16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diretor da FMVZ da Unesp recebe selo de Acreditação do presidente do CFMV

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, entregou, nesta quarta-feira (13/12), na sede do CFMV, certificados aos coordenadores de curso das três Instituições de Ensino Superior acreditadas com excelência no primeiro ciclo de Acreditação de Cursos de graduação de Medicina Veterinária. São elas a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu; a Universidade Federal de Lavras (UFLA); e a Universidade de São Paulo (USP). O projeto é uma iniciativa do CFMV que busca contribuir para a qualidade da profissão no Brasil.

“Esta é uma oportunidade de fundamental significância para o CFMV, já que uma das grandes preocupações que sempre tivemos foi a questão da educação em Medicina Veterinária no nosso país”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Arruda lembrou durante a cerimônia, que o processo para se chegar à acreditação foi longo e começou ainda na década de 90 com a formação da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNMEV) e a realização de seminários de ensino. Passou ainda pela instituição do Exame de Certificação Profissional e a contribuição para a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais.

“Estabelecendo regras e princípios, pegando opiniões dos diversos segmentos interessados, chegamos ao Sistema Nacional de Acreditação, que traz vários princípios, entre eles o da voluntariedade. É uma satisfação verificar que tivemos mais de dez cursos que se propuseram a fazer parte desta acreditação”, constatou Arruda. 

Segundo o presidente do CFMV, as três primeiras IES que tiveram seus cursos acreditados têm grande responsabilidade. “Elas trouxeram bagagem, conhecimento e experiência e receberam nosso desafio com solidariedade para buscar cada vez mais uma Medicina Veterinária com ética e dignidade. Esses cursos inauguram uma série de acreditações que com certeza terão lugar e que serão indutoras da melhoria da qualidade do ensino da profissão no Brasil”, acredita.

O diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, Celso Antonio Rodrigues ressaltou o trabalho da Comissão de Educação por sua avaliação criteriosa. “Observamos em várias instituições a distorção dos valores e esse processo avalia o mérito de cada uma, de forma série e correta. Os exemplos estão aí para seguirmos e hoje tivemos quatro deles aqui, incluindo o CFMV”, finalizou.
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes