FACEBOOK 13/09/2017 16:17

Setembro Amarelo: rede social cria ferramenta para prevenção ao suicídio e conta com anúncios pró-vida

Foto: Divulgação

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e até o Facebook, tem feito esforços para combater a prática que tem aumentado constantemente no mundo.

Durante todo o Setembro Amarelo, o Facebook mudou o conteúdo de alguns dos anúncios que aparecem na linha do tempo dos seus usuários. Esses espaços, reservados para propagandas de produtos, agora estão sendo substituído, pontualmente, pela divulgação das ferramentas que a plataforma lançou em março deste ano para combater a depressão e a ideia suicida.

Além disso, também oferece informações sobre os grupos de apoio disponíveis para quem está sofrendo de depressão. O centro de seguança da rede social ganhu uma nova seção com mais recursos para ajudar na resolução de conflitos emocionais online, que serve tanto para quem está tendo pensamentos suicidas, quanto para quem conhece alguém passando pela situação.

O Facebook informa que monitora os padrões de posts dos usuários para reconhecer aquele que estão demonstrando passar por dificuldades psicológicas e conta com um time de plantão 24 horas ao redo do mundo para oferecer apoio a casos de maior risco. Tudo desenvolvido em parceria com organizações de saúde mental.

A plataforma ainda incentiva que os amigos, ao reconhecerem mudanças de comportamento, usem as seções de comentários para entrar em contato e oferecer ajuda. Através do centro de segurança, é possível encontrar informação sobre como abordar o assunto e conversar com quem está enfrentando problemas.

O acesso ao centro de prevenção ao suicídio é através do link facebook.com/safety/suicideprevention.

Em Botucatu

A REDE – A Rede de Proteção à Vida nada mais é do que um grupo de voluntários das mais variadas áreas de atuação, dispostos a lutar de todas as formas pela valorização da vida no combate aos índices de suicídio. A ideia surgiu com a eficácia do Programa de Humanização da Empresa – PHE Bem-Estar, desenvolvido com extremo sucesso na empresa Caio Induscar há mais de 10 anos. Além da empresa, a Rede mantém uma parceria com o Centro de Valorização à Vida – CVV de Botucatu e com o renomado médico, Dr. José Manoel Bertolote. Aos poucos o grupo vai ganhando mais voluntários, mais força e mais vida.

Ajuda e denúncia
Em Botucatu, a Rede de Proteção à Vida oferece atendimentos para quem precisa de ajuda e também conta com diversas atividades:

- Roda de Escuta toda quarta-feira das 18h30 às 20h30 
- Dança Circular todo domingo das 9 às 11 horas no Parque Municipal
- Atendimento individual
- Apoio espiritual
- palestra prevenção do suicídio para diretores, professores e pais de alunos
- encontro de Valorização da Vida para alunos adolescentes 
- Cursos para profissionais dá área da saúde 
- Site www.precisodeajuda.org


Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com informações UOL)