:16
POWER RACING NEWS 31/10/2017 09:55
POWER RACING NEWS 23/10/2017 22:14
POWER RACING NEWS 17/10/2017 08:45
POWER RACING NEWS 10/10/2017 09:14
POWER RACING NEWS 02/10/2017 20:45
POWER RACING NEWS 19/09/2017 09:01
POWER RACING NEWS 12/09/2017 08:41
POWER RACING NEWS 05/09/2017 10:09
Colunista 123