MEDICINA 17/07/2019 20:43

Segundo transplante cardíaco do HCFMB é realizado com sucesso em Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou hoje, 17, seu segundo transplante cardíaco, exatamente um mês após o primeiro procedimento. O órgão foi captado na Santa Casa de Jaú pela equipe do Programa de Transplante Cardíaco do HCFMB, coordenada pelo Dr. Marcello Laneza Felício.

O HCFMB confirmou o transplante ainda na madrugada, e recebeu o coração por volta das 8h30. Cerca de 20 pessoas participaram do procedimento, que durou por volta de sete horas e foi realizado com sucesso. O estado de saúde do paciente, um homem de 60 anos, é estável.

Atualmente, apenas duas instituições têm realizado transplantes cardíacos no interior de SP: o HCFMB e a Unicamp, em Campinas.

Programa de Transplante Cardíaco do HCFMB

O primeiro transplante cardíaco da história do HCFMB foi realizado no mês de maio, e o paciente se recupera em casa, após 40 dias internado. 
Para o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, o início do programa foi histórico. “Parabenizo mais uma vez a equipe pela rápida evolução, que esta superando expectativas no HCFMB. Estamos orgulhosos do crescimento do Programa de Transplante Cardíaco”, disse. 
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu recebeu no ano passado a autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes cardíacos. A portaria que credencia o hospital a fazer este tipo de procedimento foi publicada na edição de 10 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União (DOU).

(Com assessoria).