28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

20 de fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Hoje, quinta-feira (20), é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o mal que as drogas e o álcool trazem, não só ao organismo como também à sociedade.

Para celebrar esta data, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pederneiras faz um alerta. “O consumo de drogas e, sobretudo, do álcool está aumentando e causando danos severos na sociedade”, diz o psicólogo do CAPS de Pederneiras, Diego Augusto dos Santos.

Segundo dados da ONU, o consumo nacional de álcool por brasileiros está em 8,9 litros de álcool puro por ano, acima da média mundial que é de 6,4 litros por ano. De 2006 a 2016, o consumo de bebidas alcoólicas entre brasileiros acima de 15 anos aumentou em 43%.

Alerta

O álcool é a substância psicoativa com maior consumo e dependência no Brasil. Dados epidemiológicos nacionais demonstram que há um consumo cada vez mais cedo entre os jovens e que cerca de 13% da população apresenta um quadro de dependência alcoólica.

Ainda segundo dados da ONU, o uso de álcool ocasiona mais de 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, cerca de 40 mil mortes por acidentes de trânsito e 60 mil homicídios ocorrem, por ano, como resultado do consumo abusivo de álcool.

Tratamento para o abuso de álcool

Os usuários que desejam realizar acompanhamento relacionado ao abuso de álcool podem procurar o CAPS de Pederneiras, localizado na Rua XV de Novembro, N-57, Centro. No local, toda às terças-feiras, às 9h, são realizadas atividades voltadas para os usuários e seus familiares. A equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional e médicos psiquiatras acolhe os usuários e familiares e, de acordo com as características de cada caso, sugerem as respectivas terapias de tratamento.

“Muito usuários, principalmente homens, resistem em buscar ajuda profissional para lidar com a questão do abuso do álcool. Eles costumam enxergar o pedido de ajuda como uma espécie de ‘fraqueza’, se ressentem por não conseguirem lidar sozinhos com o problema. Nós sempre enfatizamos aqui no CAPS que este é um tratamento como qualquer outro e que o acompanhamento do setor, bem como o apoio familiar e social, aumentam as chances de bons resultados. Quanto mais diversificado for o apoio ao usuário, tanto melhor”, afirma o psicólogo Diego Augusto dos Santos.

Há ainda um outro fator importante que coloca dificuldades ao usuário. Uma parte considerável dos usuários de álcool ou de outras drogas ilícitas acredita ser extremamente difícil enfrentar a questão. “Contudo, não são poucos que, após algum tempo de tratamento, afirmam não ter sido tão complicado quanto imaginavam antes de procurar ajuda. Costumo dizer que é possível, apesar das dificuldades’”, destaca o psicólogo.

Além do atendimento realizado pelo CAPS às terças-feiras, o usuário e/ou familiar que procura por ajuda pode buscar a Secretaria Municipal de Saúde de Pederneiras a qualquer momento para receber orientações das equipes. As Unidades Básicas de Saúde dos bairros também podem ser o primeiro contato daqueles que queiram mais informações para realizar o tratamento.

Serviços
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS
XV de Novembro, N-57, Centro.
Telefone: (14) 3284-4442.

(com asessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes