POLÍTICA 25/11/2017 19:22

Evento com Ciro Gomes agendado por associação é cancelado pelo partido

Ciro Gomes não virá mais para a cidade.

Uma visita do ex-ministro Ciro Gomes em Botucatu (SP) que foi agendada pela Associação Amigos do Aracatu acabou sendo cancelada pelo partido.

Filipe Martins que é da associação diz que por 3 vezes este ano perguntou à vereadora Rose Ielo se como sociedade civil ela convidaria o ex-ministro. "Ela desconversou todas as vezes e começamos fazer os contatos com a assessoria dele para trazê-lo. Após um ano a gente conseguiu essa data. Era em cima da hora, mas foi o que conseguimos. Aí começamos a divulgar, mas no começo da tarde começou esse problema porque a vereadora ligou para a (sede) estadual do partido (PDT) e cancelaram por vaidade. A assessoria me ligou e disse que não colocaria o Ciro nessa situação porque existia um conflito e achou melhor cancelar. Não sei se vamos convidá-lo de novo, mas é importante que venha, pois ele tem o que dizer. Espero que agora o partido faça, pois ele está rodando o Brasil e o partido não fez nada esse ano todo", comentou Filipe.

O integrante da associação diz que a ideia era trazer os projetos de desenvolvimento que Ciro Gomes tem apresentado pelo País e exterior. "Nós somos sociedade civil e não temos que pedir bênção para partido nenhum que deveria fazer o que é de obrigação deles. Fazemos militância de ativismo político. Se ele tem o que falar convidamos. Quem vai pesquisar vai saber sobre o projeto dele. Não convidamos pelo Ciro Gomes, mas pelas ideias que nenhum outro apresenta. A gente não quer entrar nessa divisão do Brasil entre coxinha e mortadela. E a única pessoa que apresenta um projeto de desenvolvimento do Brasil e soberano é o Ciro. Não é a figura dele, mas as ideias. Quem estuda vê as ideias e deixa a personalidade de lado. Por isso não temos interesse de convidar nenhum outro".

A vereadora Rose Ielo disse que consultou a agenda da executiva estadual do PDT que desconhecia o evento. "Algumas pessoas perguntaram para nós e não estávamos sabendo por isso fomos procurar a executiva estadual que não sabia e nos retornaram que não haveria essa agenda", afirmou a vereadora do PDT de Botucatu. 

Ciro já concorreu à Presidência da República por duas vezes, em 1998 e em 2002. Hoje é apontado como pré-candidato pelo PDT para as eleições de 2018.

Formado em direito pelo Ceará, também cursou economia na Harvard Law School.  Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda , Ministro da Integração Nacional e Deputado Federal.

 

BOTUCATU JÁ RECEBEU NOME DO PSDB

Centenas de pessoas de Botucatu e região acompanharam a apresentação das propostas de Luiz Felipe d'Avila, pré candidato a governador de São Paulo pelo PSDB. O encontro aconteceu no último final de semana no Teatro Gino Carbonari, em Botucatu.

Luiz Felipe é cientista político e foi articulista de vários jornais, tendo se dedicado a produzir livros chamando a atenção para o desenvolvimento nacional e o risco do populismo.

Visto por muitos como nome novo na política, Luiz Felipe d'Avila lembrou que desde a eleição de Fernando Henrique Cardoso atua no PSDB. Ele foi um dos elaboradores do plano de governo que levou FHC à Presidência da República.

Em seu discurso declarou ser preocupado com o populismo e a falta de políticas para fortalecer as instituições republicanas. "O Brasil não precisa de salvador da pátria, precisamos de pessoas que respeitem o Estado Brasileiro e suas instituições", afirmou.

Em entrevista coletiva, d'Avila falou de propostas desenvolvimentistas, questionou incentivos para diversos setores da economia e afirmou que é preciso estimular o desenvolvimento das regiões de São Paulo, citando o exemplo dado pela China.

"A China criou as zonas de vocações econômicas. Nós precisamos criar as zonas especiais justamente para impulsionar o desenvolvimento. Mas pra fazer isso tem de ser embasado na atividade econômica", orientou.

Exemplificando o que são as zonas de vocações econômicas, Luiz Felipe d'Avila deu como exemplo as universidades e hospitais de excelência em Botucatu, Bauru e Jaú.

"Outro dia conversei com o João Cury sobre isso. Temos aqui na região o adensamento das universidades, do parque tecnológico, biotecnologia, hospitais em Botucatu, Bauru e Jaú. Você começa a criar um centro de excelência na área médica que são áreas fundamentais para atrairmos mão de obra qualificada, dinheiro para pesquisa e o desenvolvimento regional", observou.

"Na região de Itapeva, outro dia conversando com as lideranças, eles defendiam mais indústrias e eu acho que pela riqueza da biodiversidade daquela região, eles poderiam estimular o ecoturismo, pois eles tem uma natureza espetacular e no mundo muita gente está gastando com turismo", destacou.

Luiz Felipe destacou que as zonas especiais para promover o desenvolvimento e a distribuição de renda, precisa ser bem discutida para que ela aflore estimulando o empreendedorismo. "Acho que o governo precisa criar incentivo para o terceiro setor".

Acompanhando Luiz Felipe d'Avila, esteve o presidente do PSDB de São Paulo, Pedro Tobias, o ex subchefe da Casa Civil, Rubens Cury e o presidente da Fundação do Desenvolvimento Escolar João Cury, membro do diretório estadual do partido.

Tobias em seu discurso elogiou a militância e salientou que "enquanto for presidente do PSDB e houver mais de um nome colocado para a disputa da indicação do candidato a governador, o caminho para escolha serão as prévias", salientando que Luiz Felipe representa a renovação entre os tucanos paulistas.

Pedro Tobias, além de defender as prévias internas para governador, também lembrou que o PSDB precisa eleger João Cury Neto como deputado federal, para que o desenvolvimento da região seja fortalecido.

Luiz Felipe por sua vez, ao final do discurso, também pediu apoio dos tucanos presentes para eleger João Cury Neto deputado federal e previu que nessa renovação de quadros que está acontecendo, o ex-prefeito de Botucatu poderia ser um bom governador no futuro.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)