11ª EDIÇÃO 08/11/2019 11:37

Festival de música raiz será realizado neste fim de semana em Pardinho

Foto: Divulgação

Neste final de semana, dias 08, 09 e 10 de novembro, será realizada na cidade de Pardinho a 11ª edição do Fesmurp (Festival de Música Raiz de Pardinho).

O tradicional concurso premia interprete e compositores de todo o Brasil, com canções inéditas. A cidade é reconhecida nacionalmente “A Capital da Música Raiz”, principalmente pela música do “Ferreirinha” composta e gravada por Carreirinho (Adauto Ezequiel), que viveu em Pardinho.

A abertura do festival será na sexta-feira, 08, às 19h00, com a primeira eliminatória de duplas de cidades em um raio de 100 km de Pardinho, e apresentação de Peão Carreiro Filho e Silvano, com músicas novas, além de todo o consagrado repertório do pai Peão Carreiro.

Já no sábado, 09, também às 19h00, será feita a segunda eliminatória, com as duplas de regiões mais distantes e outros estados do país. Logo após será o grande e esperado show de Karoline Violeira, com o lançamento do primeiro trabalho da artista, que contou com apoio da Casa dos Caipiras, Instituto Jatobás e Prefeitura Municipal, todas entidades pardinhenses que incentivam e preservam as tradições raízes como identidade de um povo.

“Sou profundamente grata a minha querida cidade de Pardinho, pela acolhida, pela confiança e por tanto acreditar em mim. Obrigada por toda ajuda, principalmente na realização desse meu sonho, a gravação do meu CD”, disse Karoline, que também está na expectativa para a apresentação no Fesmurp.

Encerrando a noite de sábado, o show inédito em Pardinho da cantora Jayne, considerada a eterna Rainha dos Rodeios no Brasil, com sucessos como Mississipi, Você Vai Ver, Rainha do Rodeio, Amigos para Sempre, Dia de Formatura e muitos outros.

No domingo dia 10, as atividades se iniciam logo às 9h00 da manhã no Centro Max Feffer, com o “Café com Viola”, em um tributo a Jacó e Jacozinho, com os filhos de Jacó, Gabriel Jacó e Jacozito, que também impressionam pela semelhança de vozes com a dupla original.

Em seguida será feita a roda de violeiros com as duplas finalistas classificadas de sexta e sábado, além da apresentação da Orquestra Caipiras da Cuesta de Pardinho, da cantora e compositora Cida Ajala e números de dança, apresentados pela equipe de teatro e música do centro Max Feffer e convidados de São Manuel, comandados pela Professora Jack Roda.

Os participantes e visitantes poderão aproveitar a Feira de Artesanato local e degustação de mingau e bolinho de milho verde, iguarias costumeiras nas famílias pardinhenses.

Ainda no domingo, na Praça da Matriz, a partir das 18h00, se inicia a grande final do Festival com as 10 duplas finalistas. Na sequência o encerramento da festa, com a premiação dos campeões e show dos lendários Craveiro e Cravinho.

Todos os dias no recinto do evento estará instalada uma ampla Praça de Alimentação, prestigiando os empreendedores locais “Grupo de Gastronomia da Cuesta do Pardinho”.

História

O Fesmurp foi criado em 2002, pelo então radialista da Paixão FM Sérgio Vieira e contou com parcerias importantes como Sindicato Rural, José Geraldo Roder, então presidente do Conselho da Paróquia Divino Espírito Santo, além da própria rádio Paixão.

A proximidade parental de Dorival Corule (Paixão da Rádio) com o saudoso Diretor Rivaldo Corulli do Programa Viola Minha Viola da TV Cultura, fez com que Inezita Barroso participasse, até seu falecimento, como madrinha de todas as edições do festival. O evento ganhou notoriedade nacional.

“Estaríamos completando nossa 18ª edição, se não fosse interrompido de 2007 a 2012 por foco da administração pública da época, que preferiu realizar o carnaval de rua, em detrimento ao Festival de Música Raiz”, disse o organizador Sérgio Vieira.

Este ano a realização é da Prefeitura Municipal de Pardinho, apoio Instituto Jatobás e Direção da Casa dos Caipiras.

(com assessoria)