REINALDO FILHO 17/04/2018 08:30

Fórmula Indy, Fórmula 1, NASCAR, Copa Truck e Volta Rápida na Power Racing News

Alexander Rossi vence sua primeira de 2018 em Long Beach

Terceiro colocado nas duas etapas anteriores da IndyCar, disputadas em St. Petersburg e Phoenix, Alexander Rossi venceu neste domingo a etapa de Long Beach.

Largando da pole position, Rossi andou na frente durante toda a corrida e com uma estratégia perfeita da equipe Andretti, cruzou a linha de chegada para conquistar sua terceira vitória na categoria.

A P2 ficou com o australiano da Penske Will Power, seguido pelo piloto da Ganassi Ed Jones. Zach Vesch e Graham Rahal completaram o top 5.

Entre os brasileiros, Tony Kanaan, que largou em 11º, cruzou a linha de chegada na oitava posição. Já Matheus Leist, companheiro de equipe de Kanaan na AJ Foyt, que vem de um abandono em St. Pete e de um 19º lugar em Phoenix, largou em 14º e completou a corrida na 13ª posição.

A próxima etapa da IndyCar está marcada para o dia 22 de maio, no circuito de Barber Motorsport, no estado norte-americano do Alabama. No ano passado, o vencedor da etapa foi o atual campeão, Josef Newgarden. O Brasil computa uma vitória na pista, em 2010 com Helio Castroneves.

 

TOP TEN de Long Beach

Pos.      Piloto

  1. Alexander Rossi
  2. Will Power
  3. Ed Jones
  4. Zach Veach
  5. Graham Rahal
  6. Marco Andretti
  7. Josef Newgarden
  8. Tony Kanaan
  9. James Hinchcliffe
  10. Charlie Kimball

A Indy corre no Barber Motorsports Park, Birmingham, no próximo domingo (22).

Fórmula 1 em Xangai teve vitória de Ricciardo

Parecia ser mais uma etapa sem grandes emoções mas, na metade da prova, um acidente entre os dois pilotos da Toro Rosso, ateou fogo na prova em Xangai, na madrugada deste domingo.

Com a entrada do Safety Car, a Red Bull mudou sua estratégia, permitindo a Daniel Ricciardo ter pneus novos e macios para escalar o pelotão à sua frente e conquistar a sexta vitória de sua carreira.

Valtteri Bottas, que antes da confusão tinha tudo para vencer, acabou na segunda posição, com Kimi Raikkonen em terceiro. Os finlandeses travaram bela disputa no fim, com vantagem para o piloto da Mercedes.

Por falar em Mercedes, Lewis Hamilton nunca esteve em situação de vencer e teve que se conformar com a quarta colocação.

Sebastian Vettel e Max Verstappen protagonizaram o momento mais polêmico da corrida, com o piloto da Red Bull causando um acidente que tirou a possibilidade de briga pela vitória de ambos. O holandês acabou punido em 10 segundos e acabou em quinto. Mas o prejuízo maior foi para Vettel, que finalizou a prova em oitavo. 

Já na largada, os carros das três principais equipes se misturaram. Vettel manteve a ponta, seguido de Bottas, Verstappen e Raikkonen. Hamilton caiu para a quinta posição, com Ricciardo em sexto. Não houve qualquer tipo de confusão.

A partir da volta 11, alguns pilotos já começavam o ciclo de paradas, com Hartley inaugurando os serviços nos boxes, seguido de Ocon e Sainz.

A expectativa inicial era saber quando os ponteiros iriam para os pits e assim, uma dica maior da estratégia de paradas. Mercedes e Ferrari largaram com compostos macios, enquanto que a Red Bull foi de ultramacios.

Após 15 voltas, Vettel tinha 3.5s de diferença para Bottas. O finlandês tinha mais de seis segundos de Vertappen.

Na volta 18, ambos os carros da Red Bull fizeram a primeira parada, saindo dos ultramacios e colocando médios, no que poderia ser o único pit stop do time, mas não foi.

No giro seguinte, foi a vez de Hamilton, que também apostou nos médios. O mesmo fez Bottas, na volta 20.

Vettel parou na 21ª volta, também colocando médios, mas voltou atrás de Bottas. Enquanto Raikkonen se mantinha na liderança da prova sem parar, o alemão da Ferrari se aproximava do finlandês da Mercedes.

No 27º giro, Bottas e Vettel conseguiram superar Raikkonen, mas a batalha entre ambos não parou. Na volta seguinte, Raikkonen finalmente fez sua parada, colocando médios e retornando em sexto. Com isso, Hamilton ganhava o quarto posto.

Os companheiros de Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley se encontraram na pista, durante a 30ª volta. O neozelandês chegou a rodar, mas ambos conseguiram retornar. E isso mudou os rumos da prova.

Por causa dos detritos das Toro Rossos, o Safety Car foi acionado para limpeza da pista. Os carros da Red Bull aproveitaram para fazer nova parada e colocar pneus macios

A relargada aconteceu na volta 36 e Bottas não teve problemas em manter a ponta, com Hamilton na terceira posição, seguido de Verstappen, Raikkonen e Ricciardo.

Por causa do acidente, Gasly foi punido pelos comissários em 10 segundos.

Ricciardo, com pneus mais novos e com um composto mais macio que Raikkonen, tomou a quinta posição do finlandês.

Na 39ª volta, Verstappen tentou manobrar sobre Hamilton, mas o holandês teve que sair da pista para evitar o toque em cima do atual campeão da F1. Com isso, o jovem piloto acabou perdendo a quarta posição para Ricciardo.

Se Verstappen não conseguiu passar Hamilton, o mesmo não pode se dizer de seu companheiro de equipe. Ricciardo conseguiu o terceiro posto do inglês na volta seguinte.

Mas os pneus da Red Bull ajudaram Verstappen novamente, que se recuperou e passou Hamilton.

Ricciardo continuo sua escalada e conseguiu a segunda posição, ao ultrapassar Vettel na 43ª volta. O australiano tinha 13 voltas para chegar em Bottas, que tinha quase 1.5s à frente.

Mas antes da briga entre os líderes, Verstappen acabou batendo em Vettel na tentativa de chegar à terceira posição. Ambos rodaram e voltaram, mas perdendo posições. Vettel caiu para a sétima posição e Max para a quinta.

A prova teve um novo líder na 45ª volta, com Ricciardo fazendo a ultrapassagem sobre Bottas.

Por causa do acidente que provocou, Verstappen foi punido em 10 segundos.

Nas voltas finais, Ricciardo conseguiu abrir vantagem confortável para a vitória, a sexta da carreira. Bottas teve que se conformar com a segunda posição e Raikkonen fechou o pódio com o terceiro posto.

Ainda deu tempo de Fernando Alonso passar Vettel pela sétima posição. O alemão acabou em oitavo.

 

Top Ten da China:

Pos.   Piloto                                    Equipe

  1        Daniel Ricciardo                 Red Bull/Renault

  2        Valtteri Bottas                      Mercedes

  3        Kimi Raikkonen                  Ferrari

  4        Lewis Hamilton                   Mercedes

  5        Max Verstappen                  Red Bull/Renault

  6        Nico Hulkenberg                 Renault

  7        Fernando Alonso                McLaren Renault

  8        Sebastien Vettel                  Ferrari

  9        Carlos Sainz Jr.                   Renault

10       Kevin Magnussen              Haas/Ferrari

 

A F-1 tira uma folga de 2 semanas e disputa, dia 29 de abril, o GP do Azerbaijão.

 

Kyle Busch vence mais uma, agora em Bristol

Num final de semana chuvoso, com a corrida de domingo sendo interrompida na volta 205, das 500 programadas, Kyle Busch soube aproveitar essa pausa para retornar na segunda feira e vencer a prova, no rápido oval do Tennessee.

Mas aqueles que esperaram tiveram a oportunidade de assistir uma grande prova, com oito líderes diferentes e uma ultrapassagem a poucos giros do final.

Pela segunda vez no ano e consecutiva, Kyle Busch triunfou na CUP, após vencer no Texas na semana passada. Ele superou Kyle Larson restando 10 voltas para o fim.

Lembrando que Bristol é o segundo oval mais curto da CUP, medindo meia milha de extensão, perdendo apenas para Martinsville.

Foi a 45ª vitória de Busch na carreira, a sétima no “Último Grande Coliseu”.

Quem reapareceu para brigar por posições no pelotão da frente foi Jimmie Johnson, que mesmo largando no fim do grid, por ter trocado de pneus antes da corrida, passou boa parte da prova entre os 10 primeiros e fechou sua participação em terceiro lugar.

Ricky Stenhouse Jr. E Alex Bowman completaram os cinco primeiros.

Brad Keselowski venceu os dois primeiros segmentos da corrida, mas teve problemas de pneus e chegou a bater no muro próximo do fim da prova.

O campeão de 2012 teve que se conformar com a 23ª posição, cinco voltas atrás do vencedor.

Destaque no início do campeonato, o melhor carro da Stewart-Haas Racing foi de Aric Almirola, na sexta posição. Kevin Harvick, que já venceu por três vezes em 2018, veio logo em seguida, em sétimo.

A próxima prova da CUP será em Richmond, no sábado (21).

 

Wellington Cirino é o campeão da Copa Sul da Copa Truck, na etapa disputada em Guaporé

Wellington Cirino e AM MotorSport/império Truck Racing mostraram 2018 são os favoritos para a conquista do campeonato.

 Maior vencedor de corridas de Trucks no país, Cirino conquistou a Copa Sul neste domingo em Guaporé, a primeira das 4 copas que definirão os finalistas da Copa Truck 2018.

Cirino novamente teve em Felipe Giaffone seu maior adversário, mas o radar gerou uma punição a Giaffone dando a Cirino a vantagem que precisava para ganhar a prova 1.

Já na segunda prova, o paranaense correu pelo regulamento, chegando na P6 e ficando com a Copa Sul. Com isso garantiu sua vaga na grande final, em dezembro.

A Copa Truck volta à pista em 27 de maio, em Interlagos e depois em 10 de junho em Curvelo/MG, para a disputa da Copa Sudeste.

           

Volta Rápida

- Fernando Alonso, por incrível que pareça, está otimista com relação ao conjunto McLaren/Renault. Depois da vitória de Daniel Ricciardo, com a Red Bull equipada do motor Renault, o mesmo que equipa as McLaren, Alonso acredita ser um bom sinal para que a McLaren volte a disputar pódios. Vale lembrar que o carro ainda precisa ser desenvolvido para atingir um nível capaz de disputar as primeiras posições.

- De tudo que ocorreu em Xangai, a ultrapassagem envolvendo Alonso e Vettel chamou a atenção. São dois pilotos de equipes de ponta, que estavam disputando posições intermediárias (P7) e que, a duas voltas do final, com sua Ferrari avariada e Verstappen a sua frente, Vettel nada pode fazer quando Alonso, numa manobra arrojada, o ultrapassou pela linha de fora. Vettel reclamou que o espanhol o “jogou” para fora da pista, mas na verdade o alemão deixou seu carro espalhar na curva, numa tentativa de fazer Alonso recolher. O que ele esqueceu foi que Alonso não recolheria nunca. Coisas de gigantes na pista.

- É com pesar que noticiamos o falecimento de Walter Derani, pai do piloto Pipo Derani, atual campeão das 12 Horas de Sebring, pela IMSA. Walter, engenheiro de formação, mas piloto por amor, trouxe para o Brasil, em meados de 2000, a GT3 Cup, categoria da Porsche que corre ainda hoje em nosso país. Walter lutava a tempos contra um câncer. À família Derani os mais profundos sentimentos de toda equipe Power Racing e Agência14News.

- Aos amantes de velocidade e das “duas rodas”, dias 28 e 29 de abril próximos Areiópolis realizará o Areiópolis Moto Fest, com muito rock, food trucks e motos, claro. Todos os moto clubes estão convidados. 

 

Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é motor14news@gmail.com.

Parceiro: www.planetavelocidade.com.br

 

Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.

“É um excelente sinal a Red Bull vencer a prova com um motor Renault. Nos dá uma visão de que o motor é realmente bom.

             Fernando Alonso, sobre o desempenho da Red Bull/Renault em Xangai

 

Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 49 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e membro da Irmandade M.C.. Pai do Thiago Augusto, Roberta, Luís Guilherme e Giovanna.

 

Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)

colunistas

POWER RACING NEWS 10/04/2018 08:30
POWER RACING NEW 13/03/2018 08:37
POWER RACING NEWS 06/03/2018 08:48
POWER RACING NEWS 19/12/2017 09:11
POWER RACING NEWS 12/12/2017 09:03
REINALDO FILHO 05/12/2017 10:15
POWER RACING NEWS 28/11/2017 08:53
POWER RACING NEWS 21/11/2017 08:31
REINALDO FILHO 07/11/2017 09:16
POWER RACING NEWS 31/10/2017 09:55
POWER RACING NEWS 23/10/2017 22:14
POWER RACING NEWS 17/10/2017 08:45
POWER RACING NEWS 10/10/2017 09:14
POWER RACING NEWS 02/10/2017 20:45
POWER RACING NEWS 19/09/2017 09:01
POWER RACING NEWS 12/09/2017 08:41
POWER RACING NEWS 05/09/2017 10:09
POWER RACING NEWS 29/08/2017 10:33
POWER RACING NEWS 22/08/2017 09:24
POWER RACING NEWS 08/08/2017 08:24
Colunista 123