19 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Anvisa alerta: uso de agrotóxicos está proibido em áreas públicas

O uso de agrotóxicos (herbicidas) para controle de plantas daninhas em áreas urbanas, especialmente em praças, jardins públicos, canteiros, ruas e calçadas, em condições não controladas pelos órgãos públicos está proibido pela legislação vigente.

Os agrotóxicos são considerados produtos essencialmente perigosos e sua utilização, mesmo no meio rural, deve ser feita sob condições de intenso controle, não apenas por ocasião da aplicação, mas também com o isolamento da área na qual for aplicado.

Consultada por diversas Prefeituras Municipais que se utilizavam da carpa química para a contenção do mato nas ruas, calçadas, praças, jardins e outras áreas públicas a Anvisa ratificou sua decisão de proibir o uso de herbicidas na área urbana, justificando que não seria possível aplicar medidas que garantissem condições ideais de segurança à população.

Ainda segundo a Anvisa a capina química em área urbana não está autorizada por nenhum órgão desde o ano de 2010, não havendo nenhum produto agrotóxico registrado para tal finalidade. A fiscalização aumentou e aqueles que insistirem no uso inadequado dos agrotóxicos para essa finalidade serão enquadrados em crime ambiental.

LIMPEZA

São Manuel conta hoje com 64 bairros e uma malha de aproximadamente 170 km de ruas, sendo 8,5 km de terra, 113 km de ruas pavimentadas e 48,5 km de ruas com paralelepípedo, sendo que 30% delas se encontram localizadas no centro da cidade.

A Administração Municipal através da Diretoria de Gestão e Serviços está intensificando a limpeza das ruas da cidade, aumentando o efetivo de pessoal e adquirido novos equipamento para combater, principalmente, o crescimento da vegetação terrestre no meio fio e calçadas. Até bem pouco tempo era utilizado na capinação química, os agrotóxicos (herbicidas) conhecidos por roundup ou glifossato, que acabavam por secar a vegetação que crescia no meio fio das ruas, calçadas e praças.

As equipes das Diretorias envolvidas na Operação Integrada intensificaram os trabalhos de limpeza e fiscalização. Essa época do ano, o acumulo de lixo e de entulho, transformam-se em habitat preferido de escorpiões, baratas, aranhas, pernilongos, mosquitos, mosquito da dengue, dentre outros. 

É essencial a participação efetiva da população na preservação da limpeza de nossas vias públicas e também em suas casas, deixando limpos seus quintais, terrenos e pelo menos na frente de suas residências.

A Administração Municipal também vem fazendo a sua parte, limpando suas áreas públicas, que muitas vezes são utilizadas como descarte de lixo úmido e entulhos, pela minoria da população.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes