GRATUITO 24/06/2019 11:19

CAPS de Barra Bonita oferece programa Antibagismo

Foto: Divulgação

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo que o mais conhecido e usado é o cigarro.

Se você é fumante fique atento às informações abaixo. Se não for, nem pense em começar: Abandonar o cigarro é uma medida fundamental para melhorar a qualidade de vida, evitar doenças e viver mais.

Mas essa é uma missão desafiadora para a maior parte dos tabagistas. Nove em cada dez fumantes gostariam de largar o cigarro, sendo que e a maioria (63%) já tentou fazê-lo, sem sucesso. Segundo pesquisas da OMS – Organização Mundial de Saúde, o fumo esta ligado a mais de 50 tipos de diferentes doenças, entre elas os cânceres de pulmão, faringe, boca, próstata além de problemas cardíacos e vasculares, como enfarte, derrame e tromboses.

Além dos prejuízos que o tabagismo causa à saúde, existem os gastos gerados. No Brasil os custos da assistência médica atribuível ao tabagismo totalizaram R$ 39.394.369.233, sendo cerca de 8% de todo gasto em saúde.

Você sabia que a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita mantém um Programa visando combater o TABAGISMO?

Pois é! Esse é um Programa administrado pelo CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, através de uma equipe multidisciplinar composta por Médica (Dra. Mara Lucia do Amaral Oliveira), Enfermeira (Sandra Rici Bataiola), Assistente Social (Elisandra de Almeida de Lucci), Psicóloga (Alessandra Sanches Primo) e Terapeuta Ocupacional 
(Eva Torelli Martini).

Como funciona o Programa antitabagismo do CAPS?

As atividades consistem em:

• Entrevista inicial com Assistente Social;
• Acompanhamento médico, terapêutico, psicológico, psiquiátrico e de enfermagem;
• Reuniões periódicas;
• Distribuição de materiais e medicamentos auxiliares ao combate ao vício;
• Abordagens de mudanças de hábitos, rotinas saudáveis, exercícios de relaxamento e técnicas de respiração.

Precisa de ajuda para parar de fumar ou quer saber mais sobre o programa?

Procure pelo CAPS que fica na Avenida da Saudade nº 196, telefone (14) 3641-4163.

(com assessoria)