25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Pedro Tobias alega que João Cury decidiu assumir a Educação sem avisar o partido

O deputado estadual Pedro Tobias que é presidente do PSDB em São Paulo justificou que desfiliou o ex-prefeito de Botucatu, João Cury Neto, de Botucatu, porque ele decidiu assumir a Secretaria Estadual da Educação sem avisar o partido. Cury estava até pouco tempo na FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado.

Tobias concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (24) por telefone na Rádio Municipalista (1240 AM) para Vanderlei dos Santos e Cristiano Alves. 

O deputado alegou que tinha João Cury como um filho no partido, citando seus feitos, mas alegou que era uma decisão sem volta. “Desfiliei ele. Essa palavra expulsão é meio pesada. (Isso) porque o João optou por trabalhar com Márcio França, candidato a governador; não pode. Nós temos candidato. Eu tratava ele como meu filho. Leivei ele para a minha região para campanha de deputado e ele (agora) ficou do lado de Márcio França (…). Não podemos ficar com os pés em duas canoas. João Dória é o nosso candidato, não é o Márcio França, que é opositor nosso. Optou, fique com ele”', disse Pedro Tobias.

Ele negou ter faltado diálogo de sua parte. “Olha, não faltou discussão. O João tinha um futuro brilhante dentro do PSDB. Eu tratava ele como meu filho. Ao meu ver optou por 8 meses como secretário como o futuro político dele. Não é (uma decisão) radical. Ou apoia candidato (…). Precisa ser coerente. Dei a oportunidade para ele se desfiliar para não acontecer isso, e foi contra a minha vontade. Foi difícil para mim”, destacou o presidente estadual do PSDB.

Tobias continuou: “Dória ganhou as prévias com 80% e mesmo você não gostando (ou) apoia ou cai fora. Ele (Cury) é quem faltou com diálogo. Assumiu a secretaria (estadual da Educação) sem comunicar a gente. Uma liderança assume uma secretaria sem comunicar o partido. Eu lamento, mas é decisão tomada”, finalizou.

 

Na internet:

A decisão da desfiliação foi divulgada na segunda-feira. Na sua página na internet Tobias divulgou:

“Como presidente do PSDB-SP, desfiliei dos quadros do partido, na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o ex-prefeito e atual secretário de Estado da Educação, João Cury.

Maranhão foi afastado por declarar apoio a outro candidato ao Governo de São Paulo em detrimento de João Doria, representante tucano nas eleições de 2018, o que é vedado pelo estatuto do PSDB.

Já Cury, que disputaria uma vaga na Câmara dos Deputados, abdicou de representar o partido nas eleições para assumir a pasta da Educação do governo de Marcio França (PSB), que disputará a reeleição. No entendimento do partido, ao tomar a decisão de não representar o PSDB para defender o governo de um adversário no pleito de outubro, Cury feriu os incisos III e V do artigo 15 do estatuto partidário, configurando “irrefutável transgressão ética”.

Informo que ambos já foram notificados da decisão”'.

Durante a entrevista o contato com o deputado foi interrompido. Era o momento em que Tobias era questionado se o partido tomaria a mesma decisão com políticos do partido como Aécio Neves que enfrenta denúncias de investimento ilegal em campanha.

 

João Cury se manifestou:

Em nota, João Cury se manifestou na segunda-feira: “É uma pena. Se tivesse havido diálogo nada disso teria ocorrido. Até porque, em nenhum momento o governador Márcio França condicionou minha permanência no governo à desfiliação do PSDB. Para ser secretário da Educação não preciso estar filiado. Portanto, seguirei no cargo sem filiação partidária procurando fazer o melhor pela educação do Estado de São Paulo. Não tenho dúvida de que a educação está acima de tudo isso”.

A executiva do PSDB Municipal de Botucatu deve se reunir na noite desta terça-feira frente à decisão tomada na esfera estadual.

João Cury informou que tentou falar com o presidente estadual assim que recebeu o convite para ser secretário estadual mas não teve resposta. Mais três integrantes do PSDB estariam na gestão Marcio França, mas sem desfiliação como ocorreu com Cury. O vereador Ednei Carreira informou que fará ato de repúdio na Câmara de Botucatu contra o grupo que expulsou João Cury.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News com Rádio Municipalista/ Assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes