PUBLICAÇÕES 23/09/2019 16:26

Jornalista botucatuense lança livro sobre a história da Igreja Metodista

Igreja de Botucatu

Neste ano de 2019 a Igreja Metodista em Botucatu, tradicional instituição cristã localizada na Vila dos Lavradores, completa 85 anos de fundação e serviço. Feito este que rendeu um livro que conta, em detalhes, a trajetória da igreja e suas contribuições para a sociedade botucatuense.

O material literário foi produzido pelo jornalista Guilherme Torres, que se inspirou através de pesquisas de documentos históricos e entrevistas para escrever o “DOS TRILHOS À MISSÃO: A história da Igreja Metodista em Botucatu”, sua primeira obra.

“A história da Igreja Metodista em Botucatu começou em 1934, através do ferroviário Antônio Correa Pinto e sua esposa, Antônia Pedroso, que iniciaram um trabalho missionário na cidade, paralelamente ao ofício na Estrada de Ferro Sorocabana. O nome do livro se baseia tanto na relação da Igreja com esses profissionais, já que até hoje ex-ferroviários a frequentam, quanto com a região do Bairro, tradicional reduto dessa classe de trabalhadores”, afirma o autor.

O livro, elaborado no formato de livrorreportagem (gênero literário e jornalístico em que o autor narra uma detalhada e extensa reportagem) e produzido de forma independente, é composto por 6 capítulos, que contam a história da igreja até os dias atuais, suas contribuições para o município, pessoas notáveis na cidade que nasceram na Igreja e famílias que após várias gerações ainda permanecem atuando na instituição.

“A IMB já foi creche municipal na década de 80, foi polo do programa MOBRAL na época da ditadura, teve um vereador eleito para representar a comunidade cristã protestante na cidade em uma época onde isso não era comum, e antigos membros que hoje dão nome a ruas e uma praça da cidade. Por conta disso, o público ao qual o livro se destina não se restringe apenas à comunidade cristã, mas também a todos os amantes da história botucatuense”, explica Guilherme Torres.

O lançamento do livro “DOS TRILHOS À MISSÃO: A história da Igreja Metodista em Botucatu” ocorrerá na próxima sexta-feira, 27, às 19h30, na sede da igreja, localizada na Rua Cesário Motta, 400, Vila dos Lavradores. 

Guilherme Torres

O jornalista botucatuense Guilherme Torres, autor do livro “DOS TRILHOS À MISSÃO”, é formado pela Universidade do Sagrado Coração, de Bauru. Aos 25 anos, Guilherme acumula passagem como repórter pelo antigo jornal Diário da Serra, jornal Nosso Bairro, além de ter contribuído com outros meios de comunicação, como o Jornal da Cidade de Bauru. O jornalista é membro da Igreja Metodista há 14 anos e atualmente trabalha como assessor de comunicação na Prefeitura de Botucatu.

(com assessoria).