28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Marília vai lançar projeto para recuperar e proteger as nascentes

 

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, realizou a identificação, através de Georreferenciamento, das nascentes existentes em todo perímetro municipal.
Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto elaborado pela Secretaria, visando recuperar e proteger as nascentes que sofreram degradações ambientais ao longo dos anos, que será lançado em breve.

Segundo o secretário Vanderlei Dolce, “as nascentes foram localizadas pela equipe da Divisão do Meio Ambiente, georreferenciando com as devidas coordenadas UTM, que facilitam o monitoramente das áreas. Estamos analisando a situação de cada uma individualmente para implantarmos projetos que visem sua limpeza, recuperação com plantio de mata ciliar e cercamento, quando necessário. Muitas sofreram degradações ao longo dos anos, com descartes irregulares de materiais nocivos, como entulhos de construção, e outras foram utilizadas indevidamente para criação de gados, o que é proibido por Lei. Tendo as localizações, nossa equipe percorrerá cada uma, elaborando projetos individuais que contemplem a melhor forma de preservá-las.”

O chefe da Divisão do Meio Ambiente e Interlocutor do Programa Município Verde Azul, Cassiano Rodrigues Leite, relata que o trabalho foi desenvolvido com a Engenheira Florestal Priscila Gabriela da Silva Duarte, estagiária na prefeitura, e que ferramentas tecnológicas, com uso de satélites, foram utilizadas no mapeamento das nascentes.

“Há tempos desejávamos realizar a identificação dessas nascentes. A colaboração da engenheira Priscila foi fundamental para os trabalhos. Agora estamos visitando cada uma delas, elaborando projetos individuais, segundo as condições de degradação, visando recuperá-las e preservá-las. A água, bem sabemos, está cada vez mais escassa, e é nossa obrigação desenvolver ações que preservem esse patrimônio de valor imensurável”, afirmou Cassiano.

Inicialmente o projeto desenvolverá ações que preservem as nascentes que estejam mais degradadas, a fim de cessar imediatamente quaisquer danos causados, e recuperar o olho d’água com intervenções ambientais preservacionistas.

No total, 113 nascentes foram identificadas e todas receberão projetos para recuperação e preservação, de forma que Marília torne-se exemplo a ser seguido pelos demais municípios, visando à preservação dos recursos hídricos existentes.

O prefeito Daniel Alonso relata que este trabalho é mais uma etapa visando à preservação ambiental em nossa cidade. “Conseguimos realizar a construção das Estações de Tratamento de Esgoto, obra esta que poucos municípios no país possuem. Conseguimos a autorização ambiental junto à Cetesb para construção da plataforma de transbordo, seguindo as normas técnicas ambientais vigentes, em respeito ao meio ambiente. Outras administrações descartavam o lixo diretamente no solo, ou deixavam dias nas portas das residências. Nossa administração recolhe nas datas programadas e descompactamos diretamente nos caminhões de transbordo, sem contato algum com o solo. Desenvolvemos o Plano de Arborização Urbana, antes inexistente, e logo será Lei Municipal. Tratamos da gestão das águas com o devido respeito ao munícipe, demonstrando que o Daem é viável, quando bem administrado. Agora desenvolvemos projetos para recuperar as nascentes. E esses são apenas alguns exemplos do nosso respeito ao meio ambiente e ao cidadão mariliense, visando buscar uma qualidade de vida cada vez melhor para nossa população”.

O “Projeto Nascentes” é desenvolvido pela Divisão do Meio Ambiente. Informações e sugestões poderão ser fornecidas através do telefone 3453-3400.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes