POWER RACING NEWS 10/10/2017 09:14

Fórmula 1, NASCAR, semana da indústria automobilística, e “Volta Rápida” com Reinaldo Filho

Fórmula 1 no Japão, NASCAR Monster Energy Cup em Charlotte, semana da indústria automobilística, e “Volta Rápida”. Power Racing News.

 

F-1 correu em Suzuka, Japão, com mais uma vitória de Lewis Hamilton

            O GP do Japão de 2017 tem dono: Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes conseguiu a 61ª vitória de sua carreira, em Suzuka neste domingo (08), com domínio absoluto das ações na pista japonesa.

            Mais do que isso, o inglês viu seu principal rival pelo título, Sebastian Vettel, abandonar logo no início da prova. O piloto da Ferrari havia enfrentado problemas na vela antes mesmo da largada.

            A diferença entre os dois agora é de 59 pontos, faltando apenas mais quatro corridas para o término da temporada.

            Max Verstappen bem que tentou no final, se aproveitando da perda de rendimento de Hamilton, com vibrações em seus pneus, mas foi insuficiente para garantir nova vitória. O holandês teve que se conformar com o segundo posto, à frente de Daniel Ricciardo.

            Felipe Massa, que largou na oitava posição, foi o 10º, segurando a pressão de Fernando Alonso nas últimas voltas.

            Na largada, Hamilton manteve a ponta e Verstappen fez grande primeira volta, chegando à segunda colocação. Vettel começou mal, caindo para a sexta posição. Ocon também ganhou dois lugares e foi para terceiro. Sainz saiu da pista no primeiro setor e bateu na barreira de pneus, trazendo o Safety Car na segunda volta.

            Na relargada, Vettel continuou perdendo terreno, sendo superado por Pérez e Massa logo no recomeço. Sem potência, o alemão abandonou a prova no quinto giro.

            Marcus Ericsson saiu da pista na nona volta, quando tentava contornar a curva 9, ficando na caixa de brita e fazendo com que a prova ficasse sob comando do Safety Car virtual.

            A velocidade habitual foi retomada na volta seguinte e Ricciardo superou Ocon pelo terceiro posto. O piloto da Force India veio a perder outra posição para Bottas, em seguida.

            Felipe Massa voltou a ficar em oitavo, após Raikkonen fazer a manobra de ultrapassagem na 14ª volta. O brasileiro parou nos pits quatro giros depois.

            Hamilton e Verstappen fizeram suas paradas na 22ª volta, enquanto que Ricciardo fez na 26ª. Enquanto Bottas permanecia na pista na liderança, o jovem holandês se aproximava do inglês da Mercedes, mas sem sucesso, já que o finlandês abriu para Hamilton e segurou Verstappen.

            Após a ida do 'fiel escudeiro' da Mercedes, a diferença entre os dois primeiros era de quase três segundos.

            Massa se viu pressionado pelos carros da Haas, com Magnussen por perto, mas conseguia segurar a 10ª posição.

            Com problemas na asa traseira, Hulkenberg teve que abandonar na 42ª volta. No giro seguinte, Massa foi engolido pelos dois carros da Haas, chegando a tocar em Grosjean. O brasileiro que havia herdado o oitavo posto por causa das paradas de seus adversários, voltava a ficar em 10º.

            Faltando 10 voltas para o fim, Hamilton mantinha diferença de pouco mais de dois segundos, para Verstappen, sem qualquer problema. Ricciardo era o terceiro, Bottas o quarto e Raikkonen completava o top-5.

            Lance Stroll saiu da pista no primeiro setor nas útlimas voltas e parou logo em seguida. O Safety Car virtual voltou a ser usado.

            Na retomada, Verstappen chegou a pressionar Hamilton, mas sem sucesso. O inglês garantiu mais uma vitória na temporada 2017. O holandês foi o segundo e Ricciardo o terceiro. Massa acabou em 10º.

Grid final no Japão:

Pos.    Piloto                                     Equipe

  1        Lewis Hamilton                      Mercedes

  2        Max Verstappen                    Red Bull Renault

  3        Daniel Ricciardo                     Red Bull Renault

  4        Valtteri Bottas                         Mercedes

  5        Kimi Raikkonen                     Ferrari

  6        Esteban Ocon                       Force India Mercedes

  7        Sergio Perez                          Force India Mercedes

  8        Kevin Magnussen                  Haas Ferrari

  9        Romain Grosjean                   Haas Ferrari

10        Felipe Massa                          Willians Mercedes

11        Fernando Alonso                    McLaren Honda

12        Jolyon Palmer                        Renault

13        Pierre Gasly                           Toro Rosso Renault

14        Stoffel Vandoorne                  McLaren Honda

15        Pascal Wehrlein                     Sauber Ferrari

 

Não terminaram a prova:

Piloto                                     Equipe

Lance Stroll                            Willians Mercedes

Nico Hulkenberg                    Renault

Marcus Ericsson                    Sauber Ferrari

Sebastien Vettel                     Ferrari

Carlos Sainz Jr.                      Toro Rosso Renault

 

            A Fórmula 1 volta no dia 22 de outubro, com o GP dos Estados Unidos.

 

NASCAR Monster Energy Cup em Charlotte teve mais uma vitória de Martin Truex Jr.

            O ano de 2017 continua sendo especial para Martin Truex Jr. Neste domingo (08) ele dominou a metade final da prova de 500 milhas de Charlotte e venceu pela sexta vez na temporada.

            Mais do que isso, o comandante do carro #78 garantiu vaga para a próxima fase dos playoffs da NASCAR Cup, quando oito pilotos estarão na briga.

            Chase Elliott terminou na segunda posição, após pular à frente na prorrogação. Kevin Harvick, que venceu os dois primeiros segmentos teve que se conformar com o terceiro lugar.

            Quem se deu mal nesta etapa foi Kyle Busch, que entre batidas e rodadas ocasionou três bandeiras amarelas. No final, ele acabou terminando na 29ª posição. O piloto da Joe Gibbs pediu auxílio médico após a prova por causa do forte calor.

            Mesmo com o resultado ruim, ele não está abaixo da linha de corte para a próxima fase. Matt Kenseth, Brad Keselowski, Ryan Blaney e Ricky Stenhouse Jr. estariam eliminados caso fossem decidido os oito classificados neste domingo.

TOP TEN em Charllote:

Pos.    Piloto                         Carro

  1        Martin TruexJr.          Toyota Camry #78    

  2        Chase Elliott               Chevrolet Camaro SS #24

  3        Kevin Harvick            Ford Fusion #4          

  4        Denny Hamlin            Toyota Camry #11

  5        Jamie McMurray       Chevrolet Camaro SS #1     

  6        Daniel Suarez             Toyota Camry #19    

  7        Jimmie Johnson         Chevrolet Camaro SS #48

  8        Ryan Blaney              Ford Fusion #5                                  

  9        Kasey Kahne              Chevrolet Camaro SS #5                             

10        Kyle Larson                Chevrolet Camaro SS #42                           

 

            Na estatística das marcas, nesta prova do play off, a Chevrolet colocou 5 Camaros SS no TOP TEN, seguida da Toyota (3 Camry) e Ford (2 Fusion).

            A formidável e rápida pista de Talladega recebe dia 15 a próxima etapa da Cup.

 

A semana do mercado automobilístico

            Fazendo pouco caso aos resultados das vendas do Gm Onix  Fiat Argo, a Hyundai e Citroën apostam em seus modelos HB20 e C3 como opções no segmento dos hatchs compactos.

            Ambos carros equipados com motores 1.6 16v, flex e câmbio automático de 6 marchas, HB20 e C3 não são apenas mais duas opções: seus modelos oferecem luxo e tecnologia a prelos abaixo dos R$ 60.000,00 em suas versões de entrada.

            As diferenças entre os dois modelos estão no acabamento interno, design e no preço. Fora isso, são duas excelentes opções para aqueles motoristas que buscam carros com tecnologias atualizadas.

            Vale lembrar que o Chevrolet (ou GM) Onix vem equipado com o antiquado motor 1.4 de 8v, flex. Motor esse que entrega pouca potência ao modelo e torna seu consumo maior que seus rivais, pois precisa-se de mais aceleração para que o carro mantenha velocidade de cruzeiro e transponha rampas e ultrapassagens.

            A sueca Volvo lançou seu SUV XC90 equipado com motor 2.0, 4 cilindros e 16 válvulas, turbodiesel, que gera 235cv de potência a 4.000 giros e brutais 48,9kgfm a 1.750 rpm.

            A única “reclamação” é sobre a potência em relação ao modelo equipado com motor a gasolina, que gera 320cv, 82cv a mais que o modelo diesel.

            Fora isso, todas versões do XC90 primam pelo acabamento de alto luxo, marca registrada da Volvo, espaço interno generoso, dirigibilidade excelente, suspensão, ar condicionado e isolamento acústico entregam conforto impar a seus ocupantes.

            O XC90 DS diesel tem preço de entrada de R$ 415.950,00 (versão Momentum) e R$ 475.950,00 (versão Inscription).

            As versões a gasolina são, em média, R$ 50.000,00 mais baratas, mas o que muda nelas é somente a motorização.

 

           Volta Rápida

- A Red Bull Renault está decidida a renovar com seus pilotos, Daniel Ricciardo e Max Verstapen. A proposta de renegociação é sigilosa, mas sabe-se que seriam contratos até dezembro/2020.

- Mais uma vez Lance Stroll deu o que falar. Mais uma prova em que ele abandona. E a Willians só deverá mantê-lo pois seu pai está bancando sua carreira. 45 milhões de dólares anuais é uma quantia a qual não se pode abrir mão.

- Já Felipe Massa, P10 no Japão, declarou que depende somente da equipe a sua renovação de contrato para 2018. Deixou claro que sempre esteve motivado mas que muitas vezes o carro tirava sua motivação. Lawrence Stroll, pai de Lance, tem em Felipe seu preferido para a Willians #19.

- A Ferrari teve um final de semana para ser esquecido. Isso porque o carro de Vettel, que abandonou na quarta volta, apresentou problemas de perda de rendimento, provocado por, pasmem, velas ruins.

Com tanta tecnologia, um componente que deve custar algo em torno de US$ 1.000,00 o jogo (lembrando que são de competição, criadas para serem utilizadas somente nos carros atuais da F-1), conseguiram parar um carro que custa mais de 20 milhões de dólares, e construído com a mais alta tecnologia. Com isso, Vettel está a 59 pontos atrás de Hamilton e, para ser campeão da temporada, precisa ganhar ao menos 2 corridas e Hamilton não pontuar. Situação difícil.

- Uma situação intriga o amante do automobilismo. Existe a real possibilidade de Felipe Massa não renovar na Willians, e com isso, o Brasil não teria representante na categoria em 2018. E se não houver renovação, a Liberty Media, detentora da categoria, poderá optar em não renovar o contrato com Interlagos para a disputa do GP do Brasil e, em seu lugar, optar por uma pista que hoje está fora do campeonato. A ideia da Liberty é a de aumentar as etapas e trazer de volta pistas nostálgicas que no passado fizeram fama na F-1. È o caso de circuitos como Caesar’s Palace (circuito de rua) em Las Vegas, Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola, Kyalami Circuit naa África do Sul, Nürburgring na Alemanha (usando o traçado original de mais de 7 km), e outros espalhados pelo mundo afora e que foram criados para receber uma etapa da F-1. Interlagos também é tradicional, mas a muito tempo existem movimentos para que seja excluído da F-1.

- Falando de automobilismo nacional, a categoria recém criada, Super Truck Racing (STR) corre o risco de nem ir á pista em sua primeira corrida em 2017. Informações dão conta de que nos bastidores, seus idealizadores e investidores não se entendem, e que já houve rachas e pessoas se retiraram do grupo. Vale lembrar que “administrar é para gente grande. Profissional da área.” Automobilismo não é uma brincadeira, e sim um esporte de alta performance, que coloca a vida do piloto em risco a cada segundo e que deve ser administrado por pessoas que sejam profissionais. Deve-se deixar o ego e a arrogância em casa e agir com razão e experiência. Se não tem capacidade, melhor decisão é parar enquanto é tempo.

- Djalma Fogaça, o ‘Monstro”, piloto sorocabano, campeão da F-Ford na década de 90 e hoje piloto da Copa Truck e empresário, criou o 1° Monster Kart Experience. A disputa acontecerá no novíssimo kartódromo de Laranjal Paulista, cuja pista foi projetada pelo próprio Djalma.

As inscrições estão abertas a quem se sentir capaz de disputar com feras do kart. Mais informações no site www.monsterexperience.com.br. Estaremos presente disputando um lugar ao pódio.

 

Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é motor14news@gmail.com.

 

Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.

 

“Tenho receio de uma “má surpresa” no GP do Japão.” Sebastien Vettel, sobre as consequências da batida de Lance Stroll em seu carro, no final do GP da Malásia

 

Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 49 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e motociclista. Pai do Thiago Augusto, Luís Guilherme e Giovanna.

 

Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

 

colunistas

POWER RACING NEWS 17/10/2017 08:45
POWER RACING NEWS 02/10/2017 20:45
POWER RACING NEWS 19/09/2017 09:01
POWER RACING NEWS 12/09/2017 08:41
POWER RACING NEWS 05/09/2017 10:09
POWER RACING NEWS 29/08/2017 10:33
POWER RACING NEWS 22/08/2017 09:24
POWER RACING NEWS 08/08/2017 08:24
POWER RACING NEWS 01/08/2017 13:39
POWER RACING NEWS 25/07/2017 09:29
POWER RACING NEWS 17/07/2017 22:06
POWER RACING NEWS 11/07/2017 08:52
POWER RACING NEWS 04/07/2017 10:42
POWER RACING NEWS 27/06/2017 08:25
POWER RACING NEWS 20/06/2017 09:21
REINALDO FILHO 13/06/2017 09:17
POWER RACING NEWS 06/06/2017 09:19
POWER RACING NEWS 30/05/2017 09:01
POWER RACING NEWS 23/05/2017 09:48
POWER RACING NEWS 16/05/2017 08:19
Colunista 20