PREVENÇÃO 25/02/2019 20:39

Mutirão “Limpeza pra Valer” recolhe mais de 88 toneladas de criadouros do Aedes aegypti em Bauru

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bauru retirou 88,387 toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti de imóveis nos bairros Núcleo Edson Francisco da Silva, Nova Esperança e Jardim Prudência dentro da Campanha “Limpeza pra Valer”.

Foram visitados 5.070 imóveis sendo que 3.118 estavam abertos e 1.952 fechados. Também foram recolhidos 233 pneus de carro e 145 de moto. A ação foi realizada por 200 funcionários, entre eles, agentes de combate às endemias e servidores das Secretarias Municipais das Administrações Regionais, Saúde, Meio Ambiente, Obras, Emdurb. 

A escolha dos bairros Edson Francisco da Silva, Nova Esperança e Jardim Prudência se deu para completar a ação de nebulização que está acontecendo na área, que também registra grande número de casos registrados de dengue. 

O prefeito Clodoaldo Gazzetta participou da abertura da ação no último sábado, 23/02. “É uma ação de cidadania, de mobilização, onde precisamos da ajuda das pessoas, permitindo a entrada dos agentes, porque o engajamento dos moradores na limpeza do município pode nos ajudar a reduzir os casos de dengue não só nesses três bairros, mas em outras regiões da cidade”, enfatizou Gazzetta. 

A Prefeitura alerta toda a população sobre a importância da manutenção de hábitos diários em relação aos imóveis, envolvendo todo e qualquer imóvel com edificação ou não de uso comercial, institucional ou residencial, tais como: 

• Evitar vasos de plantas com pratos de plásticos; 
• Manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos sanitários; 
• Manter as piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, quando possível; 
• Descartar todo material inservível com potencial para criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti (garrafas, latas, embalagens vazias, pneus e outros); 
• Manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias; 
• Antes de sair em viagem, tomar conhecimento sobre a situação da doença na região de destino, para evitar que a mesma seja contraída. 

(com assessoria)