REINALDO FILHO 22/05/2018 09:09

Stock Car, MotoGP, NASCAR, Indycar e Volta Rápida na Power Racing News!

Marcos Gomes e Átila Abreu vencem na fria e chuvosa Santa Cruz do Sul

Na corrida 1, logo na largada, o pole Marcos Gomes acelerou forte e segurou a ponta, enquanto Daniel Serra, segundo do grid, foi ultrapassado por Júlio Campos, Max Wilson e caiu para a quarta posição.

Um pouco mais atrás, Thiago Camilo, em uma tentativa de evitar perder a sexta posição para Ricardo Zonta, tocou na traseira do carro do piloto da Shell V-Power, que acabou rodando na pista e caindo para a penúltima posição.

Marquinhos aproveitou que Júlio Campos, Max Wilson e Daniel Serra disputavam posições para abrir pouco mais de quatro segundos de vantagem sobre Campos, o segundo colocado naquele momento.

Mais atrás, Felipe Fraga, que no classificatório teve o motor de seu carro quebrado e largou em último, fazia boa corrida de recuperação e na oitava volta já era 16º colocado.

Atrás de Fraga, Bia Figueiredo acionou o botão de ultrapassagem para tomar a 17ª posição de Rafael Suzuki.

Na 13ª volta, os boxes foram abertos para troca de pneus e reabastecimento e Marquinhos foi o primeiro a entrar. Ele chegou a perder a liderança temporariamente, mas depois de todas as paradas serem feitas, reassumiu a ponta.

Oito voltas mais tarde, Daniel Serra, que largou em segundo e logo no início da corrida caiu para quarto, acelerou forte para cima de Júlio Campos e reassumiu o segundo posto.

Pouco depois, foi a vez de Max Wilson superar Campos e agora tomar a terceira posição do paranaense.

Na 23ª volta, Cacá Bueno, numa manobra antidesportiva, provocou um acidente sobre Vitor Genz, no final da reta dos boxes, que não só os tirou da corrida mas levaram junto Bruno Baptista. O incidente acionou o carro de segurança, o que acabou reagrupando os pilotos.

Na relargada, a pouco mais de dois minutos do final da prova, Gomes conseguiu segurar a ponta e de lá não saiu até cruzar a linha de chegada, com Daniel Serra na P2 e Max Wilson, P3.

Já na corrida 2, Felipe Lapenna, beneficiado pela inversão do grid das dez primeiras posições da corrida 1, largou na pole position conseguindo manter-se na ponta, apesar de toda pressão sofrida. 

Segundo do grid, Allam Khodair acabou perdendo duas posições, para Cesar Ramos e para Thiago Camilo. 

Mais atrás, Tuka Rocha e Denis Navarro se envolveram em um acidente que tirou da corrida alguns pilotos, entre eles Bia Figueiredo, que por ter parado em um ponto perigoso da pista, acionou o safety car. 

Na relargada, autorizada na quarta volta, Cesar Ramos aproveitou um erro de Felipe Lapenna para tomar a liderança, que conseguiu se recuperar para dar o troco no piloto gaúcho logo em seguida. 

Marcos Gomes, que largou em décimo na corrida 2, voltou a andar forte e na sexta volta já era o sétimo colocado e colocava pressão sobre Daniel Serra, naquele momento sexto colocado. 

Na 13ª volta os boxes foram abertos para reabastecimento e troca de pneus e os três primeiros foram logo para seus pits.

Quem se deu bem foi Thiago Camilo, que ultrapassou Lapenna dentro dos boxes, após bom trabalho da equipe, assumindo a ponta. 

Líder da corrida após a parada nos boxes, Camilo começou a sofrer forte pressão de Átila Abreu, que aproveitou o botão de ultrapassagem para tomar a ponta de Camilo a sete minutos do fim da corrida. 

No final, Thiago Camilo teve que se contentar com a P2, seguido de Felipe Fraga na P3. Átila Abreu comemorou muito sua P1.

Mesmo com esses resultados, Daniel Serra continua líder da temporada, seguido por Marcos Gomes.

Classificação da temporada da Stock Car após 5 etapas (10 primeiros)

Pos.   Piloto                                    Equipe                                              Pontos

  1        Daniel Serra                        Eurofarma RC                                 152

  2        Marcos Gomes                    Cimed Racing                                 109

  3        Felipe Fraga                        Cimed Racing                                   91

  4        Max Wilson                          Eurofarma RC                                  90

  5        Júlio Campos                      Prati-Donaduzzi Racing                    87

  6        Cacá Bueno                        Cimed Racing                                   80

  7        Rubens Barrichello             Full Time Sports                                80

  8        Lucas di Grassi                   Hero Motorsport                                68

  9        Thiago Camilo                     Ipiranga Racing                                66

10       Átila Abreu                           Shell V-Power                                   63

 

A Stock Car dá uma parada por conta da Copa do Mundo, voltando à pista no dia 5 de agosto, com a Corrida do Milhão, com local a ser definido, como de praxe.

 

Marc Márquez vence sua terceira prova seguida em 2018, agora em Le Mans, França

Marc Márquez, atual campeão MotoGP, venceu neste domingo (20) o GP da França em Le Mans.

O espanhol largou muito bem, mas foi superado na primeira freada por Jorge Lorenzo e Johann Zarco, e ainda caiu até a P6 pela manobra agressiva do francês.

Mas, com um dos melhores ritmos da pista, Máuqez foi paciente e conseguiu chegar novamente à P1 na metade da corrida.

A partir daí, foi administrando sua vantagem para o pelotão, ficando com sua 38ª vitória na MotoGP – empatando com Casey Stoner.

Danilo Petrucci, que largou na P3, terminou na P2, com Valentino Rossi na P3. “The Doctor” bem que tentou ir atrás de Márquez, mas sua Yamaha #46 não teve o mesmo ritmo da Honda de Márquez, e com isso não teve como alcança-lo.

A corrida foi marcada por muitos acidentes. Pole position, Johann Zarco tentava chegar em Jorge Lorenzo no início da prova e acabou perdendo a frente de sua moto. O francês ainda tentou voltar após a queda, mas não pôde seguir e foi para os boxes.

Piloto com melhor ritmo no início da corrida, Andrea Dovizioso assumiu a primeira posição ainda no início da prova passando o parceiro Jorge Lorenzo, mas acabou caindo apenas uma curva depois e pela segunda vez seguida saiu de uma corrida zerado no campeonato.

No pódio nas duas últimas provas, Andrea Iannone caiu ainda na primeira volta do GP da França.

Jack Miller, foi o P4, com Dani Pedrosa na P5 e Jorge Lorenzo na P6. Maverick Viñales, chegou em uma distante P7.

TOP TEN em Le Mans

Pos.      Piloto                                                  Equipe / Moto

  1. Marc Márquez                                 Repsol Honda Team / Honda
  2. Danilo Petrucci                                 Alma Pramac Racing / Ducati
  3. Valentino Rossi                             Movistar Yamaha MotoGP / Yamaha
  4. Jack Miller                                         Alma Pramac Racing / Ducati
  5. Dani Pedrosa                                  Repsol Honda Team / Honda
  6. Jorge Lorenzo                                 Ducati Team / Ducati
  7. Maverick Viñales                           Movistar Yamaha MotoGP / Yamaha
  8. Cal Crutchlow                                 LCR Honda / Honda
  9. Aleix Espargaro                              Aprilia Racing Team Gresini / Aprilia
  10. Alex Rins                                          Team Suzuki Ecstar MotoGP / Suzuki

 

Mugello, Itália, terra de Valentino Rossi, recebe a MotoGP no dia 3 de junho.

 

Kevin Harvick, em temporada fantástica, conquista mais uma vitória, agora a All-Star Race

Kevin Harvick, com seu valente Ford Fusion #4, conseguiu segurar Daniel Suarez na prorrogação do último estágio de dez voltas para vencer o All-Star Race da Monster Energy NASCAR no último sábado (19) em Charlotte.

Pela vitória na corrida festiva, o piloto da Stewart Haas engordou sua conta bancária em mais 1 milhão de dólares.

O triunfo no All-Star adiciona mais um troféu em uma temporada que já é de sonho para Harvick.

Ele já tem cinco vitórias na CUP neste ano.

Daniel Suarez, bem que tentou, mas mais uma vez bateu na trave.

Ele liderou a prova após a última bandeira amarela depois de ser empurrado por Danny Hamlin, mas Joey Logano empurrou Harvick de maneira mais eficiente depois, e deu a vitória para a Ford.

Joey Logano terminou na P3, Denny Hamlin, P4 e Chase Elliott num excelente P5.

A prova ficou marcada por um toque envolvendo Logano e Kyle Larson em seu último seguimento. 

A NASCAR continua em sua casa, Charlotte, para a disputa da etapa regular da temporada, no Charlotte Motor Speedway, no próximo final de semana.

TOP TEN da All-Star Race em Charlotte

Pos.      Piloto                                                  Carro

  1. Kevin Harvick                                  #4 Ford Fusion
  2. Daniel Suarez                                #19 Toyota Camry
  3. Joey Logano                                   #22 Ford Fusion
  4. Denny Hamlin                                 #11 Toyota Camry
  5. Chase Elliott                                   #9 Chevrolet Camaro SS
  6. Jimmie Johnson                            #48 Chevrolet Camaro SS
  7. Kyle Larson                                      #42 Chevrolet Camaro SS
  8. A.J. Allmendinger                          #47 Chevrolet Camaro SS
  9. Kyle Busch                                       #18 Toyota Camry
  10. Kasey Kahne                                 #95 Chevrolet Camaro SS

 

Ed Carpenter largará na pole nas 500 Milhas de Indianápolis

Após uma semana de treinos e mais treinos, está definido o grid de largada da 102ª edição das 500 Milhas de Indianápolis e a pole position ficou com Ed Carpenter. Piloto do carro da equipe que leva seu nome, Carpenter registrou média de 229,619 mph (369,525 km/h) e conquistou sua terceira pole em uma Indy 500.

A segunda posição do grid ficou com o piloto da Penske Simon Pagenaud, com 228,761 mph (368,145 km/h), seguido por Will Power em terceiro, com média de 228,607 mph (367,897 km/h).

O atual campeão da Indy, Josef Newgarden registrou 228,405 mph (367,897 km/h) evai largar em quarto, seguido por Sebastien Bourdais, com média de 228,142 mph (367,148 km/h) em quinto.

Spencer Pigot é sexto, com média de 228,107 mph (367,092 km/h), logo à frente de Danica Patrick, que se despede da IndyCar com a participação da 102ª Indy 500, e que registrou 228,090 mph (367,065 km/h).

Helio Castroneves, que terminou o primeiro dia de treinos classificatórios na ponta da tabela, não conseguiu repetir o desempenho de sábado e terminou com a oitava posição do grid com 227,859 mph (366,693 km/h). Scott Dixon fechou o Fast 9 na nona posição, com 227,262 mph (365,732 km/h) de média.

Tony Kanaan, que encerrou o primeiro dia de treinos classificatórios na 11ª posição, melhorou em relação ao sábado e com 227,664 mph (366,379 km/h) garantiu a décima posição do grid.

Companheiro de equipe de Tony na A.J. Foyt, o estreante Matheus Leist acompanhou o veterano e sai logo atrás do baiano. Com média horária de 227,571 mph (366,230 km/h) conseguiu um bom 11º posto no grid.

Vencedor da edição de 2017 da prova e primeiro japonês a ganhar a Indy 500, Takuma Sato vai largar da 16ª posição, após registrar média de velocidade de 226,557 mph (364,598 km/h).

Já Alexander Rossi, que escreveu seu nome na história da prova ao vencer a 100ª edição, em 2016, não foi nada bem e vai largar em 32º, com média de 224,935 mph (361,987 km/h).

A prova acontece no próximo final de semana, e marca a aposentadoria de Danica Patrick

 

Volta Rápida

- Felipe Massa confirmou que irá competir na Fórmula E na próxima temporada, a quinta do campeonato. Felipe irá estrear no mundial pela equipe Venturi.

Vencedor de 11 corridas durante seus 15 anos de Fórmula 1, Felipe já havia testado um F-E para a equipe Jaguar e recentemente visitou o campeonato no ePrix de Roma.

Massa já havia sugerido, na ocasião de sua aposentadoria da F-1 que "talvez" pudesse competir na F-E. Essa hipótese foi até cogitada para antes mesmo de sua aposentadoria na F1. "Estou muito feliz por me juntar à equipe Venturi e ao campeonato ABB Formula E da FIA, que se tornou uma competição magnífica em um espaço de tempo tão curto. Eu gosto especialmente do formato dos eventos de corrida, em circuitos no centro da cidade e com muito contato com os fãs. Eu mal posso esperar para participar dos testes no final do mês. Gildo (Pastor, presidente da Venturi) sempre esteve um passo à frente quando se trata de veículos elétricos de alto desempenho. A equipe está em uma fase de crescimento e desenvolvimento. Farei tudo o que puder para contribuir para o projeto e espero estar entre os líderes. ”, disse Felipe.

A Venturi é atualmente a sétima na classificação das equipes da temporada 2017-18. Os pilotos do time são Maro Engel e Edoardo Mortara, que será substituído por Tom Dillmann para a corrida deste fim de semana em Berlim, devido a um conflito com o programa do DTM de Mortara com a Mercedes.

"É uma honra receber Felipe na família Venturi", disse Gildo Pastor, presidente da Venturi.

“Eu precisava dele, de sua experiência e de sua velocidade. A Fórmula E é extremamente complexa para acertar um carro e dirigir. Mais do que em outras categorias, o trabalho em equipe entre o piloto e o time de engenharia é uma das chaves do sucesso.”

“A experiência de 15 anos de Felipe na Fórmula 1 definitivamente nos dará um impulso. E com sua natureza humilde, sei que ele vai ouvir a equipe e dominar o campeonato rapidamente.”

- O prejuízo de Pietro Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi, não se resumem só as fraturas em ambos tornozelos, sofridas após acidente durante a classificação para as 6 Horas de Spa, pela WEC. Pietro perdeu a oportunidade de correr uma das principais corridas do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis, corrida a qual seu avô foi vencedor por duas vezes, pilotando pela Patrick Racing (1989) e Team Penske (1993).

E é na própria cidade que terá a grande corrida no próximo domingo que o neto de Emerson Fittipaldi faz sua recuperação para poder voltar a competir em oito semanas, como previram os médicos.

- O McLaren Group anunciou que o investidor canadense Michael Latifi se tornou o primeiro acionista da empresa desde a saída de Ron Dennis. Um investimento de mais de £ 200 milhões (R$ 995 milhões nos valores atuais) será feito pela empresa Nidala Limited, com base nas Ilhas Virgens Britânicas e que é controlada por Latifi, pai do competidor da F2 e piloto reserva da Force India Nicholas Latifi. 

Os outros acionistas do McLaren Grup, que também engloba os setores de carros de rua, competição e de tecnologia, são Mansour Ojjeh e o fundo de investimentos barenita Mumtalakat. 

Conhecido por ser um entusiasta da Ferrari, Latifi deixou seu país nativo, o Irã, para ir ao Canadá com sua família ainda adolescente, e inicialmente trabalhou no país no McDonald’s. 

Ele se formou em engenharia elétrica e posteriormente obteve um MBA. Ele é o proprietário da Sofina Foods Inc, a terceira maior empresa do ramo alimentício do Canadá. 

“Sou um admirador da marca McLaren e de seus negócios há um tempo”, disse Latifi. 

- Domingo próximo, teremos a terceira etapa da Copa Truck, agora em Interlagos, na disputa da Copa Sudeste. A rodada dupla, com início previsto para as 13h35 será transmitida pelo canal pago SporTV.

 

Fale conosco, estamos esperando sua sugestão sobre matérias, críticas e comentários. Você, amigo leitor, é nosso principal combustível. Esta coluna é feita para você. Nosso e-mail à sua disposição 24 horas, 7 dias por semana é motor14news@gmail.com.

Parceiro: www.planetavelocidade.com.br

 

Uma boa semana, automaníacos. Até a próxima.

“A etapa de Mônaco, nesta semana, deverá nivelar as equipes no grid.”  Fernando Alonso, sobre a situação das equipes perante o desenvolvimento dos carros.

 

Reinaldo dos Santos Filho mora em São Manuel/SP, tem 49 anos, é jornalista especializado em automobilismo, administrador de empresas, escritor, piloto profissional e membro da Irmandade M.C.. Pai do Thiago Augusto, Roberta, Luís Guilherme e Giovanna.

Matéria sob responsabilidade do autor (Mtb 82.886/SP)

colunistas

REINALDO FILHO 19/06/2018 08:28
REINALDO FILHO 12/06/2018 09:33
POWER RACING NEWS 05/06/2018 08:55
REINALDO FILHO 29/05/2018 09:09
POWER RACING NEWS 01/05/2018 11:57
REINALDO FILHO 24/04/2018 08:44
REINALDO FILHO 17/04/2018 08:30
POWER RACING NEWS 10/04/2018 08:30
POWER RACING NEW 13/03/2018 08:37
POWER RACING NEWS 06/03/2018 08:48
POWER RACING NEWS 19/12/2017 09:11
POWER RACING NEWS 12/12/2017 09:03
REINALDO FILHO 05/12/2017 10:15
POWER RACING NEWS 28/11/2017 08:53
POWER RACING NEWS 21/11/2017 08:31
REINALDO FILHO 07/11/2017 09:16
POWER RACING NEWS 31/10/2017 09:55
POWER RACING NEWS 23/10/2017 22:14
POWER RACING NEWS 17/10/2017 08:45
POWER RACING NEWS 10/10/2017 09:14
Colunista 123