28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Festival Internacional de Dança começa nesta sexta-feira (06)

Começa nesta sexta-feira (06), o Festival Internacional de Dança, projeto cultural e artístico que terá a participação da Landestheater Schleswig Holstein Flensburg, uma renomada companhia de dança da Alemanha que se apresentará pela primeira vez no Brasil. Este ano o festival será realizado no ginásio da Associação Atlética Barra Bonita [AABB].

É um evento de grande porte que busca consolidação no cenário da dança. Com cerca de 30 horas de espetáculo, ao longo de três dias serão apresentados 360 coreografias. Serão mais de 600 bailarinos inscritos, de 40 grupos de todo o Brasil e de mais seis países. “A procura este ano foi tão grande que tivemos que encerrar as inscrições de coreografias antes da data limite prevista, pois não teríamos mais horários para encaixar todos os trabalhos”, diz Cidinha Cândido, secretária de Cultura de Barra Bonita.

A banca de jurados do festival é formada pela americana Katharina e pelos austríacos June Tappendorff e Hans Joaquim Tappendorff, diretor do Comitê de Dança da Europa. As notas atribuídas por eles poderão determinar qual será a próxima bailarina ou bailarino brasileira/o que terá a oportunidade de se profissionalizar ou fazer intercâmbio em uma companhia profissional de dança de outro país. Mas além das notas, eles também atuarão em Barra Bonita como olheiros, identificando talentos em apresentações ou durante os workshops que também poderão ser convidados a participar de um intercâmbio de dança na Europa ou integrar uma companhia.

“Em virtude dos talentos que já foram revelados pelo festival nos anos anteriores e os resultados desses bailarinos e bailarinas lá fora, o Tappendorff vê com bons olhos o evento em nossa cidade. O Brasil é um celeiro de talento e a Barra está sendo um ponto de encontro para eles”, diz Cidinha Cândido. “Como olheiros, podem enxergar potencial em um aluno que pode até estar meio cru, mas mostra um talento latente que pode ser lapidado por eles em suas companhias.”

ORGANIZAÇÃO
Além de apresentação de coreografias em mostra analisada e competitiva, o festival também engloba a realização de workshops e seminários de dança ministrados por profissionais do Brasil e da comitiva internacional que permanecerá sete dias na cidade.

A companhia de dança alemã inclusive fará uma apresentação de gala na sexta-feira às 20h, na abertura do evento, e depois em entidades beneficentes da cidade e ao ar livre, democratizando a arte entre os diversos espaços públicos e privados da cidade.

Os três dias de evento tem entrada franca, mas a organização pede que o público contribua com a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível.

Os workshops serão ministrados no salão social da AABB, enquanto as apresentações ocorrerão no ginásio do clube. O festival não será realizado no Teatro Municipal Profª Zita De Marchi por uma questão de espaço: com menos de 400 assentos disponíveis, não comporta mais a quantidade de público que o evento atrai. A AABB tornou-se, assim, uma parceira, cedendo seu espaço. O Hotel Estância também firmou parceria: em troca da hospedagem e alimentação dos jurados e delegação internacional, a companhia de dança alemã fará uma apresentação especial no hotel.

No cargo de secretária de Cultura do município e lidando com diversos projetos em desenvolvimento na pasta, Cidinha Cândido deixou a direção e organização do Festival Internacional de Dança a cargo do produtor e coreógrafo Francisco Ribeiro, por meio da FrandiProduções. Além de contar com um grupo de 28 voluntários e a equipe da prefeitura que sempre ajuda na organização de eventos, também contou com o trabalho de alunos dos cursos técnicos de Secretariado e Organização de Eventos da ETEC Comendador João Rayes [Naval]. “Para eles, funcionou como um estágio”, comenta Cidinha. A ONG Mãe Natureza também está entre as apoiadoras do festival.

TURISMO
O Festival Internacional de Dança é uma iniciativa que visa transformar Barra Bonita em uma capital da dança no interior de São Paulo, oferecendo uma mostra de danças que vão do balé clássico ao hip hop, passando pelo jazz, sapateado, contemporâneo, dança do ventre e demais gêneros. Dessa forma, a dança e o evento se tornam também importantes para o turismo da cidade.

“Existe quem participa apenas para se apresentar, outros para ver o que se produz em outras academias, outros porque dançam por hobby, outros porque são professores. Mas há aqueles que vêm ao nosso festival focado nas oportunidades, nas premiações de intercâmbio”, explica Cidinha Cândido. “Poucos eventos de dança no país oferecem essa chance e Barra Bonita é uma delas. É por isso que grupos até de Três Lagoas [MG] e Joinville [SC] virão participar.”

Do lado de fora da AABB haverá um palco alternativo com apresentações diversas e livres. A Companhia Solidária de Bauru também deverá se apresentar em entidades da cidade, como em asilos e praças públicas. Todas essas mostras alternativas são gratuitas e devem espalhar a dança pela cidade. “No ano que vem queremos expandir essa ideia, levar dança para mais bairros e fazer toda a Barra respirar o clima do evento”, diz a secretária de Cultura.

SERVIÇO
FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA
De 6 a 8 de julho, na AABB
Entrada: 1 litro de leite ou 1 kg de alimento

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA
20h – Noite de Gala 
– Apresentação da Cia. de dança alemã Landestheater Schleswig Holstein Flensburg & Convidados

SÁBADO
9h – Ballet Clássico Avançado (Workshop)
Coreógrafa Anja Herm – Alemanha
10h30 – Pas de Deux (Workshop)
Coreógrafo Hans Joaquim Tappendorff – Áustria

15h – Início das apresentações
Mostra Analisada e Competitiva

DOMINGO
9h – Ballet Clássico Infanto-juvenil 
Coreógrafa June Tappendorff – Áustria
10h30 – Moderno Contemporâneo
Coreógrafos Anna Schumacher e Timo Felix Bartels
12h – Jazz Funk
Coreógrafo Pedro Reis – Brasil

13h30 – Início das apresentações
Mostra Analisada e Competitiva

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes