BOTUCATU 12/07/2018 17:59

Patrulha da Paz e Samuzinho conscientizam alunos da rede municipal

Foto: Divulgação

O Programa Patrulha da Paz da Guarda Civil Municipal atende cerca de 950 alunos dos quintos anos de 16 escolas da Rede Municipal de Ensino. Por meio de um ciclo com duração de três semanas, os estudantes aprendem sobre diversos temas. Neste primeiro semestres, as aulas abordaram a história da Guarda Municipal, Cidadania e Civismo, e também o projeto Samuzinho realizado há 6 anos, por meio de uma parceria da GCM com o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde as crianças recebem informações sobre primeiros socorros, utilização correta do telefone 192, os riscos de afogamentos, como se prevenir de pequenos acidentes domésticos e os perigos das linhas com material cortante (cerol).

^Para nós, que trabalhamos com serviços de emergência, é importante orientar as crianças  e diminuir o número de ligações não pertinentes ao SAMU 192. Já recebemos muitas ligações de crianças que passam as informações exatas que precisamos, como o endereço correto, número da casa e ponto referência, o que é de extrema importância para nós", explica Nathallia Seródio Michelin, coordenadora de enfermagem do SAMU 192.

"Essa parceria tem ajudado a diminuir o número de trotes em instituições de emergência, além de conscientizar de maneira lúdica sobre o perigo das linhas com material cortante (cerol). O resultado é sempre muito positivo, por isso fazemos questão do SAMU ser nosso parceiro", afirma o Guarda Robson Nobrega, uma dos responsáveis pelo Patrulha da Paz.

Após as férias os alunos ainda terão dois ciclos com os temas: perigo da bebida alcoólica e trânsito seguro. Indiretamente, os pais também são instruídos.

"O intuito do Patrulha da Paz é que as crianças multipliquem as informações recebidas, transmitindo-as a seus familiares e amigos de sua convivência. Com isso, conseguimos conscientizar a população como um todo", salientou o Guarda Jayme Junior, um dos integrantes do Patrulha da Paz.


Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)