MINISTRO LUIZ FUX 30/07/2018 09:23

Presidente do TSE fala sobre desafios das Eleições 2018

Ao participar do lançamento do programa Justiça Eleitoral Itinerante no estado de Goiás, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, falou sobre os desafios para as Eleições 2018. Para o ministro, o combate à disseminação de notícias falsas é central. Ele informou que, entre as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral, estão as parcerias em que partidos políticos, imprensa e marqueteiros se comprometem em divulgar a verdade dos fatos ao longo da campanha deste ano.

“É imoral ganhar uma eleição destruindo a imagem alheia. É preciso ganhar por meios democráticos baseados no princípio da legalidade”, enfatizou o presidente.

Fux disse contar com o apoio e bom-senso da própria sociedade, que deve checar as notícias junto a fontes confiáveis para, eventualmente, compartilhar.  “Não queremos que uma propaganda enganosa possa causar um dano irreversível a um candidato”, disse o ministro.

Outros temas que ele citou como novidades para o pleito deste ano são referentes ao financiamento das campanhas, que contarão com o Fundo Eleitoral e com o financiamento coletivo (crowdfunding).

O presidente ressaltou, ainda, que é importante que haja o cumprimento integral da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), que impede pessoas condenadas a partir da segunda instância de concorrer a cargos eletivos.

“Revolução ética só ocorrerá se soubermos exercer um dos mais expressivos direitos derivados da democracia, que é o direito de votar. Para que isso ocorra, é preciso que conheçamos a vida pregressa dos candidatos”, concluiu.


Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)