03/11/2019 18:24

Cátia Oliveira fatura a medalha de ouro por equipes no Aberto Paralímpico da Holanda

Cátia Oliveira ficou com o ouro por equipes. Crédito: Ale Cabral/CPB.

O Brasil fechou a disputa do Aberto da Holanda, competição do Circuito Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa, com chave de ouro. Neste domingo (3), em Stasdskanaal, Cátia Oliveira conquistou o título de equipes das classes 1-2, ao lado da chinesa Liu Jing. O outro brasileiro na disputa por equipes, Claudio Massad, ficou com o bronze na classe 10 masculina, jogando ao lado do holandês Bas Hergelink.

Cátia, que foi vice-campeã no torneio individual, formou uma forte dupla com Liu Jing. Afinal, a chinesa é a número 3 do mundo, com a brasileira, vice-campeã mundial, ocupando o quarto posto da lista. 

O resultado final não podia ser diferente: venceram todas as partidas por 2 a 0 no grupo único, contra equipes da Finlândia (Anna Victoria Pasanen e Aino Tapola), Holanda (Femke Cobben e Maria Elizabeth Boers) e um time misto (formado pela francesa Florence Sireau e pela alemã Janina Sommer).

Na classe 10, Claudio Massad conseguiu sua primeira medalha no torneio. E, curiosamente, jogou com o adversário que o tirou da semifinal individual, o holandês Bas Hergelink.

Na primeira fase, três boas vitórias, diante de parcerias da Rússia (Iurii Nozdrunov e Pavel Lukyanov), Casaquistão (Makhanbet Nassikhan e Kuanish Sabdenov) e uma equipe mista (com o nigeriano Francis Chukwuemeka e o luxemburguês Mateo Scuto). Na semifinal, caíram para os indonésios David Jacobs e Kusnanto Kusnanto, por 2 a 0.

Cátia foi jogadora de Botucatu no futebol de campo e ficou na cadeira de rodas depois de sofrer acidente de carro.

(com assessoria)