28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Até uso de serpentina pode gerar acidente na rede elétrica, alerta concessionária

O Carnaval é uma das principais festas populares do Brasil. Milhares de pessoas invadem às ruas das cidades para celebrar com muita alegria e descontração esta época do ano, o que pode gerar distração e eventualmente alguns acidentes. A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 234 municípios do interior paulista, alerta: manter distância da rede elétrica é fundamental para garantir a festa e a segurança dos foliões.

“Em uma época em que muitas pessoas saem às ruas para comemorar o Carnaval, é muito importante não descuidar da segurança e estar consciente sobre os riscos que a rede elétrica pode proporcionar. Nosso maior objetivo é reduzir ao máximo o número de acidentes e, acima de tudo, preservar as vidas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança, Marcos Victor Lopes.

Ciente dos riscos que o convívio inadequado com a fiação elétrica e postes tem durante a festa, a CPFL Paulista também reforça a população mantenha a distância segura da rede elétrica durante as festividades. Cuidados como, a altura dos carros alegóricos, a proximidade de trios elétricos à fiação e o uso de serpentinas – que podem provocar curtos-circuitos na rede – devem ser observados para não estragar a celebração.

É necessário também que os clientes fiquem atentos aos eventuais fios partidos nas ruas. Caso a pessoa encontre um cabo partido ou presencie um acidente com a rede elétrica, a CPFL Paulista recomenda que a população se afaste, tente manter o local isolado e acione imediatamente a distribuidora por meio dos canais de atendimento.

Agindo de forma preventiva e seguindo as recomendações de segurança, a alegria da festa está assegurada. 

Dez dicas de convívio com a rede elétrica para curtir a folia do Carnaval com segurança:

1 – Durante os desfiles de Carnaval, os trios elétricos têm de manter uma distância de segurança da rede elétrica para evitar qualquer tipo de contato, que pode ser perigoso tanto para seus integrantes quanto para os foliões que brincam na rua;

2 – Não lance artefatos como serpentinas, confetes, entre outros adereços na rede elétrica, sejam eles metálicos ou não;

3 – Não jogue líquidos, sprays e água na rede elétrica;

4 – É proibida a instalação de enfeites de decoração próximos da rede elétrica;

5 – Ligações clandestinas, além de serem crime, não são permitidas no Carnaval ou em qualquer outro período;

6 – É preciso muita atenção com as ligações provisórias. Cuidados especiais dizem respeito às instalações de equipamentos elétricos, como aparelhos de som e refrigeração. É necessário manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água.

7 – Toda instalação elétrica deve ser realizada por profissional qualificado observando a capacidade dos aparelhos e equipamentos;

8 – Arquibancadas e palanques localizados em local inadequado, próximo à rede, oferecem riscos na montagem, desmontagem e durante a festa aos foliões.

9 – Não suba e escale postes da rede elétrica e de iluminação pública

10 – Não entrem áreas de risco de choque, como subestações de energia

Operação especial para garantir a segurança da população

Equipes da distribuidora estarão de prontidão em locais estratégicos, para reduzir o tempo de atendimento em eventuais ocorrências. Agências de Atendimento abrirão às 8h da manhã normalmente na segunda-feira (12) e na quarta-feira de Cinzas (14), permanecendo fechadas apenas na terça-feira (13).

O atendimento telefônico ocorrerá normalmente, 24 horas por dia, durante todo o feriado, e os consumidores também podem entrar em contato com a CPFL Paulista por meio dos seguintes canais:

  • Aplicativo “cpflenergia” disponível para download na Play Store e AppStore.
  • Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
  • Agência Virtual: www.cpfl.com.br
  • SMS: enviar para 27351 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
  • E-mail: paulista@cpfl.com.br
  • Contact Center: 0800 010 10 10 (ligação gratuita)
  • Agências de atendimento presencial em todos os municípios atendidos

 

Acompanhe também as notícias pela nossa Fan Page: https://www.facebook.com/agencia14news/

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes