POLÍTICA 30/11/2019 07:29

Bofete realiza eleição suplementar neste domingo (01)

Osvaldo Angelo Alves. (Divulgação).

A cidade de Bofete realizará, neste domingo (01), eleição suplementar para a definição do novo prefeito e vice-prefeito. Na cidade de 8.331 eleitores localizada a 192 km da capital, na região Noroeste do Estado, ocorrerá o novo pleito após a cassação do mandato do prefeito Dirceo Antonio Leme de Melo (PTB) pela Câmara Municipal, em fevereiro de 2018.

A eleição será a primeira municipal totalmente digital no Estado de São Paulo. Isso porque, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), processos como o de registro de candidatura e de prestação de contas passam a ser realizados pelo sistema.

A organização da eleição cabe à 41ª Zona Eleitoral - Conchas, que já realizou o registro de candidatura pelo PJe. Eventuais demandas sobre propaganda eleitoral e outros processos judiciais e administrativos também não serão mais feitos pela via física. A regulamentação do pleito é feita pela Portaria TRE/SP nº 311/2019.

Conforme cronograma estabelecido na Portaria TSE n.º 344/2019, os cartórios da cidade de São Paulo passaram a utilizar obrigatoriamente o PJe em 20 de agosto, enquanto que nos demais a implantação ocorreu em 22 de outubro. Assim, em 2020 as eleições municipais serão 100% digitais.

Na Secretaria do Tribunal, o sistema já havia sido utilizado para as eleições gerais de 2018. A segunda instância é responsável pelo registro de candidatura dos cargos de governador do Estado, senador, deputado federal e deputado estadual. 

 

(com assessoria).