16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Concerto da OSJL comemorará 99 anos do município de Lins

Neste domingo (21), em comemoração aos 99 anos do município de Lins, celebrado também no dia 21 de abril, será realizada a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins do ano de 2019.

A apresentação contará com a presença do coro sinfônico com um repertório totalmente novo. Será tocado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Lins, além de diversas outras canções.

“Será uma grande apresentação de música de vários países, nunca antes tocada por nós. Será um repertório bem rico, diversificado, heterogêneo. Tentamos atender o gosto do nosso público cativo. Será um repertório novo e feito especialmente para celebrar este chute inicial para as comemorações vindouras do centenário de Lins”, declarou Fernando Paluan, regente da OSJL.

Na oportunidade, também será realizada uma linda homenagem a Maria José Garcia de Toledo Piza, a linense mais idosa.

Maria José Garcia de Toledo Piza

No último dia 18 de junho de 2018, apagou 100 velhinhas. Além de ser uma raridade comemorarmos o centenário de nascimento de qualquer cidadão, o caso de dona Zezé se reveste de uma particularidade ainda maior: ela é a mulher linense mais antiga de Lins, ainda viva. Nasceu no dia 18 de junho de 1918, na Fazenda Fortaleza, no então Distrito de Paz Albuquerque Lins, quando ainda pertencíamos ao município de Pirajuhy.

Vejam bem: Lins ainda não havia se tornado Município (o que aconteceu no dia 21 de abril de 1920). Em resumo, ela é mais velha que o próprio município. Dona Zezé viu Lins nascer e crescer.

Zezé – bastante lúcida e de uma simpatia incrível – é a filha caçula do Cel. Garcia (José Garcia de Carvalho) e dona Maria da Silva Garcia. Seu pai foi um doa homens mais importantes de Albuquerque Lins (fazendeiro, político e construtor) a partir dos anos 20, do século passado. Sua mãe foi quem doou o relógio da Matriz de Santo Antônio (hoje Catedral) em 1948.

Ela formou-se professora em 1938, pela Escola Normal Livre de Piracicaba.

Em 28/03/1940, dona Maria José casou-se com o médico Dr. Piza de Toledo Piza e Almeida Jaime (filho do também pioneiro linense, Cel. Jaime de Toledo Piza e Almeida – dono da Fazenda Jacintina – com quem teve uma única filha, também de nome Maria José (viúva de Maurilio Junqueira de Carvalho – que teve, igualmente, uma única filha, Mariana).

Parabéns, dona Maria José. Que Deus a abençoe!

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes