VIRALIZOU NA INTERNET 08/08/2019 20:51

Especialista não associa risco do uso de celular perto do forno micro-ondas como divulgado

Imagem que circulou na internet.

O engenheiro eletricista Fabio Mariano que atua em Botucatu falou com o site Agência14News após nas últimas semanas circular no WhatsApp fotos de uma mulher toda enfaixada e um áudio que dizia que o acidente foi por conta do uso do celular ao lado de um aparelho micro-ondas. 

Ele explica que o aparelho usado para aquecer alimentos possui dispositivos que o bloqueia para não funcionar assim que a porta é aberta, e caso ocorra uma falha neste dispositivo pequenas lesões (queimaduras) podem ocorrer em partes do corpo exposta a abertura do forno, mas nada como apresentado.

No caso do celular perto do aparelho micro-ondas não há a menor chance das micro-ondas serem atraídas para fora do eletrodoméstico por causa do celular, é mais fácil ela sofrer um choque elétrico do equipamento doméstico do que se queimar daquela forma.  

Analisando o caso como foi divulgado o engenheiro não acredita em um acidente como relatado no WhatsApp.  “Pode ocorrer problema com o forno micro-ondas sim, mas nesse caso específico eu praticamente descarto a possibilidade da relação entre o aparelho (forno) e o celular. Nunca vi um caso dessa magnitude de se associar uma pessoa a se queimar devido ao uso do celular em conjunto com o forno micro-ondas”, afirma. “Está mais para uma fakenews” finalizou.

(Do Agência14News).