NEGÓCIOS 09/06/2019 09:00

Como ganhar dinheiro com artesanato? Confira 6 dicas incríveis

Foto: Raw Pixel

 Como ganhar dinheiro com artesanato? A curiosidade atinge tanto quem já produz suas peças, quanto para quem pretende começar no ramo. Até mesmo para quem não entende muito do assunto deseja uma resposta.

Afinal, trata-se de peças com um diferencial, a exclusividade. Não é o mesmo do que comprar um item para revender posteriormente.

Os questionamentos podem surgir na divulgação, na precificação dos artigos (para que sejam cobrados preços justos), nas ocasiões especiais para vender, entre outros aspectos.

A seguir, saiba como ganhar dinheiro com artesanato e conheça algumas ideias apresentadas pelo Simplic para que o investimento seja certeiro.

Descubra como ganhar dinheiro com artesanato

Assim como em qualquer outro segmento, não basta apenas colocar os itens à venda e esperar pelos clientes. O trabalho é muito mais abrangente e contínuo, pois exige um certo estudo sobre o assunto.

Veja agora o que fazer para aumentar as chances de sucesso nessa empreitada.

Dedique-se ao que você sabe fazer

Existem várias vertentes que podem ser seguidas quando se fala de artesanato. No entanto, um profissional da área, seja iniciante ou experiente, se identifica melhor com certos objetos, materiais e/ou estilos. Seguir o que se gosta é o primeiro passo de um trabalho bem-sucedido.

É claro que muito pode ser aprendido durante a jornada. Assim, quem não tem tanta habilidade em um determinado nicho artesanal pode se desenvolver e criar peças maravilhosas.

O importante, porém, não é se especializar em tudo, mas se aprofundar no que sabe fazer e criar um estilo único. Com isso, o artesão se destaca e conquista seu público fiel. E, consequentemente, ganha dinheiro.

Divulgue seu trabalho

Uma boa divulgação é primordial para se ganhar dinheiro com artesanato. A internet é uma ferramenta muito poderosa, além de acessível, de fazer com que os mais belos produtos sejam conhecidos de seu público-alvo.

Redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp atraem seguidores que sempre vão esperar pela próxima peça. É importante, porém, tirar boas fotos e aproveitar as ferramentas que cada plataforma possui, como os filtros.

O WhatsApp tem uma funcionalidade incrível para quem precisa mostrar seus produtos: através do status, é possível publicar uma foto, aviso ou vídeo de até 30 segundos. É uma maneira muito eficiente de divulgar qualquer novidade.

Apesar da tecnologia, o boca a boca ainda é bastante eficaz e pode atrair e fidelizar muitos clientes. Divulgar entre conhecidos ajuda bastante a adquirir credibilidade no ramo.

Estude e pesquise

Assim como em outros setores, o artesanato muda com o passar dos anos. Novos materiais vão surgindo ou sendo mais usados, as técnicas se aprimoram e alguns itens se tornam obsoletos. O artesão deve estar a par de tudo, a fim de oferecer o melhor aos seus clientes.

A internet pode ser uma ótima fonte de pesquisas. Frequentar cursos também é uma boa alternativa para se manter atualizado e reciclar conhecimento, além de abrir a mente para novas criações.

Agora que você já teve 3 dicas de como ganhar dinheiro com artesanato, conheça 3 técnicas através das quais se pode obter muito sucesso no segmento.

Ideias de artesanato para você investir

A seguir, você terá mais informações sobre sabonetes artesanais, guirlandas de feltro e, para começar, verá como a encadernação pode ser um nicho incrível para investir.

Encadernação

Existem dezenas de técnicas de encadernação. Algumas delas são usadas desde a Idade Média, ao passo que outras foram sendo criadas e desenvolvidas através dos séculos.

A grande maioria usa a costura como recurso, principalmente com linhas grossas, para que os pontos fiquem bem visíveis e façam parte da decoração do objeto.

É possível produzir agendas, cadernos de diversos tamanhos e formatos, blocos de anotação, entre outros itens. O uso de cores e estampas enriquecem ainda mais as peças.

Sabonete artesanal

Tais itens têm despertado interesse, principalmente por serem feitos com ingredientes naturais. Assim, algumas preocupações comuns são solucionadas, como a saúde e a preocupação com o meio ambiente.

Com diversas cores e formatos, podem também ser usados para decoração de diversos ambientes. A fragrância dá um toque especial e torna qualquer lugar mais agradável.

Guirlandas de feltro

São peças usadas principalmente em ambientes infantis, como quartos. Também são enfeites de porta de quarto de maternidade.

Muito em alta, se destacam pela exclusividade, o que atrai as mães que desejam uma decoração única para receber seus bebês. É um momento especial e, evidentemente, a originalidade e a beleza, juntos, dão origem a belos trabalhos e de acordo com as preferências da família.

Você conferiu como ganhar dinheiro com artesanato. Para ter mais informações financeiras, leia o conteúdo já publicado e acompanhe as atualizações. Comente em caso de dúvidas.

Produzido por: Simplic

(com assessoria)