26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Zoológico lança Campanha ‘Brincar De Pipa É Legal, Usar Cerol Não!’

O Zoológico Municipal de bauru (SP),  iniciou nesta quinta-feira (05), a Campanha “BRINCAR DE PIPA É LEGAL, USAR CEROL NÃO!”. 

O objetivo da Campanha é conscientizar as crianças do perigo para aves e seres humanos do uso do cerol. A Campanha está sendo desenvolvida através da página do Zoo no Facebook e a abordagem com as crianças que visitam o Parque nas férias. 

“Com a chegada das férias escolares, temos também iniciada a temporada das pipas. Aquilo que no passado não passava de uma simples brincadeira de crianças, hoje se revela uma grande ameaça à sobrevivência de nossa fauna, por causa do uso das “linhas cortantes”, conhecidas como cerol ou linha chilena”, ressalta o diretor do Zoo, Luiz Pires. 

Anualmente, nessa época do ano, são relatados muitos acidentes, alguns inclusive fatais, com seres humanos, principalmente motociclistas, bem como com animais selvagens, principalmente as aves, que se enroscam nessas linhas durante o voo ou as utilizam a construção de seus ninhos, causando acidentes com os filhotes. 

Nem bem teve início esse período e o Zoo já recebeu, através da Polícia Ambiental, um exemplar de gavião caracará (Caracara plancus), adulto, que teve sua asa dilacerada ao se enroscar com uma linha cortante. 

Segundo Luiz Pires, o animal foi atendido pela equipe veterinária do Zoo, passando por procedimento cirúrgico para recuperação das lesões, tendo inclusive que passar por transfusão de sangue, para isso sendo utilizado sangue de um dos exemplares da mesma espécie, mantido no Zoo. “Agora, lutamos para tentar resgatar sua capacidade de voo para que possa ser solto novamente, seguindo seu destino em seu ambiente de ocorrência natural”, finaliza Pires. 
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes