23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeito e HC se pronunciam sobre aumento da demanda no PS Municipal

O prefeito de Botuatu Mário Pardini se manifestou sobre o aumento de demanda no PS Municipal e a falta de leitos na hora de transferência para o Hospital das Clínicas da Unesp.

Pardini disse que recebeu uma nota do Hospital das Clínicas, que faz a gestão do Pronto Socorro Adulto, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, sobre a situação atual e o aumento de demanda no atendimento ao longo desta semana.

“Estou acompanhando de perto a situação da disponibilidade de leitos para internação no Hospital da Unesp, nosso maior problema no momento. Em função do tempo seco, calor e a baixa umidade do ar, houve um aumento nos casos de doenças respiratórias, especialmente em idosos. E o que se observa é um aumento importante no número de atendimentos no Pronto Socorro Adulto e de internações no Pronto Socorro da Unesp, de pacientes de Botucatu e de toda a região atendida pelo HC.

Desde quando assumimos o Governo, em janeiro de 2017, o esforço é para ampliar os investimentos e isso de fato ocorreu. Inclusive dobramos o número de profissionais que atendem no Pronto Socorro Adulto, especialmente o número de médicos. Em horário de pico, nós temos atendido com até seis médicos e mais dois clínicos gerais que ficam à disposição da população no Centro de Saúde da Cecap, justamente para aliviar o atendimento de casos menos graves. Portanto são oito médicos entre o horário das 18 às 22 horas.

Mas o grande problema hoje é a transferência dos pacientes mais graves para o HC da Unesp. O HC vem enfrentando dificuldades porque atende a uma demanda crescente e regional e com todos os leitos praticamente indisponíveis, ou seja, ocupados.

A conversa nossa com o Hospital das Clínicas, através de trocas de mensagens, contatos telefônicos e visitas no Pronto Socorro Adulto durante o dia e madrugada, vem ocorrendo desde segunda-feira, quando constatamos atrasos na transferência de pacientes para o Hospital da Unesp. Inclusive, dos nove pacientes graves que estavam aguardando encaminhamento para o Hospital da Unesp, sete já foram transferidos da noite de ontem até meio da tarde de hoje.

Para que pontualmente resolvamos questões que nos tem sido demandas, vamos continuar atuando em conjunto, em especial para abrir um número maior de leitos. Já temos realizado conversas constantes com o Governo do Estado, em especial o Governador em exercício, Rodrigo Garcia, vice governador do Estado, para ampliar o atendimento no Hospital Estadual. Hoje o Hospital Estadual atende com 50% da sua capacidade e há expectativa de se abrir 20 novos leitos com o recurso estadual em breve. Com isso, em caso de picos de atendimento, vamos conseguir fazer a transferência mais rápida de pacientes mais graves, liberando os médicos do Pronto Socorro Adulto para atender com mais agilidade os pacientes que recorrem ao PS Municipal

Neste momento quero pedir para a população tranquilidade. Estabelecemos um gabinete para administrar esta situação de demanda elevada, junto com o Hospital da Unesp e seu superintendente, o Dr. André Balbi, a Secretaria Municipal de Saúde e o Secretário responsável, o Dr. André Spadaro. Este gabinete está atuando prontamente na transferência dos pacientes mais graves do Pronto Socorro Adulto para o Hospital das Clínicas. A situação tende a se normalizar. O trabalho vai ser feito para que isso aconteça.

A função primordial do Pronto Socorro é salvar vidas e em casos menos graves, a população pode recorrer as nossas unidades de saúde.

Quero agradecer todos os servidores do Hospital das Clínicas, do PS Adulto, médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e demais profissionais que se dedicam dia e noite para o atendimento dos casos de urgência e emergência.

Quero pedir perdão para a população de Botucatu se algum atendimento foi feito sem a qualidade desejada. Os casos pontuais vamos tratar excepcionalmente, mas a grande maioria dos atendimentos do Pronto Socorro Adulto e Hospital da Unesp se dá de forma humanizada, resolutiva e tem ajudado bastante a população de Botucatu”, informou o prefeito.

Abaixo, confira a nota do Hospital das Clínicas.

 

(do 14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes