17 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Campanha dos 3 bichos é realizada em escolas de Bauru

A Secretaria de Saúde realizou nesta segunda (21) e terça-feira (22) ações referentes à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma na Escola Estadual Marta Aparecida Barbosa/CAIC, na Vila Industrial, e na EMEF Lourdes de Oliveira Colnaghi, no Núcleo José Regino.

Nas duas unidades educacionais foram realizadas palestras educativas sobre as patologias, além da administração do medicamento Albendazol, que combate à infecção por vermes parasitas, via oral mastigável aos alunos. No CAIC a ação foi realizada por profissionais da UBS Nova Esperança e na EMEF Lourdes de Oliveira Colnaghi foram profissionais da UBS do Núcleo Geisel. 

O trabalho de prevenção e saúde, conhecido popularmente como Campanha dos 3 Bichos, tem como objetivo, segundo o Ministério da Saúde, informar sobre sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. 

Outras escolas de ensino fundamental também estão recebendo equipes da unidade básica de saúde mais próxima para realização da campanha. As visitas fazem parte da iniciativa nacional, que pretende atingir um público composto por estudantes entre cinco e 14 anos para tratar sobre cuidados preventivos e tratamentos dessas doenças. 

Hanseníase, verminoses e tracoma: transmissão, sintomas e tratamento

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamentos, por via aérea (ar). Os sintomas são: dormência nos pés, manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato. O tratamento é gratuito, realizado por uma combinação de medicamentos e está disponível em todas as unidades de saúde. 

Verminoses são infecções provocadas por parasitas que se instalam no interior de corpo de adultos e crianças. A transmissão é feita pela ingestão de água e alimentos contaminados ou por pequenos ferimentos na pele.Por isso, recomenda-se lavar bem os alimentos e as mãos, beber água filtrada ou fervida, andar calçado e cortar as unhas como forma de prevenção. Os sintomas são perda de peso, dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, barriga inchada e sangramentos intestinais. As crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. 

O Tracoma, por sua vez, é uma doença dos olhos causada pela bactéria Clamydia trachomatis e atinge principalmente crianças. A transmissão acontece por contato direto, por meio das mãos contaminadas, e de maneira indireta, pela contato com objetos ou animais, como moscas, infectados. Os sintomas são olhos com coceira, lacrimejamento, vermelhos, com irritação, secreção e intolerância à luz. O Tracoma é tratado com antibióticos disponibilizados gratuitamente pelo SUS.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes