28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Obesidade

Olá amigo do Agência14News!

Nesta sexta-feira (02), o meu texto da Coluna do Tiago Mina, será sobre Obesidade!

 Vamos lá?

Obesidade
Por Tiago MIna
Especial para o Agência14News

    
O Ministério da saúde divulgou uma pesquisa recente e revelou que o número de obesos no Brasil tem aumentado a cada ano, mais de 50% da população já é considerada obesa.

A falta de atividade física, mudanças dos padrões de consumo e a urbanização são alguns dos principais fatores que ajudam a aumentar esse índice. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sobrepeso passou de 51,1% para 54,1%, somente em adultos. O sobrepeso entre os homens chega a 52,6%, já entre as mulheres, 44,7%. Entre as crianças, cerca de 7,3% dos menores de cinco anos estão acima do peso.

O relatório aponta que muitas famílias têm deixado de consumir pratos tradicionais e aumentado a ingestão de alimentos ultra processados e de baixa qualidade nutricional. Dra. Rosana Radomiski, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM (Sistema Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia), afirma que: “Os hábitos alimentares dos brasileiros não mudam, comemos poucas frutas e verduras desde sempre. Nós não estamos comendo menos frutas e vegetais hoje do que há anos atrás. Da mesma forma que a carne gordurosa é a preferência nacional há muito tempo. O que tem mudado ao longo de anos é o aumento do consumo de alimentos refinados, industrializados e produtos “prontos”.

O crescimento da obesidade também pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão, no mesmo período, saiu de 22,5% para 25,7%. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.

Podemos reverter tudo isso com a atividade física regular, que reduz de forma significativa o peso e a gordura corporal; aumenta a massa corporal magra, reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade, entre outros benefícios.

Sabemos que ninguém engorda do dia para a noite; e o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercício.

E a pergunta que não quer calar; o que você tem feito para que isso não aumente e não faça parte desse índice?

Como eu sempre digo; pratique atividade física regularmente, faz bem para o corpo e para a mente!!!

Fonte: Ministério da Saúde Vigitel

Se você tem dúvidas, sugestões, escreva para o e-mail contato@agencia14news.com.br, que terei o maior prazer em responder!

Uma boa semana e até a próxima!

Tiago Mina – personal 

Tiago Mina é personal há 6 anos e trabalha com treinamento funcional, capacitado pelo Core 360, Musculação, Pilates e Corrida de Rua. Atende em Botucatu, no Studio Belo Pilates com treinamento funcional e pilates, a domicílio e em academias, podendo ser aulas individuais, duplas ou trios.

Interessdos podem entrar em contato pelo telefone (19) 99626-5652.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes