26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Campanha visa orientar sobre como agir em situações de perda de dentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, por meio da Seção de Odontologia, lançou a campanha “Bati a boca e meu dente da frente caiu. O que fazer?”.

A ação está sendo realizada nas escolas municipais, por meio de capacitação dos diretores do ensino infantil e fundamental com conteúdo para ser repassado aos alunos, nos serviços de saúde e no transporte público com a fixação de cartazes.

A intenção da Campanha é que a pessoa saiba a forma correta de agir em situações de perda de dentes definitivos, aumentando as chances de sucesso no reimplante. A avulsão dentária (perda do dente por completo, incluindo a raiz) é um traumatismo dentário que pode comprometer a saúde bucal e a qualidade de vida.

O que fazer quando o dente cair, após um acidente?
• Pegue o dente pela coroa e nunca pela raiz, não esfregue nada para limpar o dente, apenas lave na água corrente.
• Se o dente for permanente recoloque-o no lugar. Não faça isso se o dente for de leite. Caso não saiba colocá-lo no lugar, coloque num copo com leite ou soro fisiológico. Não tendo nenhum dos dois, e se a pessoa for adulta, coloque-o embaixo da língua ou entre a bochecha e a gengiva e procure imediatamente um dentista, até no máximo duas horas após o acidente.

O Pronto Socorro Municipal e UPAs estão abertos 24 horas, todos os dias, e tem uma equipe de saúde bucal preparada para esse tipo de atendimento.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes