LUTA CONTRA A AIDS 03/12/2019 10:29

Lins realiza ação em comemoração ao Dezembro Vermelho

Foto: Divulgação

No dia 27 de outubro de 1988, há 31 anos, a Assembléia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV. A iniciativa foi bem aceita e, até hoje, o Primeiro de Dezembro é marcado em todo o mundo como a data para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença. A Secretaria da Saúde do Lins, juntamente com o coletivo Somos e a Comissão da Diversidade, se une para a realização Dezembro Vermelho no município.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Este é um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030.

Segundo dados mais recentes do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, cerca de 37,9 milhões de pessoas viviam com HIV em todo o mundo até dezembro de 2018 e, destas, 24,5 milhões tinham acesso à terapia antirretroviral – medicamentos capazes de salvar vidas – até junho deste ano. Apesar deste enorme avanço, o mundo ainda registrou 1,7 milhão de novas infecções em 2018 e 770 mil mortes em decorrência da AIDS. Segundo a Diretora de Vigilância Epidemiológica de Lins, Mariana Batelochi, "quanto antes for detectado o vírus do HIV, mais o individuo responde ao tratamento, por isso é importante realizar o teste rápido que é oferecido na Rede Pública e os resultados ficam prontos em 20 minutos". Destaca.

Programação do Dezembro Vermelho:

Testagem Rápida HIV/AIDS e Sífilis

02 a 06/12  -  Unidades de Saúde

05/12  -  9h -  Fundação Casa

Ação de Intensificação

04/12 I 19h  -  Ed. “Paulo Magalhães”

Prevenção ao HIV/AIDS

07/12 I 9h  -  Centro de Formação do Mirim de Lins

(com assessoria)