SAÚDE 08/11/2018 09:48

Botucatu recebe “Prêmio Luiza Matida” por ações no combate à AIDS

O Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Botucatu recebeu o “Prêmio Luiza Matida” por atingir os indicativos sobre a eliminação da transmissão do vírus HIV, principalmente de mãe para filho. O prêmio é destinado a todos os municípios com mais de 100 mil habitantes que atinjam indicadores para a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV.

 

A redução dos casos de transmissão vertical do HIV (TVHIV) no país permitiu que o Ministério da Saúde, em 2017, lançasse a estratégia de Certificação, conforme as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Para ser premiado, o município deve ter taxa de incidência de novas infecções de TVHIV em criança, por ano de nascimento = 0,3 casos a cada 1.000 bebês nascidos vivos; proporção anual de crianças infectadas pelo HIV menor que 2%; cobertura mínima de 4 consultas no pré-natal para 95% das gestantes e oferecimento de pelo menos um exame de testagem para HIV, além de outros requisitos.

 

“Esse prêmio indica que o nosso município está a caminho dessa certificação. O resultado só é positivo graças ao empenho de toda a equipe do Programa DST/AIDS de Botucatu e também aos parceiros, como o Serviço de Assistência Especializada de Infectologia (SAE) “Dr. Domingos Alves Meira”, referência no tratamento das gestantes com HIV; e ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, onde são realizadas ações de prevenção, acompanhamento e tratamento das Infecções sexualmente transmissíveis”, destacou Thaís Espernega, Coordenadora do Programa DST/AIDS.

 

Serviços:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefones: 3811-1100

 

Programa Municipal de DST/AIDS

Espaço Saúde “Prof.ª Cecília Magaldi”

Avenida Santana, 323 - Centro

Telefone: 3811-1125

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com assessoria)