19 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Congresso de Pesquisa em Tecnologia Assistida acontece em Bauru

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o evento recebe 19 palestrantes que debaterão sobre inovações, pesquisas, desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia Assistiva e o acesso da população a esses recursos. O CBTA e ERAPD 2018 contam com o importante apoio da Secretaria Municipal de Saúde

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, a SORRI-BAURU e a UNESP Bauru realizam o II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA) & II Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência (ERAPD) que, nesta edição, conta com diversas parcerias e apoios importantes. 

O evento acontecerá no auditório da USC (Universidade do Sagrado Coração de Bauru) e tem como objetivo apresentar inovações, disseminar a pesquisa, desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva e o acesso da população a esses recursos. Na oportunidade, 19 palestrantes falarão sobre mobilidade e acessibilidade, educação, métodos e inovação em tecnologia assistiva e reabilitação, órteses e próteses e outros conteúdos relacionados. 

Além da UNESP Bauru e da SORRI-BAURU, a organização do evento conta com a USC (Universidade do Sagrado Coração), o Laboratório de Ergonomia e Interfaces e a Pós-Graduação de Design da UNESP de Bauru. Universidades Federais e Estaduais com cursos relacionados ao tema também são parceiras, e diversas organizações privadas e públicas dão apoio à realização.  

Já, na seção parceiros, a lista também é grande e reforça a importância do evento. São eles: SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Bauru), RPDTA (Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, USC (Universidade do Sagrado Coração), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).   

O II CBTA e II ERAPD contam também com o importante apoio e patrocínio de VCI Brasil, Lume Light Comunicação Visual, Empório Mais Comunicação Integrada, CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).  

AGENDA  
​​​​​​​ 
19 DE SETEMBRO  
7h | 8h30 – Recepção  
8h30 | 9h – Sessão Solene de Abertura  
9h | 9h45 – Conferência 1 – Profª Drª MARIA LÚCIA OKIMOTO – UFPR/Curitiba (PR)  
Tema: Desafios do Ensino e da Pesquisa em Tecnologia Assistiva nos cursos de Engenharia e Design  
9h45 | 10h30 – Conferência 2 – Profª Drª VALÉRIA MEIRELLES CARRIL ELUI – USP/Ribeirão Preto (SP)  
Tema: Inovação aplicada a projetos de órteses de membros superiores  
10h30 | 11h – Coffee Break  
11h | 12h – Mesa Redonda 1 – JOSÉ AGUIOMAR FOGGIATTO – UTFPR /Curitiba (PR)  
Tema: Utilização de tecnologias de baixo custo para o desenvolvimento e fabricação de órteses 12h | 13h30 – Almoço  
13h30 | 13h40 – Case de Sucesso SORRI – 1  
13h40 | 14h20 – Conferência 3 – ODÍLIA BRÍGIDO DE SOUSA –  Coordenadora Geral da Saúde da Pessoa Com Deficiência/Ministério da Saúde-Brasília (DF)  
Tema: Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência   
14h20/15h – Conferência 4 – Prof.  PhD JOSÉ EVANDRO RODRIGUES GUIMARÃES – Coordenador de Tecnologia Assistiva/ Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência-Ministério Direitos Humanos –  Brasília (DF)  
Tema: Tecnologia Assistiva e o Governo Federal  
15h/16h – Mesa Redonda 2 –  Ms JOSÉ EDUARDO FOGOLIN PASSOS – Secretário Municipal de  Saúde – BAURU (SP)  
Tema: As políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e o acesso de usuários do SUS à tecnologia assistiva  
16h/17h – Sessões Técnicas  
17h/18h – Apresentação Cultural/Abertura  

20 DE SETEMBRO  
8h30 | 9h – Recepção   
9h | 9h45 – Conferência 5 – Profª Draª CARLA DA SILVA SANTANA – USP/Ribeirão Preto (SP)  
Tema: Gerontecnologia  
9h45 | 10h30 – Conferência 6 – Prof. Dr.  ANSELMO FRIZERA NETO – UFES/Vitória (ES)  
Tema: Pesquisa e desenvolvimento em reabilitação e compensação funcional 10h30 | 11h – Coffee Break  
11h | 12h – Mesa Redonda 3 – Prof. Dr.  JOSÉ MARQUES NOVO JÚNIOR – USP/São Carlos (SP)  
Tema: Os desafios para inovar e empreender o conhecimento em Tecnologia Assistiva 12h | 13h30 – Almoço  
13h30 | 13h40 – Case de Sucesso SORRI – 2  
13h40 | 14h20 – Conferência 7 – Ms RITA DE CASSIA RECKZIEGEL BERSCH – Assistiva – Tecnologia e Educação/Porto Alegre (RS)  
Tema: Tecnologia Assistiva como Serviço: uma Visão Interdisciplinar Centrada no Usuário  
14h20/15h – Conferência 8 – Profª Draª DÉBORA DELIBERATO – UNESP/Marília (SP)  
Tema: Comunicação Alternativa – suporte para o desenvolvimento da linguagem para as crianças e jovens com deficiência 15h/16h – Mesa Redonda 4 – Prof. Dr.  EUGÊNIO ANDRÉS DIAZ MERINO e GISELLE SCHMIDT ALVES DIAZ MERINO – UFSC/Florianópolis (SC)  
Tema: Conectando Saberes em Projetos de Tecnologia Assistiva: contribuições e reflexões com foco no Ser Humano 16h/16h30 – Coffee Break  
16h30/18h – Sessões Técnicas  

21 DE SETEMBRO  
8h30 | 9h – Recepção   
9h | 9h45 – Conferência 9 – Profª Doutoranda MARTINHA CLARETE DUTRA DOS SANTOS – Londrina (PR)  
Tema: O direito das pessoas com deficiência à educação inclusiva  
9h45 | 10h30 – Conferência 10 – Prof. Dr. ÉDER PÍRES CAMARGO – UNESP/Ilha Solteira (SP)  
Tema: Tecnologia assistiva em ensino de física numa perspectiva inclusiva: transformação ou adaptação curricular? 10h30 | 11h – Coffee Break  
11h | 12h – Mesa Redonda 5 – Prof. Dr. MARCELO GITIRANA GOMES FERREIRA – UDESC/ Florianópolis (SC)  
Tema: Avaliação da Satisfação e das Emoções no uso de Tecnologia Assistiva por meio de Parâmetros Fisiológicos  
12h | 13h30 – Almoço  
13h30 | 13h40 – Case de Sucesso SORRI – 3  
13h40 | 14h20 – Conferência 11 – PATRÍCIA DE CAMPOS COUTO – DECIT – Departamento de Ciência e Tecnologia/Ministério da Saúde – Brasília (DF)  
Tema: Investimentos realizados pelo DECIT do Ministério da Saúde em pesquisas que auxiliem na promoção da saúde da pessoa com deficiência  
14h20/15h – LÍGIA MARIA CARVALHO DE AZEVEDO SOARES – Coordenadora da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência – Secretaria Estadual de Saúde de SP e do Grupo Condutor Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência  
Tema: Tecnologia assistiva e o acesso para usuários do SUS – a realidade em São Paulo 15h/16h – Mesa Redonda 6 – Prof. Dr.  CARLOS ALBERTO FORTULAN – USP/São Carlos (SP)  
Tema: Propriedade Intelectual e Industrial com vistas à Tecnologia Assistiva  
16h/16h30 – Coffee Break  
16h30/17h30 – Sessões Técnicas  
17h30/18h – Encerramento  

História do CBTA e ERAPD  
Em 2016, foi realizada em Curitiba a primeira edição do Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva – CBTA, ação promovida pela Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: ações integradas entre Engenharia Mecânica e Design – RPDTA, que tem por finalidade fomentar e consolidar a área de Pesquisa em Tecnologia Assistiva por meio da formação de uma rede de cooperação entre renomadas instituições de ensino brasileiras. 
 
No mesmo ano, aconteceu em Bauru o I Encontro Regional de Atenção à Pessoa com Deficiência (ERAPD), promovido pela SORRI-BAURU em parceria com a UNESP, Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e Universidade do Sagrado Coração – USC. Na edição, foram mais de 400 participantes de Bauru e outras 27 cidades da região. O evento gerou também a construção conjunta da “Carta de Bauru em defesa do SUS”, um documento em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ampliação e aprimoramento das ações e articulação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no âmbito regional, enviada às autoridades governamentais, conselhos de saúde e parlamentares do País. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes