28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Gigante Guarani estará no Lageado dia 29 de maio

Os participantes do Projeto Gigante Guarani estarão celebrando o recomeço do programa destinado a restaurar ecologicamente a Mata Atlântica em áreas de recarga do Aquífero Guarani na Cuesta de Botucatu, com um evento de lançamento nesta quarta feira, dia 29 de maio. O lançamento é aberto ao público e acontece das 16 às 20 horas na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP na fazenda Lageado, com diversas atividades entre palestras, teatro e exposição sobre o Sistema Aquífero Guarani.

O foco principal do projeto nesta nova etapa é restaurar 200 hectares de Mata Atlântica no entorno de mananciais em Áreas de Preservação Permanente dos municípios de Itatinga, Bofete e Pardinho. Já foram assinados termos de compromisso com 50 agricultores e o projeto conta com diversas parcerias entre organizações locais da sociedade civil e instituições públicas. O apoio financeiro para esta nova etapa é do BNDES.

Paralelamente ao replantio de matas nativas o programa Gigante Guarani vai trabalhar a transição ecológica na região com a implantação de sistemas agroflorestais para geração de renda e o desenvolvimento de oficinas sobre temas da cadeia produtiva da restauração florestal, captação de recursos, elaboração de projetos e acesso a políticas públicas para agricultores, jovens da área rural e técnicos do serviço público. Os objetivos do projeto e seus resultados serão divulgados para efeito multiplicador na região e para a criação de um mecanismo de mobilização social e sustentabilidade a longo prazo.

Trabalham para a execução do projeto as organizações socioambientais Instituto Giramundo Mutuando, Instituto Itapoty, Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – FEPASP/UNESP.

O evento de quarta-feira (29) na fazenda Lageado conta com a seguinte programação:

16:00 Abertura da Mesa
16:40 Vera Lex Engel | Unesp FCA 
“Restauração de Ecossistemas Florestais: Histórico, Avanços e Desafios”
17:20 Maria José Brito Zakia | Unesp FCA 
“Adequação Ambiental em Pequenas Propriedades Rurais na Mata Atlântica”
18:00 Coffee break & Exposição de Trabalhos Acadêmicos
18:20 Julio César T. Romeiro | CATI
“Atuação da CATI na Região: Programas e Projetos voltados à Conservação”
18:50 Ana Paula Justo | Serviço Geológico do Brasil 
“O que são e qual é a importância das áreas de recarga do Aquífero Guarani? 19:20 Apresentação Cultural “Água de Pedra” 
@ Trailler MuMA

INSCRIÇÃO PARA O EVENTO

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes