FAZER O BEM 05/07/2019 20:12

Projeto social de karatê proporciona novas perspectivas de vida para comunidades de Botucatu

Parte da equipe durante um dos treinos.

O Projeto Dojo Kazoku é nova esperança para quem procura esporte através do karatê. Esse trabalho realizado por voluntários tem a finalidade de retirar as crianças e adolescentes de situação de risco e auxiliar pais e professores na formação do caráter e da cidadania com base na disciplina praticada dessa arte marcial.

As aulas ocorrem às quartas-feiras no barracão do Campo do Inca e aos sábados na escola Angelino de Oliveira. Atualmente 31 alunos frequentam as aulas de karatê. José M. Pacheco é faixa preta de karatê pela FPK (Federação Paulista de Karatê) e CBK (Confederação Brasileira de Karatê). Funcionário público municipal, ele se dedica voluntariamente ao karatê e ministra aulas pelo projeto Impacto Total e pelo projeto Dojo Kazoku. Em 2016, iniciou a divulgação nas escolas e conquistou seus primeiros alunos que logo se destacaram em campeonatos fora de Botucatu.

"Realizamos campanhas de arrecadação e levamos a boa energia do karatê para crianças e adultos em situação de tratamento de saúde, além de permitir a troca de experiências com nossos alunos", destaca.

Em 2019, nossos objetivos são: conquistar o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e os Jogos Regionais. 

A equipe destaca as conquistas dos atletas de alto rendimento: Rafael Silva, bronze no Campeonato Paulista e no Campeonato Brasileiro em 2017, Campeão do Open Arnold Classic 2018. Giovani Cavalari de Lima, Campeão Paulista em 2018. Ainda há o atleta da AAB, Felippe Moreno Bernardo, vice-campeão Mundial pela 6ª WUKF, tricampeão Paulista (2014-2016), bicampeão Brasileiro (2015-2016) e Campeão Sul-Americano na Argentina em 2017 pela Federação Paulista de Karatê Interestilos (FPKI).

As famílias dos atletas realizam atividades sociais em comunidades carentes da cidade com objetivo de ampliar e fortalecer as intervenções em situações de carência cultural, esportiva e social em Botucatu. São realizadas palestras para famílias e alunos de temas como: motivação e perspectiva para o futuro, vida em comunidade, SAMU - prevenção e cuidados, dentre outras atividades.

Mais informações: Sensei José M. Pacheco - Celular: 14 99855-3600 ou Facebook: facebook.com/amigosdoinca

(Do Agência14News).